Chuva, vento e neve colocam doze distritos sob aviso amarelo

Agência Lusa , AM - notícia atualizada às 9:23
10 dez 2022, 09:07
Neve

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo

Doze distritos de Portugal Continental encontram-se este sábado sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, chuva persistente e ventos fortes, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos nos distritos de Beja, Lisboa, Leiria, Faro e Setúbal vão estar ativos entre as 21:00 de hoje e até às 06:00 de domingo e referem-se a situações de precipitação persistente e por vezes forte e de vento, com rajadas da ordem de 75km/hora.

Já no distrito de Évora o aviso amarelo para a precipitação e vento tem início às 00:00 de hoje e prolonga-se até às 06:00 de domingo, prevendo-se chuva forte e persistente e rajadas de vento na ordem dos 75 km/hora.

O IPMA prevê para os distritos de Santarém e de Portalegre chuva forte e persistente tendo acionado o aviso amarelo entre as 00:00 de hoje e as 06:00 de domingo.

Os distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco, estão sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de domingo, devido à previsão de queda de neve acima de 1.100 metros, com acumulação acima de 1.200 metros, que poderá ser de 5 cm.

Como impactos prováveis, o IPMA refere “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (por exemplo em vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)”.

Madeira sob aviso amarelo

Também o arquipélago da Madeira – Costa Norte, Sul, Regiões Montanhosas e Porto Santo - encontra-se sob aviso amarelo, entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de domingo, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

A Costa Norte e Sul estão igualmente sob aviso para a agitação marítima que é esperada, vigorando o aviso entre as 06 e as 18:00 de domingo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Câmara de Lisboa alertou no final de sexta-feira para a chuva "persistente e por vezes forte" que se espera no sábado à noite e pediu à população para tomar precauções.

Este alerta da autarquia lisboeta surge depois de a cidade ter sido afetada pelo mau tempo na quarta-feira à noite, sendo os municípios de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras aqueles que sofreram mais danos após a forte chuva que caiu.

Várias inundações cortaram estradas, túneis, acessos a estações de transporte e danificaram estabelecimentos comerciais, habitações e veículos, causando elevados prejuízos. Há a registar a morte de uma mulher em Algés, no concelho de Oeiras, e dezenas de pessoas desalojadas.

Ihas de Flores e Corvo sob aviso vermelho

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou para vermelho o aviso de agitação marítima para as ilhas do grupo Ocidental do arquipélago dos Açores – Flores e Corvo.

De acordo com a página do IPMA na Internet, as ilhas das Flores e do Corvo estão entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de domingo sob aviso vermelho, sendo esperadas ondas de sudoeste com 10 metros de altura significativa, podendo a onda máxima atingir os 20 metros.

O presidente da Proteção Civil dos Açores pediu na sexta-feira à população do grupo Ocidental do arquipélago que ficasse em casa devido às previsões de mau tempo, em particular a agitação marítima e o vento.

“No grupo Ocidental, vamos ter agitação marítima algo severa. O alerta é laranja, mas é muito próximo do vermelho [aquando das declarações o alerta ainda era amarelo]. Alerto a população para não se aproximar da orla marítima ou de locais desabrigados, onde possa haver vento forte. Fiquem em casa”, afirmou Eduardo Faria, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em declarações disponibilizadas à agência Lusa.

O responsável falava a propósito da depressão Efrain que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar as nove ilhas do arquipélago com vários avisos, alguns deles laranja, correspondentes a situações meteorológicas “de risco moderado a elevado”.

No grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), a “preocupação” da Proteção Civil é “a chuva forte e o vento”, pelo que a recomendação é que a população “evite locais de perigo”, de acordo com a Proteção Civil.

Também o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) vai estar sob aviso laranja para “precipitação e vento forte”, indicou o responsável.

Eduardo Faria explicou que, no grupo Central, já foram feitos contactos com todos os serviços municipais de emergência e com os bombeiros “para terem equipas de reforço aos piquetes”.

“A recomendação é que as pessoas devem acondicionar objetos soltos, ter cuidado com a limpeza das vias e à volta das casas, e muita atenção junto de ribeiras ou linhas de água, pois é muito provável que transbordem”, disse.

Os cuidados devem, ainda, abranger “lençóis de água e estradas inundadas que possam ocultar perigos”.

“Se tiverem, impreterivelmente, de sair de casa, caminhem junto a edifícios ou usem objetos - por exemplo cabos de madeira - para perceber se há perigos na zona. Também há probabilidade de trovoada forte, pelo que será de ter cuidado com locais com árvores, antenas e até o uso de guarda-chuvas”, assinalou.

Entretanto, em comunicado, o capitão do Porto de Santa Cruz das Flores, determinou o encerramento a toda a navegação do Porto da Casa, na ilha do Corvo.

A Autoridade Marítima Nacional diz que, nos Açores, a agitação marítima vai ter “uma altura significativa que poderá atingir os 12 metros e uma altura máxima de 22 metros, com um período médio que pode variar entre os 14 e os 16 segundos”, sendo esperados ventos “com uma intensidade média de até 93 quilómetros por hora e rajadas até 168 quilómetros por hora”.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados