Benfica, o exemplar trabalhador em fim de contrato e os finais felizes. Sporting defrontou o carrasco de Bérgamo e a história repetiu-se

15 mar, 00:02

As águias são agora a única equipa portuguesa presente numa competição europeia

Está consumada mais uma ronda da Liga Europa, o Benfica bateu o Rangers por 1-0, depois do empate caseiro (1-1), está nos quartos de final e é a única equipa nacional que se mantém nas competições europeias.

Em Bérgamo, Itália, a história foi diferente. Tudo correu mal aos leões frente ao carrasco da fase de grupos também da Liga Europa: o Sporting falhou várias oportunidades de golo, perdeu o jogo, ficou fora dos quartos de final e Pedro Gonçalves sofreu uma lesão muscular e vai ficar afastado dos relvados.

Tudo isto, depois de na terça-feira o FC Porto ter caído da Liga dos Campeões, no Emirates Stadium, frente ao poderoso Arsenal, que se mantém no primeiro lugar da Premier League.

Rafa, o trabalhador em fim de contrato com que toda a empresa sonha

Em Glasgow, o filme foi vermelho e branco, demorou a chegar a única cena de ação e o herói voltou a ser Rafa, o trabalhador em fim de contrato mais competente do mercado de trabalho.

Roger Schmidt optou por entrar em campo frente ao Rangers com apenas uma alteração no onze inicial, Arthur Cabral deu lugar a Marcos Leonardo no ataque, mas as mais valias não se fizeram ver.

Depois de um início de jogo algo partido, em que ambas as equipas criaram ocasiões de perigo, o jogo estabilizou e manteve-se sem incidentes nem entusiasmo maior até que, ao minuto 69, o pequeno Rafa fez o gosto ao pé.

O lance foi prontamente anulado por fora de jogo, mas mal. O VAR reverteu o erro da equipa de arbitragem, que parece não ter reparado que o 27 das águias ainda estava a atrás da linha de meio-campo aquando do passe a rasgar a linha defensiva escocesa.

Até ao apito final, o Benfica aguentou a vantagem mínima com um ou outro sobressalto e, no final da partida, Roger Schimdt classificou esta como “uma vitória muito especial”, destacando o "papel dos avançados".

“Estivemos muito bem, defendemos muito bem. Depois [do golo], defendemos com muita garra e paixão, e estamos felizes pelo triunfo”, resumiu técnico alemão.

Amorim deixa Itália sem Europa e sem Pote

Em Bérgamo, o Sporting reviveu os fantasmas do passado. Depois de ter defrontado a Atalanta no Grupo D da Liga Europa – em que perderam 2-1 e empataram 1-1 -, os leões voltaram a encontrar o carrasco azul e preto nos oitavos de final e, pasme-se, desta feita empataram 1-1 e perderam 2-1.

O batalhão de Rúben Amorim entrou melhor em campo, teve mais bola e, ao minuto 34, Pedro Gonçalves estreou as redes do Atleti Azzurri d'Italia.

Após a festa do tento verde e branco, Pote senta-se no relvado, enquanto as lágrimas lhe escorriam pelo rosto. Seguiu-se a substituição: sai Pote, entra Daniel Bragança.

A explicação surgiu na conferência de imprensa, já depois do jogo, pela boca do próprio Amorim: “Pedro Gonçalves deve ter uma lesão muscular, resta perceber o tempo de paragem”

Os leões aguentaram a vantagem até ao intervalo, mas no primeiro minuto da segunda parte (46’), Lookman surpreende a defesa do Sporting ao surgir ao segundo poste, após um cruzamento frouxo que não deveria ter chegado ao segundo poste.

Ao minuto 59’, a jogada rápida da Atalanta termina com Scamacca a vencer o cara a cara com Franco Israel. A história repetiu-se e o Sporting está fora da Liga Europa.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados