Há estudantes que ainda não tiveram aulas em algumas disciplinas desde o início do ano letivo

22 mar, 07:21
Bullying (Pexels)

REVISTA DE IMPRENSA || falta de professores obriga os diretores dos agrupamentos escolares a lançar concursos todas as semanas

Termina esta sexta-feira o segundo período do ano letivo e há turmas que ainda não tiveram aulas a algumas disciplinas. O problema afeta alunos do primeiro ao terceiro ciclo e estende-se a todo o país embora com mais incidência na região de lisboa e no algarve.

Segundo o jornal Expresso, as disciplinas vão desde francês, inglês, português e matemática, à geografia, física e química, informática e história.

A situação tem vindo a agravar-se e atinge este ano também o primeiro ciclo, onde as turmas têm um único professor. Com a falta do docente, alunos entre os seis e os dez anos ficam totalmente sem aulas.

Em Setúbal, duas turmas, do 7º e 8º anos, estão ainda sem professor de Francês e provavelmente já não terão este ano letivo.

A falta de professores obriga os diretores dos agrupamentos escolares a lançar concursos todas as semanas e a recrutar profissionais sem formação específica para ensinar. 

Dados do Ministério da Educação fornecidos ao "Expresso" indicam que num total de 23.800 contratados desde setembro, quase quatro mil não tinham formação específica para dar aulas.

Educação

Mais Educação

Patrocinados