Federação quer que estrangeiros tenham responsável identificado

19 jun 2023, 21:50
Há mais dois suspeitos no caso de tráfico humano na academia BSports

Estrangeiros que venham jogar para Portugal têm de ter uma tutor ou responsável e estão sujeitos a parecer prévio, propõe a FPF

 A Federação Portuguesa de Futebol participou esta segunda-feira numa reunião convocada pelo Governo, para preparar a constituição de um grupo de trabalho informal para apresentação ao Conselho Nacional do Desporto de propostas para combater o tráfico de seres humanos.

Durante essa reunião, a Federação propôs que os estrangeiros que cheguem ao país para praticar desporto estejam sujeitos a um parecer prévio e tenham um responsável identificado, segundo um documento que a Lusa teve hoje acesso.

Nesse sentido, qualquer estrangeiro que venha para Portugal, para um clube ou academia, necessitaria de um parecer prévio da federação desportiva da modalidade em causa.

Para além disso, passaria a estar sujeito à obrigatoriedade de identificar um tutor, ou um responsável pelas condições de permanência em Portugal, necessariamente um cidadão português ou com visto de permanência em território nacional.

A Federação considera ainda desejável que sejam criados pontos de contacto entre federações e autoridades.

«Considera-se que deve ser prevenido o risco de tráfico de pessoas e burla, em momento anterior à sua entrada em território nacional, devendo ser revistos os documentos exigíveis para o efeito e revogados os vistos atribuídos exclusivamente para a prática desportiva amadora», propõe..

Patrocinados