Camionista português detido pela Guardia Civil com uma taxa assim: 2,8 g/l de álcool no sangue

14 jun 2023, 16:48
Camionista detido em Badajoz (imagem Guardia Civil)

Agentes dizem que foram alertados por outro condutor

Um camionista português foi detido pela Guardia Civil há uma semana porque tinha uma taxa de álcool bem superior ao permitido pela legislação espanhola, como noticia a Cadena SER - 2,8 g/l de álcool no sangue.

O homem seguia ao volante de um camião com um semirreboque e foi intercetado na Autoestrada-66, no município de Vilafranca de los Barros, em Badajoz, depois de outro condutor ter alertado as autoridades.

A Guardia Civil relata que o camionista português apresentava “sintomas evidentes” de estar sob o efeito de álcool, algo que se comprovou com o teste de alcoolemia: 1,22 miligramas por litro de ar expirado, sendo que o limite legal em Espanha para condutores profissionais ao volante deste tipo de veículos está fixada nas 0,15 miligramas por litro de ar expirado.

Em Portugal, o mais usual é que estes valores sejam apresentados sob a forma de gramas por litro de sangue. De acordo com a legislação nacional, 1 mg/l de álcool no ar expirado (TAE) equivale a 2,3 g/l de álcool no sangue (TAS). Feita a conversão, o camionista português teria uma taxa de álcool de 2,8 gramas de álcool no sangue, sendo que, em território nacional e para um condutor comum, acima de 1,2 g/l é crime.

Perante estes resultados, o condutor português foi acusado de crime contra a segurança rodoviária por conduzir sob o efeito de bebidas alcoólicas e o veículo foi apreendido.

O camionista arrisca agora uma pena de prisão até seis meses e ficar impedido entre um a quatro anos de conduzir veículos a motor.

Europa

Mais Europa

Patrocinados