Devem os pais preocupar-se com o eventual alívio de restrições nas escolas? A opinião de uma especialista

CNN , Katia Hetter
13 fev 2022, 19:00
Criança com máscara

O departamento de saúde de Oregon e os governantes de Connecticut, Delaware e Nova Jersey, tudo nos Estados Unidos, anunciaram a altura em que os seus estados levantarão o mandato da máscara nas escolas. Líderes noutros estados, cidades e condados também estão a ponderar quando acabar com a obrigatoriedade do uso da máscara.

Segundo relatos, o governo norte-americano está a discutir um levantamento das restrições da pandemia, embora os centros de controlo e prevenção de doença dos EUA ainda não tenham atualizado as suas diretrizes acerca do uso de máscara nas escolas.

Os pais e encarregados de educação devem preocupar-se se a escola dos seus filhos deixar de exigir o uso da máscara? Que medidas podem tomar se quiserem continuar a reduzir o risco de os seus filhos contraírem a covid-19? Como podem as famílias pesar o risco de ir à escola e fazer atividades extra-curriculares? E as crianças com menos de 5 anos que ainda não são elegíveis para serem vacinadas?

Para nos ajudar com estas perguntas, conversei com a analista clínica da CNN, Leana Wen. É médica de emergência e professora de Política e Gestão da Saúde na Escola de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington. Também é autora do livro "Lifelines: A Doctor's Journey in the Fight for Public Health" e é mãe de duas crianças.

CNN: Muitos pais e famílias estão preocupados - a decisão [nos EUA] de levantar a obrigatoriedade do uso da máscara é prematura?

Leana Wen: Primeiro, quero esclarecer uma coisa – o fim de um mandato de máscara num estado não significa que determinada escola deixe de exigir o uso da máscara. E mesmo que a escola deixe de o exigir, não significa o fim das máscaras e que todos devem andar sem máscara.

Na minha opinião, acabar com os mandatos de máscara significa que o uso da máscara já não é um requisito imposto pelo governo. São os pais e as famílias que decidem se a criança deve usar máscara.

A razão pela qual não acho prematuro levantar os requisitos de uso de máscara nas escolas é porque, ao contrário do que acontecia antes das vacinas, os pais que desejem tomar precauções adicionais ainda podem fazê-lo. As vacinas estão disponíveis para crianças com 5 anos ou mais e protegem muito bem contra doenças graves relacionadas com a covid-19. Além disso, as máscaras protegem quem as usa, nomeadamente, as máscaras de alta qualidade (N95, KN95 ou KF94). Mesmo que as pessoas em redor do seu filho não usem máscara, ainda pode querer que o seu filho use máscara e isso fornece alguma proteção.

CNN: Há meses que apoia a ideia de disponibilizar mais máscaras de alta qualidade. Qual é o sentido de levantar a obrigatoriedade do uso da máscara, se deseja melhorar a qualidade das mesmas?

Wen: É precisamente por existirem máscaras de alta qualidade que podemos ter políticas de máscara opcional. Durante meses, as máscaras de alta qualidade não estavam disponíveis. Quando a maioria das pessoas usa máscaras de tecido de camada única, torna-se muito importante controlar a fonte, o que significa que usamos máscara tanto para proteger os outros como a nós próprios. Agora que máscaras de alta qualidade estão disponíveis, isto permite que as pessoas optem por se proteger. Além disso, temos vacinas altamente eficazes.

CNN: Existem outras ferramentas que podem ajudar a tornar o ambiente escolar mais seguro, caso as máscaras deixem de ser necessárias?

Wen: Sim. Falei sempre sobre camadas de proteção da mesma forma que se fala sobre camadas para nos proteger e aos nossos filhos do frio. Quando há uma grande quantidade de vírus à nossa volta – ou quando está muito frio – precisamos de mais camadas. Uma camada pode substituir a outra.

A vacina é uma camada de proteção muito poderosa, porque as pessoas vacinadas são menos propensas a contrair a covid-19 e, portanto, também são menos propensas a transmiti-la. Quem quiser, pode optar por usar máscara, que é outra camada muito poderosa. Outras camadas incluem ventilação melhorada e testes regulares. Estas são outras ferramentas que podem reduzir o risco na sala de aula e em outras situações.

CNN: Como devem os pais decidir se os seus filhos devem usar máscara nas escolas?

Wen: Há três fatores a considerar. Em primeiro lugar, qual é a situação médica do seu filho e do seu agregado familiar? Se todos em sua casa estiverem totalmente vacinados e tiverem recebido a vacina de reforço, se elegíveis, e forem todos, de forma geral, saudáveis, a probabilidade de contrair uma doença grave por covid-19 é muito baixa. A situação é muito diferente se o seu filho ou outra pessoa em sua casa tiver um sistema imunitário moderada ou gravemente enfraquecido.

À medida que as autoridades estaduais, municipais e locais ponderam a altura de levantar os mandatos de máscaras, as famílias devem considerar a sua tolerância ao risco e as circunstâncias médicas dos seus filhos e membros da família.

Em segundo lugar, qual é a tolerância ao risco da sua família? Algumas famílias estão a esforçar-se muito para evitar contrair a covid-19, enquanto outras não.

Em terceiro lugar, quão oneroso é o uso da máscara para o seu filho? Muitas crianças adaptaram-se muito bem à máscara. No entanto, tem sido problemático para algumas. Alguns especialistas especularam que o uso da máscara prolongado pode afetar particularmente crianças mais novas, crianças com dificuldades de aprendizagem e alunos de inglês como segunda língua. Os possíveis efeitos do uso contínuo da máscara devem ser ponderados, considerando o possível benefício na situação específica da sua família.

CNN: O meu filho tem asma. Esta é considerada uma condição de alto risco para continuar a usar máscara?

Wen: Cada família tem de tomar a decisão certa para si. A asma não é uma condição predisposta a resultados particularmente severos de covid-19. Muitas famílias com crianças asmáticas não optarão por continuar a usar máscara, especialmente se forem vacinadas. As condições de alto risco em crianças seriam, principalmente, um sistema imunitário moderada ou gravemente enfraquecido – por exemplo, alguém que faz quimioterapia para tratar cancro.

Há outras condições associadas de forma mais comum à hospitalização em crianças que contraem a covid-19, incluindo a obesidade e diabetes. Novamente, as famílias têm de tomar decisões individualizadas. Muitos decidirão que a vacinação é suficiente para proteger, enquanto outros podem querer continuar a usar máscara.

CNN: E se meu filho não quiser destacar-se como o único que usa máscara?

Wen: Considere falar com outros pais da turma. Pode haver outras crianças que ainda usem máscara. Talvez se possa chegar a acordo para que estas crianças, que querem ser mais cautelosas, tenham determinadas opções como, por exemplo, almoçar numa área separada das restantes.

CNN: E as atividades extra-curriculares? Deve o meu filho participar nestas atividades?

Wen: Mais uma vez, depende daquilo que decidir. Muitas crianças perderam muito e fizeram muitos sacrifícios durante a pandemia. Desde que faça sentido para a sua família, acho que se deve dar prioridade ao regresso à maior normalidade possível.

CNN: E as crianças com menos de 5 anos que ainda não são elegíveis para serem vacinadas? Elas devem continuar a usar máscara? E se tiverem irmãos mais velhos que já não têm de usar máscara nas escolas?

Wen: Espero que as vacinas estejam disponíveis em breve para crianças com menos de 5 anos. Como mãe de duas crianças com menos de 5 anos, mal posso esperar até que as vacinas sejam autorizadas para esta faixa etária.

Entretanto, acho razoável que as máscaras ainda sejam exigidas para crianças com menos de 5 anos e para os funcionários da escola e da creche que cuidam delas. Afinal, estas crianças ainda não têm a opção de serem vacinadas. Se as máscaras não forem exigidas, recomendo que estas crianças continuem a usar máscara, pelo menos, até poderem ser vacinadas. A exceção é se contraíram recentemente Covid-19. As crianças com infeção recente provavelmente têm proteção imunológica durante alguns meses.

Se os irmãos mais velhos continuam a usar máscara nas escolas, dependerá da tolerância ao risco da família. Se o objetivo da família é evitar a infeção da criança mais nova não vacinada, recomendo que o irmão mais velho use máscara na escola.

No final de contas, as máscaras devem ser vistas como qualquer outra intervenção. Há benefícios claros e algumas potenciais desvantagens. O levantamento da obrigatoriedade do uso de máscara não faz parte do reconhecimento dessa análise de risco-benefício. O uso da máscara não vai acabar e os pais poderão tomar a melhor decisão individualizada tendo em conta as suas circunstâncias.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados