F-16 portugueses intercetam duas aeronaves russas no espaço aéreo da NATO

16 abr, 18:38
Força Aérea interceta aeronaves russas no espaço aéreo da NATO (Força Aérea)

Esta foi a primeira vez que as aeronaves portugueses foram chamadas para intercetar aeronaves não identificadas durante a missão Air Policing 2024

Dois caças F-16M portugueses, que se encontram em missão na Lituânia, intercetaram na segunda-feira duas aeronaves russas no espaço aéreo da NATO e escoltaram-nas de volta até ao espaço aéreo da região de Kaliningrado, revelou a Força Aérea Portuguesa (FAP).

O alerta foi dado durante a tarde pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas de Uedem, na Alemanha, quando dois aviões não identificados que se encontravam a sobrevoar águas internacionais se aproximaram do espaço aéreo da NATO sem autorização para o fazer.

Os dois aviões de combate da FAP foram ativados e descolaram da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, onde estão estacionados no âmbito da missão Air Policing 2024. Depois da interceção e identificação dos aviões russos, os pilotos portugueses escoltaram-nos em direção ao espaço aéreo da região de Kaliningrado.

“Depois da interceção e identificação das aeronaves, ambas da Federação Russa, estas foram acompanhadas pelos caças lusos até à fronteira dos estados bálticos”, escreve a FAP no seu site oficial.

Esta foi a primeira vez que as aeronaves realizaram um Alpha Scramble, uma missão real de defesa aérea com o propósito de acompanhar meios aéreos não identificados, desde o início desta missão.

Portugal tem quatro destas aeronaves destacada para a missão de policiamento dos céus dos três do Báltico, que são apoiadas por um contingente de 95 militares da FAP. A missão portuguesa vai operar na Lituânia até ao dia 31 de julho.

“A missão foi concluída com sucesso demonstrando assim o elevado estado de prontidão e proficiência do destacamento português”, escreve a publicação da FAP.  

País

Mais País

Patrocinados