Estas são as 10 profissões mais procuradas até março

27 abr 2023, 16:19
Computador

Ofertas de emprego recuam 35% até março e, com exceção do 4.º trimestre de 2022, foram mais baixas do que "as registadas em qualquer um dos trimestres do ano anterior", aponta a Fundação José Neves

As ofertas de emprego recuaram 35% até março em relação aos primeiros três meses do ano passado. Programadores de software, analistas de sistemas e diretores de investigação e desenvolvimento lideram o top 10 das profissões mais procuradas, segundo os dados do mais recente Insight da Fundação José Neves.

O volume de ofertas de emprego recuou mais de um terço nos primeiros três meses do ano, face a igual período do ano passado. “Com exceção do 4.º trimestre de 2022, as ofertas do 1.º trimestre de 2023 foram mais baixas do que as registadas em qualquer um dos trimestres do ano anterior”, aponta a Fundação José Neves em comunicado.

Janeiro até arrancou em crescendo, tendo assinalado, face ao mês anterior, um aumento de 56% das ofertas de emprego. Mas em fevereiro recuam cerca de 21%. “Apesar de em março se ter verificado uma ligeira recuperação (ofertas de emprego crescerem cerca de 5% em comparação com fevereiro), o número de ofertas do último mês do 1.º trimestre de 2023 ainda foi 17% inferior ao registado em janeiro”, aponta o Insight.

No período também se registou alterações no que toca às profissões mais procuradas, tendo 78% das profissões analisadas pelo Brighter Future assinalado uma quebra de 78% no volume de ofertas face ao trimestre homólogo do ano passado, situação a que não é alheio a quebra global de 35% nas ofertas de emprego.

Entre as profissões mais penalizadas – com uma descida superior a 75% das ofertas de emprego – estão os operadores de instalações, da extração mineira e de processamento de minerais; trabalhadores qualificados do fabrico e decoração de artigos de vidro e cerâmica; engenheiros eletrónicos; trabalhadores de vidro de ótica, salineiros, fogueteiros, revestidores manuais e escolhedores, lista a Fundação.

Já entre as mais procuradas estão os programadores de software, analistas de sistemas e diretores de investigação e desenvolvimento que ocupam os lugares cimeiros do ranking. “Os ‘Programadores de software’ foram os únicos que não alteraram de posição, mantendo-se no 1.º lugar do ranking entre as profissões mais procuradas nas ofertas de emprego”, aponta a análise, mantendo-se no top 10 seis das mais procuradas até março do ano passado. Em comum? São profissões que “envolvem uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.”

Os ‘analistas de sistemas’ e os ‘engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança’ subiram posições entre as mais procuradas, ocupando, no primeiro trimestre de 2023, o 2º e 5º lugar da tabela, respetivamente.

Face aos primeiros três meses do ano passado, as quatro profissões que saíram do top foram empregados de mesa e bar; especialistas em recursos humanos; programadores web e de multimédia; representantes comerciais.

Diretores de investigação e desenvolvimento; pessoal de informação administrativa; especialistas em publicidade e marketing; contabilistas, auditores, revisores oficiais de contas e similares foram as que passaram a fazer parte do ranking das 10 profissões mais procuradas.

Top 10 das profissões mais procuradas até março de 2023

  1. Programadores de software
  2. Analistas de sistemas
  3. Diretores de investigação e desenvolvimento
  4. Pessoal de informação administrativa
  5. Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança
  6. Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
  7. Especialistas em publicidade e marketing
  8. Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados
  9. Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas
  10. Contabilistas, auditores, revisores oficiais de contas e similares

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados