"Estamos a lidar com alguém desesperado". Pensilvânia encerra escolas após fuga de assassino condenado

6 set 2023, 15:15
Danelo Cavalcante (Pennsylvania State Police)

Danelo Cavalcante prisão perpétua por esfaquear a sua ex-companheira até à morte em abril de 2021, à frente dos seus filhos menores de 7 e 4 anos

A polícia americana decidiu fechar as escolas de dois distritos, nesta terça-feira, como medida de prevenção enquanto procuram pelo assassino Danelo Cavalcante, condenado pelo homicídio da ex-namorada, Débora Brandão. As autoridades estão a oferecer uma recompensa de dez mil dólares (aproximadamente 9.310 em euros) por novas informações que levem ao seu paradeiro. 

Danelo Cavalcante, de 34 anos, conseguiu fugir da prisão do condado de Chester na última quinta-feira, seis dias após receber uma pena de prisão perpétua por esfaquear a sua ex-companheira até à morte em abril de 2021, à frente dos seus filhos menores de 7 e 4 anos. O condado de Chester disse que a mulher ''ameaçou expô-lo à polícia'' depois de saber que o companheiro tinha um mandado em aberto devido a um homicídio que ocorreu em 2017 no Brasil.

As filmagens de câmaras de vigilância divulgadas pela polícia americana revelam Danelo Cavalcante a levar uma bolsa ao ombro e, em algumas imagens, veste um casaco preto e está a caminhar por entre a vegetação do Jardim Botânico da Pensilvânia, Longwood Gardens.

Um cidadão de West Chester, Ryan Drummond, acredita ter visto o fugitivo a invadir a sua casa na passada sexta-feira para roubar comida: ‘‘Decidi não confrontá-lo e pensei que seria melhor ligar a luz. Ele devolveu-me a comida do andar de baixo, o que foi assustador, então eu disse à minha esposa para ligar para o 911’’. Após este episódio, a polícia americana recomendou que os habitantes trancassem as suas portas e janelas e estivessem atentos. 

''Estamos a lidar com alguém desesperado e que não quer ser apanhado. Se ele conseguir encontrar abrigo, se conseguir encontrar comida, vai tirar vantagem de tudo o que encontrar'', afirmou George Bivens da Polícia Estadual da Pensilvânia numa conferência de imprensa.

As autoridades estão a transmitir mensagens da mãe de Cavalcante a pedir que se renda. Na segunda-feira foram utilizados helicópteros e carros de patrulha para divulgar um áudio gravado pela própria no Brasil a pedir que deixe de fugir e se entregue às autoridades.

''Por mais desesperado que esteja, talvez mude de ideias e ouça o pedido da sua mãe para se render e que a sua família está preocupada'', explicou o supervisor das autoridades Robert Clark. ''Talvez seja isso que o ponha no limite, onde podemos fazer com que se entregue pacificamente''.

Estão a ser utilizados drones, cães pisteiros e câmaras térmicas nas buscas pelo assassino. Além disso, as autoridades conseguiram um mandado de detenção caso Cavalcante tente escapar pelas fronteiras de Delaware ou Maryland. 

As causas de como Danelo Cavalcante escapou da prisão ainda estão a ser investigadas, mas levanta-se a possibilidade de que possa ter recebido ajuda de outros suspeitos.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados