Chuva suficiente para um ano deixa Dubai debaixo de água

CNN , Mary Gilbert e Brandon Miller, Meteorologistas CNN
17 abr, 07:34

Cerca de 100 mm de chuva caíram em apenas 12 horas na terça-feira, valor que o país normalmente regista num ano inteiro

A chuva correspondente a um ano de precipitação provocou enormes inundações no Dubai na terça-feira, com as estradas a transformarem-se em rios e a água a inundar casas e empresas.

Um vídeo impressionante mostrou o asfalto do Aeroporto Internacional do Dubai - recentemente coroado como o segundo aeroporto mais movimentado do mundo - debaixo de água, enquanto aviões enormes tentavam navegar nas águas das cheias. Os grandes aparelhos mais pareciam barcos a deslocarem-se pelo aeroporto inundado, à medida que a água se espalhava no seu rasto e as ondas ondulavam nas águas profundas.

As perturbações nas operações aeroportuárias continuaram a verificar-se na quarta-feira, com as estradas de acesso bloqueadas pelas inundações e várias companhias aéreas, incluindo a Emirates, a companhia aérea de bandeira, a registar atrasos nos voos. A companhia aérea Flydubai cancelou todos os voos até às 10 horas da manhã, hora local.

Um dos passageiros retidos disse à CNN que passou a noite no aeroporto com centenas de outras pessoas, depois de ter chegado de Hong Kong na terça-feira, porque não havia opções de transporte para sair do terminal.

"O aeroporto está literalmente a encher-se e não há sítio para onde ir", contou Bilal, 25 anos, que só quis ser identificado pelo primeiro nome.

Homens gesticulam enquanto tentam rebocar um veículo para fora da água parada no Dubai, Emirados Árabes Unidos, terça-feira. Jon Gambrell/AP

Cerca de 100 mm de chuva caíram em apenas 12 horas na terça-feira, de acordo com as observações meteorológicas no aeroporto - cerca do que o Dubai normalmente regista num ano inteiro, de acordo com dados das Nações Unidas.

A chuva caiu tão forte e tão rapidamente que alguns automobilistas foram obrigados a abandonar os carros à medida que a água das cheias subia e as estradas se transformavam em rios.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a água a correr por um grande centro comercial e a inundar o rés do chão das casas.

Um veículo passa por águas profundas no Dubai, Emirados Árabes Unidos, na terça-feira. Jon Gambrell/AP

Tal como o resto dos Emirados Árabes Unidos, o Dubai tem um clima quente e seco. Como tal, a precipitação é pouco frequente e, em muitas áreas, as infraestruturas de drenagem são limitadas para fazer face a fenómenos extremos.

Quando choveu na terça-feira, foi absolutamente torrencial.

As chuvas torrenciais como esta tornar-se-ão mais frequentes devido às alterações climáticas provocadas pelo homem. À medida que a atmosfera continua a aquecer, é capaz de absorver mais humidade, como uma toalha, e depois libertá-la sob a forma de chuvas torrenciais mais extremas.

Carros passam por uma rua inundada no Dubai, Emirados Árabes Unidos, na terça-feira. EPA/Ali Haider

A chuva que deixou o Dubai debaixo de água está associada a um sistema de tempestades de maiores dimensões que atravessa a Península Arábica e se desloca pelo Golfo de Omã. Este mesmo sistema está também a trazer um tempo invulgarmente húmido a Omã e ao sudeste do Irão.

Prevê-se que a chuva diminua na região, mas alguns aguaceiros poderão persistir na quarta-feira antes do regresso do tempo seco.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados