CP vai comprar mais de 14 comboios para a alta velocidade

10 nov 2023, 06:43
Comboios (RODRIGO ANTUNES/LUSA)

REVISTA DE IMPRENSA || Número de comboios que a empresa pública vai adquirir será superior ao que o Governo tem referido até agora

A CP vai lançar um concurso para adquirir, já em 2024, "14 comboios de alta velocidade, mais unidades opcionais". Segundo o Jornal de Negócios, que cita uma nota do Ministério das Infraestruturas enviada ao Parlamento antes da audição de João Galamba, marcada para esta sexta-feira, o número de comboios que a empresa pública vai adquirir será superior ao que o Governo tem referido até agora.

O Executivo tem referido que a compra será de 12 comboios, num investimento de 336 milhões de euros, sendo que a aquisição estava dependente do saneamento da dívida de 1,8 mil milhões de euros da CP.

Atualmente, encontra-se em execução o contrato entre a CP e a Stadler para o fornecimento de 22 automotoras para o serviço regional, e o ministério das Infraestruturas espera que o concurso lançado no final de 2021, e que prevê a aquisição de 117 novas automotoras para os serviços urbanos de Lisboa e Porto e para os serviços regionais "ocorra ainda em 2023".

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados