Pedro Nuno Santos "não teria" despedido ex-CEO da TAP

ECO - Parceiro CNN Portugal , António Costa
14 dez 2023, 21:11
Pedro Nuno Santos ouvido na CPI à gestão da TAP (Miguel A. Lopes/Lusa)

O antigo ministro das Infraestruturas, que levou Christine Ourmière-Widener para a companhia aérea, teria mantido a ex-CEO em funções, apesar do polémico afastamento de Alexandra Reis.

Christine Ourmières-Widener chegou à liderança TAP em junho de 2021, escolhida pelo então ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos. O agora candidato à liderança do PS não quer comentar o processo de despedimento, que levou a ex-CEO a processar a companhia aérea, mas afirma que não a teria afastado.

“O que posso dizer é: um, não fui eu que fiz o despedimento; dois, eu não o teria feito”, afirma Pedro Nuno Santos, em entrevista ao ECO.

A iniciativa de afastar a antiga administradora executiva Alexandra Reis partiu de Christine Ourmières-Widener, devido aos desentendimentos sobre decisões estratégicas para a TAP. A gestora acabou por renunciar ao cargo, após chegar a acordo com a companhia para receber uma indemnização bruta de 500 mil euros.

Foi a revelação desse valor, no final de dezembro de 2022, que acabaria por levar à demissão de Pedro Nuno Santos do cargo de ministro das Infraestruturas e à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Christine Ourmières-Widener seria demitida com “justa causa” pelo seu sucessor no Ministério, João Galamba, e pelo colega das Finanças, Fernando Medina, sem direito a qualquer compensação. O que levou a ex-CEO a avançar com um processo em tribunal contra a TAP, onde exige uma indemnização de 5,9 milhões de euros, que o candidato à liderança do PS recusou comentar.

Sobre o novo aeroporto, Pedro Nuno Santos garantiu que nos últimos anos o Governo “não esteve” capturado pela ANA, a concessionária, e que não está condicionado pelo despacho que assinou quando era ministro, onde se previa a construção de um aeroporto no Montijo e outro mais tarde em Alcochete. O diploma foi revogado no dia seguinte pelo primeiro-ministro.

O candidato à liderança do PS garante que vai seguir as recomendações do relatório sobre as opções estratégicas para o aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa, apresentado pela Comissão Técnica Independente no início do mês.

“O meu compromisso é com as conclusões da Comissão Técnica Independente, que resulta de um acordo entre o Governo e o PSD, era eu ministro das Infraestruturas”, afirma. “É a partir das conclusões da comissão técnica independente que a decisão será tomada“, garante.


SAIBA MAIS
“As margens da Caixa Geral de Depósitos mostram que pode fazer mais para apoiar as empresas”
“O Estado não tem que substituir as empresas, mas deve ser um parceiro muito importante”
“Seria um absurdo estar a negar” uma nova geringonça
“Estamos disponíveis para revisitar o código do IRC e simplificá-lo”

Governo

Mais Governo

Patrocinados