«Venda de Félix? Entra um valor líquido perto dos 100 milhões de euros»

David Marques , Estádio da Luz, Lisboa
18 set 2019, 19:04
Benfica-Boavista

O esclarecimento de Domingos Soares de Oliveira sobre o negócio da venda do avançado ao Atlético Madrid e outras curiosidades. Sabia que o plantel do Benfica estava contabilisticamente avaliado na época passada em 80 milhões de euros?

A venda de João Félix ao Atlético Madrid ainda não está refletiva nos resultados do exercício relativo à época desportiva de 2018/19, mas Domingos Soares de Oliveira esclareceu, se detalhar um valor concreto, qual será a verba líquida que o Benfica recebe dos 126 milhões do negócio realizado há pouco mais de dois meses.

«Desse valor [€126M] há que reduzir os encargos com o agente que nos apoiou em relação a essa operação. Do ponto de vista líquido, e considerando que João Félix é um jogador formado no Benfica, as contas são fáceis de fazer: do ponto de vista do dinheiro entram 126 milhões; do ponto de vista de resultados net [líquidos] entra um valor próximo dos 100 milhões de euros», disse aos jornalistas o administrador da SAD dos encarnados.

Leia todas as notícias do Benfica

Das contas da SAD encarnada, que agora foram tornadas públicas, destaca-se o baixo valor atribuído ao plantel da equipa principal na época passada: cerca de 80 milhões de euros, valor inferior à verba pela qual foi transacionado João Félix e ao que é apontado pelo Transfermarkt, site da especialidade que avalia a equipa de Bruno Lage em cerca de 310 milhões de euros.

A explicação é simples: tirando casos pontuais de revisões contratuais com jogadores da casa, a SAD do Benfica só atribui valores aos jogadores contratados (ativos intangíveis). Por exemplo: um atleta que seja contratado por 10 milhões de euros será avaliado nessa linha, ainda que seja posteriormente vendido por uma verba superior.

João Félix, formado no Benfica, estava avaliado contabilisticamente numa faixa entre 1 e 2 milhões de euros.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados