Jesus: «Não há todos os dias um João Félix, era bom que houvesse»

David Marques , Benfica Campus, Seixal
20 mar 2021, 14:10

Técnico foi questionado sobre a aposta na formação

Jorge Jesus foi questionado, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Sp. Braga, sobre a aposta do Benfica na formação e o técnico recordou João Félix.

«Para todos os clubes, e muito mais os clubes grandes, a formação é importantíssima», começou por dizer Jesus, lembrando:

«O Benfica tem história com jogadores que foram muitas vezes mais valias financeiras como foi o caso de João Félix, mas também não há todos os dias um João Félix, era bom que houvesse...»

«É uma política de todas as equipas em Portugal e no Benfica também vai continuar a ser», garantiu.

Mais à frente, Jorge Jesus foi confrontado com a aposta de sucesso do rival Sporting na formação e se uma eventual recusa em apostar de forma mais vincada em jovens como Gonçalo Ramos, Nuno Tavares ou Ferro não seria o mesmo que passar a mensagem de que estes jogadores em concreto eram piores do que Tiago Tomás, Nuno Mendes ou Gonçalo Inácio?

«É uma observação sua. Você é que está a comparar jogadores. Comparo os jogadores que treino. Aí tudo bem. Agora dos adversários não é um problema meu. Essa questão da formação importa alimentar para ver se se vendem jornais», introduziu.

A seguir, o treinador dos encarnados garantiu que, ao contrário do que se diz «não tem o historial» de apostar pouco em produtos da formação. E exemplificou: «Na prática não é esse o meu historial. Neste momento está a jogar a lateral-direito um jogador que é da formação [Diogo Gonçalves]. No ano passado quem jogava da formação foi para o Manchester City [Rúben Dias]. No ano passado cheguei ao Flamengo e lancei um jogador com 17 anos [Reinier] e era titular. Foi para o Real Madrid por 35 milhões. É uma questão de ter jogadores com essas qualidades para que se possa apostar neles. Tomara eu que para o ano o Benfica possa ter dois/três/quatro jogadores na primeira equipa. É bom sinal!», frisou, referindo que todos os treinadores gostam de lançar jovens da formação.

Jorge Jesus disse ainda que é preciso tempo para fazer evoluir jovens jogadores da formação. «O Gonçalo Ramos está no primeiro ano de senior. É um miúdo com potencial que vai crescer como todos, passo a passo», notou, antes de voltar a falar de João Félix. 

«Há exceções, como o caso do Félix, que foi logo titular do Benfica quando saiu da equipa B. Acontece com um, dois ou três jogadores em todas as equipas.»

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados