Combustíveis vão aumentar para a semana. Saiba quanto

ECO - Parceiro CNN Portugal , Mónica Silvares
7 jul 2023, 11:54
Combustíveis (Pexels)

Na próxima semana, quando for abastecer, deverá passar a pagar pagar 1,499 euros por litro de gasóleo simples e 1,668 euros por litro de gasolina simples 95.

Os combustíveis vão subir na próxima semana. Fonte do mercado avançou ao ECO que o litro de gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir 1,5 cêntimos e o de gasolina deverá aumentar dois cêntimos, na próxima semana.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar pagar 1,499 euros por litro de gasóleo simples e 1,668 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. Esta terça-feira o Governo voltou a reduzir os apoios aos combustíveis, anulando assim a descida dos preços nas bombas que se iriam fazer sentir nesta semana. A opção foi agravar em três cêntimos a taxa de carbono que vai vigorar em julho, mas o desconto no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) mantém-se.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. E é de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta evolução dos preços dos combustíveis surge depois de, esta semana, se ter registado uma subida de 0,4 cêntimos no gasóleo e uma decida de 2,4 cêntimos na gasolina, em virtude das alterações da fiscalidade. O mercado antecipava uma descida de litro de dois cêntimos no gasóleo e de 2,5 cêntimos na gasolina.

Os preços do brent sobem 0,33% esta sexta-feira para os 76,77 dólares por barril, e caminham para a segunda subida semanal consecutiva, depois de ser conhecido que os stocks de crude dos Estados unidos caíram mais do que o esperado em virtude da resiliência da procura estão nos dez milhões de barris.

Evolução do preço do Brent em Londres

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados