BCE mantém taxas de juro diretoras inalteradas

11 abr, 13:16
Christine Lagarde (Associated Press)

As taxas "encontram-se em níveis que estão a dar um contributo substancial para o processo de desinflação em curso"

O BCE decidiu manter na reunião desta quinta-feira, pela quinta vez consecutiva, as taxas de juro inalteradas, acrescentando que o conselho está determinado a assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%.

"O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter as três taxas de juro diretoras do BCE inalteradas", lê-se no comunicado, que acrescenta que a autoridade monetária "considera que as taxas de juro diretoras do BCE se encontram em níveis que estão a dar um contributo substancial para o processo de desinflação em curso".

Na nota, o conselho avança que "a informação que tem vindo a ser disponibilizada confirmou amplamente a anterior avaliação efetuada".

"A inflação continuou a descer, impulsionada pela menor inflação dos preços dos produtos alimentares e dos bens. A maioria das medidas da inflação subjacente está a abrandar, o crescimento salarial regista uma moderação gradual e as empresas estão a absorver, nos respetivos lucros, parte do aumento dos custos do trabalho. As condições de financiamento permanecem restritivas e os anteriores aumentos das taxas de juro continuam a pesar sobre a procura, o que está a ajudar a reduzir a inflação. Contudo, as pressões internas sobre os preços são fortes e estão a manter a inflação dos preços dos serviços elevada".

Segundo o comunicado, a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecem inalteradas em 4,50%, 4,75% e 4,00%, respetivamente.

Economia

Mais Economia

Patrocinados