"Falso alarme". Polícia garante que está tudo bem no Senado dos EUA após suspeitas de tiroteio

António Guimarães , Atualizada às 21:05
2 ago 2023, 20:02

Autoridades pediram que as pessoas dentro do edifício procurassem abrigo e desligassem os aparelhos eletrónicos

O edifício do Senado foi evacuado na tarde desta quarta-feira, depois de relatos de que existe um atirador dentro do Congresso dos Estados Unidos, em Washington D. C.. Poucos minutos depois o porta-voz do Departamento da Polícia Metropolitana disse que tudo não passou de um equívoco.

"Tudo apontava para um atirador ativo. Parece ser um falso alarme. Não existem ferimentos ou qualquer atirador localizado", dise Hugh Carew.

A informação foi inicialmente avançada pela Fox News, mas entretanto a polícia do Capitólio confirmou que estava a realizar buscas dentro e em torno daquele edifício. As autoridades pediram que toda a gente evitasse a área em questão enquanto a situação estivesse em investigação.

"Se estiver dentro dos edifícios do Senado, todos os que estejam lá dentro devem procurar abrigo após relatos de um possível atirador", pode ler-se no primeiro comunicado da polícia, que não confirmava quaisquer disparos.

A polícia do Capitólio já confirmou que todos os locais dos edifícios foram inspecionados, não se tendo encontrado qualquer suspeita. Apesar disso as instalações não foram reabertas.

Entretanto a Fox News avançou que tudo não passará de uma situação relacionada com algum distúrbio mental, e não uma situação de atirador ativo. A agência Reuters informa que a polícia pediu às pessoas que estão no edifício para entrarem nos seus gabinetes e reunirem equipamento de emergência. Foi também pedido que se desligassem todos os aparelhos eletrónicos.

Apesar de tudo não ter passado de um susto, as imagens que chegam de Washington D. C., e que pode ver na galeria associada ao artigo, mostram um grande dispositivo policial dentro do edifício, enquanto várias pessoas foram retiradas do mesmo.

A ameaça surgiu numa altura em que existe uma pausa legislativa nos Estados Unidos, estando a maioria dos senadores fora do local. Apesar disso no edifício continuam a estar diariamente dezenas de polícias e vários trabalhadores dos diferentes serviços, como as cafeterias.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados