Vendas do iPhone crescem e amparam resultados da Apple

ECO - Parceiro CNN Portugal , , Mariana Espírito Santo
4 mai 2023, 23:56
Apple e Tim Cook (imagem Getty)

Apesar dos resultados serem melhores do que o esperado, a Apple registou uma quebra na faturação pelo segundo trimestre consecutivo

Os resultados da Apple superaram as expectativas nesta quinta-feira, graças às vendas do iPhone acima do esperado. As vendas do trimestre fiscal terminado a 1 de abril caíram 2,5%, para 94,8 mil milhões, sendo uma queda menor que o antecipado, enquanto o lucro ficou estável em 1,52 dólares por ação.

As vendas do iPhone subiram 1,5%, para 51,3 mil milhões de dólares, superando as expectativas de uma queda de 3,3%, mesmo numa altura de inflação elevada. Mesmo com este impulso, a faturação registou a segunda queda homóloga consecutiva (este é o segundo trimestre do ano fiscal da Apple, que segue um calendário diferente do ano civil).

Nos resultados deste trimestre, é também de destacar o desempenho na Índia, onde a marca da maçã abriu as duas primeiras lojas, bem como a entrada noutros mercados.

A margem bruta da Apple ficará entre 44% e 44,5%, indicou o administrador com o pelouro financeiro Luca Maestri, o que fica acima das estimativas de 43,7% agregadas pela Reuters. O CFO sinalizou também que a receita da Apple provavelmente cairá ligeiramente no próximo trimestre.

Perante estes resultados, a Apple aumentou o dividendo para 24 cêntimos por ação, face aos 23 cêntimos há um ano. Vai avançar ainda um programa de recompra de ações de 90 mil milhões de dólares, à semelhança do ano passado.

Notícia corrigida às 11:15 do dia 5 de maio

Relacionados

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados