Jogo Famalicão-Sporting cancelado. Liga Portugal exige instauração de um processo de inquérito

CNN Portugal , Notícia atualizada às 20:05
3 fev, 19:04

Falta de polícias levou ao adiamento do jogo. Confrontos à porta do estádio fazem pelo menos seis feridos

O jogo entre Famalicão e Sporting deste sábado foi cancelado , devido à falta de elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), ficando por definir a data, informou o clube minhoto.

O jogo começou por ser adiado para às 19:00, devido à falta de agentes da PSP, mas acabou por ser adiado para data a definir.

Um "elevado número de baixas médicas" na esquadra da PSP de Famalicão levou à falta de agentes para o policiamento do jogo de futebol entre Famalicão e Sporting. Essas baixas médicas foram entregues pelos agentes da PSP de Famalicão, no distrito de Braga. Para assegurar o policiamento do jogo, que deveria começar às 18:00 e foi adiado para as 19:00, a PSP tentou deslocar para o estádio de Famalicão agentes da PSP do destacamento de Braga e de outros locais, mas também não foi possível.

Em comunicado, a Liga Portugal afirma que "na reunião de preparação que organiza na semana que antecede todos os jogos das suas competições, foram garantidas, por parte das autoridades, todas as condições de segurança para a realização da partida, tendo a Liga Portugal sido surpreendida, em cima da hora do encontro, com a informação de que os agentes destacados para o FC Famalicão- Sporting CP teriam, como forma de protesto, alegado baixa médica para não marcarem presença no local, colocando em causa a paz pública e a integridade física dos milhares de adeptos que aguardavam a entrada no recinto, bem como um total desrespeito por todos aqueles que, alguns percorrendo centenas de quilómetros, se deslocaram ao recinto desportivo".

A Liga Portugal "exige ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, de forma a apurar responsabilidades pelo sucedido, em defesa dos adeptos e das famílias, e informa que exigirá também, nas instâncias próprias, ser ressarcida pelos dano". 

A Direção Nacional da PSP esclareceu, também em comunicado, que "tinha planeado e preparado o efetivo policial adequado e necessário para assegurar o normal desenrolar do evento FC Famalicão vs Sporting CP" e que "antes do início do policiamento ao evento, um número não habitual de polícias informaram que se encontravam doentes, comunicando baixa médica". "A PSP prontamente acionou meios policiais de outras unidades de polícia, meios esses que também vieram a comunicar situações de indisposição, com deslocação para unidades hospitalares. Foram ainda acionados meios da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia no Porto e da Guarda Nacional Republicana, visando reforçar o policiamento ao evento desportivo." 

Porém, "tendo existido alguns incidentes de ordem pública junto ao Estádio Municipal de Famalicão, mesmo tendo sido possível reforçar as imediações do mesmo, a PSP, em coordenação com o organizador e o promotor do evento, decidiu que não se encontravam reunidas as condições necessárias para a realização do jogo". 

A faltade agentes da PSP para supervisionar o jogo entre minhotos e ‘leões’ dá-se após protestos das forças de segurança em Lisboa e no Porto, relacionados com a atribuição do suplemento de missão.

A plataforma que congrega sindicatos e associações das forças de segurança escreveu ao primeiro-ministro sobre a “situação limite” dos profissionais que representam, alertando para um eventual “extremar posições” perante a “ausência de resposta” do Governo. Os elementos da PSP e da GNR exigem um suplemento idêntico ao atribuído à Polícia Judiciária (PJ), estando há mais de três semanas em protestos que começaram com um agente da PSP a pernoitar em frente à Assembleia da República, em Lisboa, e que depois se alargaram a todo o país.

Violência no exterior do estádio faz pelo menos seis feridos

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas após a violência no exterior do Estádio Municipal de Famalicão, ‘palco’ do Famalicão – Sporting, depois de conhecida a decisão de atrasar o início do encontro da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, apurou a CNN Portugal.

Entre as 18:00 e as 19:00, um grupo de pessoas, vestidas de ‘negro’ ultrapassou um cordão policial com um número não superior a três polícias, e envolveu-se em confrontos com um grupo de pessoas que se encontrava num café contíguo ao estádio, com arremesso de cadeiras e de garrafas e pelo menos um carro a ser vandalizado.

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados