Combustíveis vão descer pela sexta semana consecutiva. Saiba quanto

ECO - Parceiro CNN Portugal , Mónica Silvares
30 nov 2023, 15:32
Shell (EPA)

Na próxima semana, quando for abastecer, deverá pagar 1,612 euros por litro de gasóleo e 1,675 euros por litro de gasolina. Em seis semanas, diesel já desceu 11,4 cêntimos e a gasolina 9,9 cêntimos

Os preços dos combustíveis vão descer pela sexta semana consecutiva. O gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, vai ficar 1,5 cêntimos mais barato na próxima semana, enquanto a gasolina vai baixar meio cêntimo, avançou ao ECO fonte do mercado. Assim, nestas seis semanas os preços do diesel já desceram 11,4 cêntimos e os da gasolina 9,9 cêntimos.

A partir de segunda-feira, já depois do fim de semana prolongado, quando for atestar o depósito, deverá passar a pagar 1,612 euros por litro de gasóleo simples e 1,675 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Com estas descidas consecutivas é preciso recuar a 24 de julho para encontrar preços na bomba mais baratos para o diesel e a 3 de julho para a gasolina.

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. O Governo aumentou os “descontos” nos combustíveis, em dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina. Desta forma, a redução de impostos determinada pelas medidas atualmente em vigor é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina.

Os preços podem ainda sofrer ligeiras alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent de sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. E é de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, os preços do gasóleo desceram 0,4 cêntimos e os da gasolina 2,3 cêntimos. A descida dos preços ficaram ligeiramente aquém da expectativa do mercado, que apontava uma redução de meio cêntimo no diesel, mas superou largamente o esperado para a gasolina já que apontava para uma descida de 1,5 cêntimos.

Esta quinta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, sobem 1,06%, para 83,98 dólares por barril.

Economia

Mais Economia

Patrocinados