Explosão em Beirute mata vice-presidente do Hamas. Ataque de drone israelita estará na origem

CNN Portugal , PF; artigo atualizado às 22:43 com a correção do número de mortos provocados pela explosão
2 jan, 16:40

Telavive não reclamou a autoria da explosão, que vitimou também dois líderes das brigadas al-Qassam

Saleh Al-Arouri, vice-presidente do Hamas e fundador das brigadas al-Qassam, morreu esta terça-feira na sequência de uma explosão numa delegação do grupo nos subúrbios de Beirute, confirmaram os próprios órgãos de comunicação do Hamas, citados pela Reuters.

De acordo com a agência estatal de notícias do Líbano, a NNA, a explosão foi provocada por um drone israelita que atacou o local no subúrbio de Dahiyeh, a sul de Beirute, conhecido por ser um “bastião” do Hezbollah, um dos aliados do Hamas.

Em reação, o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, condenou o ataque, apelidando-o de "novo crime israelita" e de tentativa de atrair o seu país para a guerra.

Fotografia do local da explosão (AP Photo/Hussein Malla)

Número dois do braço político do Hamas e comandante fundador do seu braço armado, criado em 1993, Al-Arouri era também o líder militar do Hamas na Cisjordânia, território palestiniano onde nasceu e que o grupo não controla.

Al-Arouri vivia no Líbano desde 2015, local onde chegou vindo da Turquia. Antes destes dois países, reportam os media israelitas, o antigo responsável do Hamas chegou a viver na Síria antes do início da guerra civil no país.

Em dezembro, dois meses após a sua casa na Cisjordânia ter sido demolida por Israel, Al-Arouri afirmou à Al Jazeera que o Hamas e a resistência palestiniana estavam "prontos para qualquer cenário militar".

"Não há medo nem preocupação para a resistência. Ela vencerá", disse Al-Arouri, que assegurou que o grupo não iria negociar qualquer troca de prisioneiros até Israel para a sua ofensiva em Gaza.

Explosão em Beirute também matou dois líderes das brigadas al-Qassam, afirma Hamas

Dois líderes das brigadas al-Qassam. o braço armado do Hamas, também foram mortos na explosão que vitimou o vice-presidente do grupo.

A informação foi avançada pela Al-Aqsa TV, propriedade do Hamas, que identificou os líderes mortos: Samir Findi Abu Amer e Azzam al- Aqraa.

Líder do Hamas confirma seis mortes após explosão em Beirute

Citado pela Al Jazeera, Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, afirma que o ataque israelita desta terça-feira no Líbano matou seis membros do grupo. Haniyeh afirma que o assassinato de Saleh Al-Arouri é um "ato terrorista", um "assassinato cobarde" e um "crime flagrante que demonstra, mais uma vez, a brutalidade que a ocupação exerce contra o nosso povo".

"É também uma violação da soberania libanesa - que representa uma expansão do âmbito da agressão israelita contra o nosso povo e a nossa nação. A ocupação é responsável por quaisquer repercussões", disse Haniyeh.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados