Turistas americanos "enchem" a Europa. Aqui ficam destinos para "fugir" deles (e um deles fica em Portugal)

CNN , Terry Ward
25 ago 2022, 22:00

Se acha que todos os americanos que conhece estão na Europa neste verão (ou que vão no outono), é capaz de ter razão.

"Para a maioria dos viajantes americanos, este é o primeiro ano em que viajam sem as restrições da covid", afirmou Dolev Azaria, fundador da Azaria Travel, sediada em Nova Iorque, num e-mail. "E com esta procura desenfreada, os destinos mais populares em Itália, França e Grécia, como a Costa Amalfitana, Capri, Toscana, Riviera Francesa, St. Tropez e Mykonos, estão a bater recordes de procura."

Para os seus clientes europeus mais exigentes, Azaria diz que a sua agência recomenda que "aproveitem ao máximo lugares como a Indonésia, e sobretudo Bali, na abertura da temporada " como uma forma de escapar das hordas turísticas atuais nos lugares mais populares do continente.

Dentro da Europa, recomenda aos clientes a ilha francesa da Córsega – uma versão "mais descontraída da sua vizinha italiana, a Sardenha" e os 295 quilómetros da costa de Montenegro em vez de algumas das praias e ilhas mais lotadas da Croácia.

A CNN Travel contactou outros agentes de viagens, especialistas e naturais da Europa sobre onde ir para fugir das massas de verão em Itália, Espanha, França e Croácia – entre outros países europeus populares entre os turistas americanos – se deseja ir para onde todos os outros não estão.

Camargue, França

Turistas internacionais gravitam para as famosas águas repletas de iates da Côte d'Azur e cidades famosas como St. Tropez, Nice e Cannes. Mas o sul de França é muito mais do que os lugares previsíveis.

Marianne Fabre-Lanvin, cofundadora da marca de vinho francês orgânico Souleil Vin de Bonté, aponta para Camargue – uma região selvagem de praias vastas e vazias onde os cavalos brancos vagueiam – para uma escapadela mais tranquila a leste de Montpellier. Há alojamento para todos os gostos, desde uma estadia rústica numa quinta tradicional de touros ou cavalos (chamada manade) à versão boutique-hotel de cinco estrelas em Le Mas de Peint.

A região de Camargue não está lotada. Há praias muito, muito extensas nesta área, por isso, se desejar, pode estar sozinho na praia, mesmo nos meses do pico do verão", afirma Fabre-Lanvin, nomeando a La Plage de l'Espiguette como a sua preferida. Durante o verão, até surge na areia um clube de praia sustentável, L'Oyat Plage, para os amantes do kitesurf.

Alentejo, Portugal

A região alentejana de Portugal ostenta quilómetros de praia ininterrupta (Foto: Janina_PLD/Adobe Stock)

Quando Arlindo Serrão quer passar tempo na costa portuguesa, afastado das multidões turísticas das cidades e destinos de praia mais populares no extremo sul do país, troca Lisboa por uma faixa especial de costa na região do Alentejo.

 "As pessoas chamam ao Alentejo 'o segredo mais bem guardado da Europa', mas não sei por quanto tempo pode continuar assim", afirmou Serrão, fundador do Portugal Dive.

O Alentejo oferece longas extensões de praia ininterrupta, vinho incrível e marisco sem as multidões que descem para os destinos de praia mais conhecidos no Algarve.

Aqui, a sul da Península de Tróia, a praia estende-se por quase 45 quilómetros e as freguesias da Comporta e de Melides são "os locais perfeitos para passar tempo e descansar de vida quotidiana", afirma Serrão.

Para uma estadia sossegada, os quartos, suítes e moradias da Sublime Comporta estão rodeados por pinheiros e sobreiros e imponentes dunas selvagens.

Além das suas espetaculares praias, a região é conhecida por ser o maior produtor de vinho de Portugal, bem como por ter a maior quantidade de trilhos de caminhadas do país. "Para mim, é um lugar de paz numa parte intacta de Portugal", afirma Serrão.

Costa de la Luz, Espanha

A Costa de la Luz, em Espanha, é uma recompensa para viajantes intrépidos que veem para lá do Mediterrâneo.

Os espanhóis saem das suas cidades quentes e sufocantes no verão para relaxar na costa, onde todos (até a abuela) parecem possuir uma humilde segunda casa ou apartamento.

As praias mediterrânicas ao redor de Barcelona, no noroeste de Espanha, e as areias ao longo da Costa del Sol no sul do país, deixam os banhistas como sardinhas em lata, mas terá mais espaço para respirar se for para a costa atlântica, mais ventosa, diz Manni Coe da empresa de turismo com sede na Andaluzia TOMA & COE.

Os 121 quilómetros da costa sul virada para o Atlântico entre Tarifa e o rio Guadiana, perto da fronteira com Portugal, têm "temperaturas um pouco mais frias, não houve crescimento em massa e é uma joia bastante escondida", diz Coe.

Os destaques incluem a bela vila piscatória de El Rompido, o belo panorama gastronómico da cidade de Cádiz e as praias selvagens em torno de Huelva (entre Mazagón e Matalascañas). A área também é um íman para amantes de kitesurf.

Ilhas Eólias, Sicília, Itália

Lipari é uma das ilhas vulcânicas das Eólias, localizadas ao largo da costa norte da Sicília (Foto: Diego Fiore/Adobe Stock)

O descontraído arquipélago das Eólias, na Sicília, atrai pelo seu caráter despovoado que a Costa Amalfitana ou Capri não conseguem igualar.

Constituído por sete principais ilhas vulcânicas que adornam como um colar as águas turquesas profundas do Mar Tirreno, ao largo da costa norte da Sicília, as Ilhas Eólias dificilmente são um local solitário durante o verão abafado da Itália. Mas o seu afastamento relativo significa que não recebem nem de longe a quantidade de turismo americano em massa que Positano ou Capri recebem.

"As Ilhas Eólias estão longe da ideia de ilhas que os americanos podem ter", afirma Dario Ferrante, da Absolute Sicilia, acrescentando que os visitantes não vêm aqui por praias de areia branca ao estilo caribenho, mas para férias bastante ativas, incluindo caminhadas no vulcão Stromboli com um guia.

Ferrante nomeia a ilha de Salina como a sua preferida para férias, mas diz que as ilhas de Filicudi e Alicudi oferecem a experiência mais remota e rústica (esta última não tem carros – apenas burros para transportar a sua bagagem).

Salienta também o lado norte do vulcão Monte Etna como uma das áreas mais bonitas e por descobrir da Sicília. Fica apenas a 40 minutos das populares praias de Taormina.

"É perfeito para o relaxamento total, caminhadas e bem-estar e um paraíso para os amantes do vinho e viciados em comida", diz Ferrante.

Arquipélago de Zadar, Croácia

A costa e as ilhas ao redor de Zadar, na Croácia, oferecem uma experiência que é "um mundo à parte" dos locais mais concorridos a sul, como Split, Dubrovnik e a ilha de Hvar, sugere Alan Mandic da agência de viagens croata Secret Dalmatia.

As ilhas adriáticas sem carros de Silba e Olib, no Arquipélago de Zadar, têm praias fabulosas que se assemelham quase às Caraíbas, diz. Pode até ficar num farol no cabo ocidental da maior ilha Dugi Otok.

"Esses são os locais para onde vamos quando queremos evitar multidões em geral", diz Mandic. "Não verão lá nenhum americano."

Península de Pelion, Grécia

Com uma costa tão espetacular e montanhas para explorar, os gregos tendem a passar férias no seu próprio país durante o verão, diz Andria Mitsakos, fundadora da luxuosa marca Anthologist.

E enquanto as massas internacionais do verão podem ter dificuldade em olhar para além dos emblemáticos cenários brancos e azuis em ilhas lotadas como Santorini e Mykonos, Mitsakos diz que muitas vezes dirige-se para a península montanhosa de Pelion, no leste, no lado do Egeu da Grécia continental para uma estadia mais discreta.

A exuberante e verdejante península, com o Golfo Pagasético a flanquear as margens ocidentais, está repleta de aldeias costeiras e montanhosas, com marisco fresco a cada curva.

Há praias por toda a península, mas se visitar apenas duas, Mylopotamos e Fakistra do lado do Egeu, esses são os pontos imperdíveis. Estão aconchegadas em baías naturais onde as águas atacam as falésias costeiras como turquesa a derreter ao sol deslumbrante.

Costa da Albânia

A costa albanesa em Ksamil. A costa da Albânia é muito menos visitada por turistas do que a vizinha Grécia ou a Itália (Foto: Lukaszimilena/Adobe Stock)

Muito menos visitada por turistas do que a vizinha Grécia, ao sul, ou a Itália, do outro lado do Adriático, o país da Península Balcânica da Albânia ainda é um segredo bem guardado entre viajantes experientes – mas é improvável que assim permaneça por muito mais tempo.

"Croatas e europeus em geral estão a descobrir a costa da Albânia", disse Mandic da Secret Dalmatia. "É fabuloso, é incrivelmente barato. A comida, a história, a hospitalidade, a natureza, as praias, tudo está aqui."

Entre as praias para explorar ao longo do que foi apelidado de Riviera Albanesa estão Ksamil, perto da fronteira grega, e Himare e Dhermi, mais a norte, onde pode deliciar-se com pratos baratos de camarões, polvo grelhado e peixe fresco pescado diretamente do Mar Jónico enquanto contempla a deslumbrante extensão.

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados