Basquetebol: Galitos Barreiro regressa à Liga

30 mar, 19:12
Galitos Barreiro regressa à Liga de basquetebol (DR)

O conjunto do Barreiro selou a promoção, ainda antes dos play-offs na II Liga

O Galitos Barreiro confirmou, na tarde deste sábado, o regresso à Liga, três anos depois. Na deslocação ao pavilhão do Sp. Braga, o conjunto do Barreiro venceu, por 74-86, à boleia das exibições de Rui Palhares (22 pontos e 10 ressaltos), George Peterson (21 pontos), Rodgree Stein (15 pontos) e de Daniel Machado (10 pontos).

Num encontro sempre equilibrado, os 46 ressaltos coletivos, os seis roubos de bola e o acerto na linha de lance livre – 18 em 21 – foram determinantes para o desfecho da partida.

Depois de terminar a 1.ª fase no segundo lugar da «Zona Sul», o Galitos superou a concorrência, antes dos play-offs da Proliga. Nas redes sociais, o emblema do Barreiro aponta já ao título. O Galitos Barreiro é orientado por Pedro Oliveira, que, em simultâneo, integra a equipa técnica da seleção nacional de sub-18.

De lembrar que a estrutura da prova premeia a consistência, pelo que o melhor classificado durante a 2.ª fase – que define os emparelhamentos da fase decisiva – ascende, diretamente, à Liga.

Nesse grupo, o Maia é segundo classificado, com 21 pontos, seguido por Queluz (20 pontos) e Santo André (19 pontos). À espreita de um «milagre» estão Sangalhos e CAB Madeira, com 18 pontos. A fechar o grupo, Illiabum e Sp. Braga anotam 17 pontos.

Importa referir que os «guerreiros» dominaram a «Zona Norte» na 1.ª fase. Contudo, a estratégia dos bracarenses foi desvendada e contrariada nas últimas semanas.

Por sua vez, o Queluz, que apenas perdeu um jogo – precisamente diante deste Galitos – na fase inaugural da II Liga, encontrou várias dificuldades neste segundo grupo.

Restam duas jornadas, antes dos play-offs e de saber quem cai da II Liga. Essas são outras contas, ainda por selar, entre Académica, Sampaense e Ginásio Olhanense.

Relacionados

Patrocinados