Zico

10 nov 2000, 21:05

Brasil

Zico (BRASIL)

Médio

Nascido em 3/3/1953

Jogou entre 1971 e 1994 

TRÊS RAZÕES PARA VOTAR 

1. O melhor jogador da história do Flamengo, o segundo melhor marcador de sempre pela selecção brasileira, o melhor marcador do futebol carioca e do Maracanã. Conquistou uma Taça Libertadores e uma Intercontinental, marcou 66 golos pela selecção, realizou 1046 jogos e até ao aparecimento de Maradona foi durante seis anos o melhor jogador sul-americano. 

2. Tal como Garrincha, é a prova de que o futebol não distingue os seus eleitos em função do físico. Adolescente franzino, com sintomas de raquitismo, passou os primeiros anos da carreira a fazer musculação e a submeter-se a tratamentos vitamínicos e hormonais para poder jogar de igual para igual com os adultos. Ao contrário de Garrincha, conjugou o talento com um profissionalismo inatacável que lhe permitiu jogar até aos 37 anos sem perder qualidades.  

3. Já depois de ter sido secretário de Estado, voltou a calçar as botas e rumou ao Japão, onde com 37 anos começou a pregar o evangelho do bom futebol. Ao contrário do sucedido com Pelé nos Estados Unidos, a coisa resultou. O Japão é a grande conquista para o futebol mundial na última década, e Zico, que até aos 41 anos foi sistematicamente o melhor jogador da J-League, foi um dos principais responsáveis por isso. 

E TRÊS RAZÕES PARA NÃO VOTAR 

1. Numa altura (início dos anos 80) em que todos os grandes jogadores já mediam forças na Europa, só tardiamente aceitou o desafio italiano, e logo para uma equipa de nível secundaríssimo como a Udinese. 

2. Tal como Roberto Baggio, o falhanço num «penalty» decisivo (frente à França, nos quartos-de-final do México-86) cola-lhe uma imagem de perdedor com classe, acentuada pela derrota brasileira frente à Itália, no Mundial anterior. 

3. Os próprios brasileiros o apresentam como o maior talento nascido no Brasil depois de Pelé. Como Pelé entra nesta competição não é preciso dizer mais nada, pois não?

Patrocinados