Figura do dia: «carrasco» de Portugal esteve quase fora do Euro

13 jul 2022, 23:42
DANIËLLE VAN DE DONK (getty)

Lesão colocou a época de Danielle van de Donk em risco

Apesar da boa réplica, a seleção portuguesa foi derrotada pela campeã europeia em título, Países Baixos, nesta quarta-feira (3-2), num encontro da segunda jornada da fase de grupos do Europeu Feminino.

O «carrasco» da turma de Francisco Neto foi a «baixinha» Danielle van de Donk, que fez o último golo da turma neerlandesa com um remate de enorme colocação à entrada da área. Apesar da qualidade da médio do Lyon, a presença no Euro que decorre em Inglaterra esteve mesmo em risco.

Foi uma corrida contra o tempo para Van de Donk estar apta para a competição, depois de ter sofrido, em novembro de 2021, frente à Rep. Checa, uma rara lesão muscular na canela. Inicialmente estimou-se que estaria parada por quatro meses, mas acabou por ficar de fora praticamente a época inteira, pelo que falhou a vitória do Lyon na Liga dos Campeões, frente ao Barcelona, embora já estivesse disponível para estar no banco. «Não me atrevi a pensar na final da Liga dos Campeões. Sempre sonhei jogar esse jogo», disse. Ela faz agora parte da equipa que venceu o troféu, mas um dia ainda quer jogar a final.

É, há anos, uma força motriz da seleção, tendo-se estreado em 2010 e celebrado a 100.ª internacionalização em 2019. A alegre médio venceu o Europeu em casa em 2017. Passou seis anos no Arsenal, onde manteve uma relação com a companheira de equipa Beth Mead. Separaram-se, permanecendo boas amigas, há meio ano.

Este texto foi baseado no perfil de Danielle van de Donk, que pode ler no dossier dedicado às 23 jogadoras da seleção neerlandesa, um dos vários conteúdos publicados no âmbito da Guardian Experts’ Network, a rede de meios de comunicação que tem o Maisfutebol como representante português para partilha de informação relativa ao Euro 2022 feminino.

Relacionados

Patrocinados