Chefe do Estado Islâmico responsável por ataques na Europa morto em operação norte-americana

Agência Lusa
4 abr 2023, 08:06
Estado Islâmico (Baderkhan Ahmad/ AP)

O comando militar norte-americano não esclareceu se o bombardeamento ocorreu na Síria, mas precisou que nenhum civil foi morto ou ferido no ataque

Um chefe do grupo extremista Estado Islâmico (EI), responsável por ataques perpetrados na Europa, morreu esta terça-feira numa operação norte-americana na Síria, anunciou o comando militar dos EUA para o Médio Oriente (Centcom).

Khaled Aydd Ahmad al-Jaburi era, nomeadamente, "responsável pelo planeamento de ataques do EI na Europa", indicou, em comunicado.

O Centcom sublinhou que a morte deste responsável ia "perturbar temporariamente a capacidade da organização para fomentar ataques no estrangeiro".

O comando militar norte-americano não esclareceu se o bombardeamento ocorreu na Síria, mas precisou que nenhum civil foi morto ou ferido no ataque.

"O EI continua a representar uma ameaça para a região e além dela", afirmou o chefe do Centcom, general Mike Kurilla, citado na mesma nota.

"Mesmo enfraquecido, o grupo continua capaz de realizar operações na região, com a intenção de atacar além do Médio Oriente", disse.

Desde a derrota territorial do EI na Síria, em 2019, várias centenas de soldados norte-americanos, destacados no nordeste do país, continuam a combater ao lado das Força Democráticas Sírias (FDS, dominadas pelos curdos) contra presumíveis membros do EI.

Em outubro de 2019, os EUA anunciaram a morte do chefe do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, numa operação norte-americana no noroeste da Síria.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados