Surf: Portugal sagra-se campeão da Europa

27 jul 2023, 23:25
Surf

Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes conquistaram o ouro em Santa Cruz

A seleção portuguesa de surf conquistou, esta quinta-feira, o Eurosurf 2023, em Santa Cruz, Torres Vedras.

Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes conquistou o ouro em surf e António Dantas e Raquel Bento de prata no longboard.

«Foi um campeonato difícil e por isso ainda mais saboroso. Sabíamos que Espanha era grande candidata, mas também estávamos conscientes do nosso potencial. As coisas não nos correram bem no início, mas conseguimos estabilizar. É um orgulho enorme liderar esta equipa que soube ser um grupo forte, solidário e unido. É um dos momentos mais altos da minha carreira como treinador», disse o selecionador David Raimundo, em comunicado divulgado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS). 

Mafalda Lopes superiorizou-se a três espanholas e logo a seguir, foi a vez de Guilherme Ribeiro provar por que razão é o campeão nacional, batendo o irlandês Geaorid McDaid, o neerlandês Beyrick de Vries e o espanhol Luis Diaz para arrecadar o ouro e confirmar o título europeu.

Antes, Raquel Bento conquistou a medalha de prata na competição feminina de longboard com António Dantas a imitá-la no quadro masculino. Emily Curry e Ben Skinner conquistaram o ouro, respetivamente.

«Campeonato duríssimo e foi lutar até ao fim. Temos uma equipa fortíssima, tanto os atletas como os técnicos. É evidente que tivemos algumas situações polémicas de julgamento, mas Portugal levou a luta até ao fim e ganhou o campeonato quase na última onda. Isto prova que estamos a conseguir trabalhar, vamos ter bolsas olímpicas para os vencedores», assinalou João Aranha, presidente da FPS.

«Desengane-se quem pensa que o campeonato europeu é fácil, pois nunca foi e este ano ainda mais difícil. Tivemos uma Espanha fortíssima que conseguimos ultrapassar "na curva" no último dia. Esta equipa é uma amostra do futuro do surf nacional e isso enche-nos de alegria», acrescentou.

A seleção nacional foi representada no surf por Guilherme Ribeiro (Associação de Surf da Costa da Caparica), Guilherme Fonseca (Peniche Surfing Clube), Afonso Antunes (Ericeira Surf Clube), Erica Máximo (Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos), Gabriela Dinis (Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos) e Mafalda Lopes (Associação de Surf da Costa das Caparica) ao passo que António Dantas (Surfing Clube de Portugal) e Raquel Bento (NOCAS) foram os atletas em prova no longboard.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados