GNR apreende 809 botijas de “droga do riso” em Tavira

5 dez 2022, 19:35
Droga do riso

Mercadoria tem o "valor estimado de mais de 55 mil euros". Foram identificados dois homens

O Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Tavira apreendeu 809 botijas de óxido nitroso, também conhecido por “droga do riso”, a 2 de dezembro, informou o Comando Territorial de Faro.

Segundo comunicado, na sequência de uma operação de vigilância, os militares intercetaram e fiscalizaram "um veículo pesado de mercadorias suspeito, oriundo de Espanha", na Via do Infante, no concelho de Tavira, que "transportava 809 botijas de óxido nitroso no valor estimado de mais de 55 mil euros".

A mercadoria foi apreendida porque não era acompanhada da "respetiva autorização por parte da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P (Infarmed)" ou documentação que comprovasse que se destinava "a fins farmacêuticos".

Na sequência desta operação, que resultou de "uma investigação com base em informações do Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro de Castro Marim e Ayamonte e no intercâmbio de informações com a Guardia Civil, de Espanha", foram identificados dois homens, de 31 e 35 anos, que seguiam na viatura.

O óxido nitroso é um gás usado para fins medicinais, na indústria automóvel e na indústria alimentar. Mas tem sido notícia por ser usado para fins recreativos, ficando conhecido como “droga do riso” ou “gás hilariante”.

Mais Lidas

Patrocinados