PJ faz buscas na Câmara de Cascais. Atual ministro visado em suspeitas relativas à sua antiga candidatura à liderança do PSD

Henrique Machado | Inês Pereira , notícia atualizada às 13:20
10 abr, 11:45

Trata-se de Miguel Pinto Luz, antigo vice presidente da autarquia de Cascais e atual ministro das Infraestruturas e da Habitação. Governo aguarda "esclarecimentos das autoridades"

A Polícia Judiciária fez esta quarta-feira buscas na Câmara Municipal de Cascais. Ao que a CNN Portugal apurou, as buscas estão relacionadas com uma fábrica de máscaras cirúrgicas que Cascais criou para responder à pandemia de covid-19 mas visam também o ex-vice da câmara de Cascais e atual ministro das Infraestruturas Miguel Pinto Luz.

A CNN Portugal sabe que o atual ministro é visado em suspeitas relativas à sua antiga candidatura à liderança do PSD, uma vez que foi assessorado, a título pessoal, por uma agência de comunicação que ao mesmo tempo tinha contratos com a câmara.

As buscas decorreram em quatro espaços, entre eles a empresa municipal visada na investigação. Em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia, Carlos Carreiras, afirmou aos jornalistas que já contava com estas buscas, uma vez que, no âmbito da covid, o Tribunal de Contas fez um conjunto de investigações e inspeções. No entanto, diz-se "surpreendido" pelas suspeitas em relação a Miguel Pinto Luz.

"O único responsável em todo o processo sou eu. Eu não fiquei confinado. O único responsável sou eu", afirmou Carlos Carreiras, que  nega qualquer envolvimento de Miguel Pinto Luz no caso da fábrica. Carlos Carreiras entregou o telemóvel aos agentes, acrescentando ter "a consciência totalmente tranquila".

O Governo também já reagiu - trata-se de uma notícia que sai no dia em que é revelado o programa do Governo. "Não temos qualquer informação sobre diligências que estejam a ocorrer além do que é veiculado sobre a comunicação social. Temos de aguardar pelos esclarecimentos prestados pelas autoridades de investigação e pelas entidades visadas (…) A única coisa que diria é que a justiça deve funcionar e deve fazer o seu trabalho", referiu Leitão Amaro, ministro da Presidência.

A notícia sobre as buscas foi inicialmente avançada pela revista Sábado.

A autarquia de Cascais é presidida por Carlos Carreiras e, até janeiro de 2024, o atual ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, foi vice-presidente. A Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa, lançou em junho de 2020 a produção própria de máscaras destinadas à população.

A autarquia disponibilizou 400 dispensadores com máscaras pelo concelho e distribuiu gratuitamente aos utilizadores de transportes públicos, onde este equipamento era de uso obrigatório na sequência das medidas de prevenção da covid-19.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados