Filipinas e Estados Unidos realizam exercícios militares em escalada de tensões com a China

Agência Lusa , AG
27 set 2023, 07:36
Exércitos de Estados Unidos e Filipinas em exercícios militares conjuntos (Aaron Favila/AP)

Exercícios são comuns, mas a China avisou recentemente as Filipinas para não "procurarem problemas"

As Filipinas anunciaram esta quarta-feira exercícios militares com os Estados Unidos (EUA) entre 2 e 13 de outubro, num momento de escalada de tensões com Pequim por causa das disputas territoriais no mar do Sul da China.

Os exercícios terão lugar na área de operações das forças navais filipinas a sul da ilha de Luzon (onde se situa a capital, Manila), com o objetivo de "reforçar ainda mais a cooperação internacional em matéria de defesa e promover um sistema internacional baseado na lei", explica-se num comunicado da Marinha filipina.

As manobras militares, que se realizam anualmente, concebidas para reforçar as capacidades de combate das forças navais, vão incluir exercícios antissubmarinos, antissuperfície, antiaéreos e de guerra eletrónica.

Para além dos EUA e das Filipinas, as marinhas do Japão, Austrália, Canadá, Reino Unido, França e Austrália participam nos exercícios, embora não na execução das manobras, mas na troca de informações sobre a resposta a catástrofes, entre outros assuntos, enquanto a Nova Zelândia e a Indonésia vão enviar observadores.

Os exercícios militares entre os Estados Unidos e as Filipinas são uma prática habitual, como parte do tratado de defesa mútua assinado pelos dois países em 1951.

No entanto, a edição deste ano surge após meses de intensificação dos laços de defesa entre os Estados Unidos e as Filipinas, depois do Presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., subir ao poder no ano passado, e num momento marcado por uma recente escalada de tensões entre Manila e Pequim devido a disputas territoriais.

A China avisou as Filipinas, na terça-feira, para não "procurarem problemas", depois de a Guarda Costeira do arquipélago ter anunciado a remoção de uma "barreira flutuante" que Manila acusou Pequim de ter instalado nas suas águas territoriais no mar do Sul da China.

Este é o mais recente episódio do braço de ferro entre Pequim e Manila sobre territórios nessas águas, incluindo o Atol de Scarborough, que a China ocupou em 2012 e que se encontra dentro da zona económica exclusiva das Filipinas.

Pequim reivindica a quase totalidade do mar do Sul da China, incluindo os arquipélagos de Paracel e Spratly, uma reivindicação que choca com as zonas económicas exclusivas de 200 milhas náuticas, tal como definidas pelo direito internacional, de países como as Filipinas, o Vietname e a Malásia.

Embora Pequim alegue bases históricas para as reivindicações, em 2016 o Tribunal Permanente de Arbitragem decidiu a favor de Manila, uma decisão que a China se recusa a acatar.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados