Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Viktor Orbán vai a Moscovo depois de Kiev para agir como mediador de paz

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-04

O que está a acontecer

2024-07-02
08:57

Rússia enviou submarinos de ataque para missões em torno do Mar da Irlanda

Submarinos de ataque russos realizaram missões em torno do Mar da Irlanda duas vezes desde a invasão da Ucrânia, avança a Bloomberg, que cita três fontes familiarizadas com o assunto. Esta é uma ação "sem precedentes do Kremlin que forçou os militares do Reino Unido a tomar medidas para proteger as águas britânicas e irlandesas", escreve a agência.

O primeiro destacamento de um submarino russo de classe 'Kilo' perto do Mar da Irlanda, que separa a ilha da Grã-Bretanha, ocorreu há cerca de 18 meses. A segunda ocorrência deu-se mais recentemente, sem se saber para já quando ocorreu especificamente.

A Bloomberg escreve que os EUA estavam "cientes" da presença dos submarinos no Mar da Irlanda. Já o Ministério da Defesa do Reino Unido disse que "não comenta operações"
 

Siga ao minuto:

2024-07-04
21:02

Primeiro-ministro polaco questiona se Orbán tem reais intenções de visitar Moscovo

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, questionou hoje se o seu homólogo húngaro, Viktor Orbán, tem reais intenções de visitar Moscovo, no dia em que também o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, manifestou a sua preocupação.

“Viktor Orbán, os rumores sobre a sua visita a Moscovo não podem ser verdadeiros, pois não?”, questionou Donald Tusk na rede social X.

Segundo o ‘site’ de investigação ‘online’ VSquare, especializado na Europa Central, e o meio de comunicação RFE/RL, com base em fontes anónimas, Viktor Orbán é esperado na capital russa na sexta-feira, três dias depois de uma viagem surpresa a Kiev.

A confirmar-se, será a primeira visita de um líder europeu a Moscovo desde o chanceler austríaco, Karl Nehammer, em abril de 2022, dois meses após a invasão russa da Ucrânia.

Também o presidente do Conselho Europeu manifestou a sua inquietação com a possível visita de Orbán, assinalando no X que a presidência rotativa da União Europeia, exercida por Budapeste, “não tem mandato para dialogar com a Rússia” em nome dos 27.

2024-07-04
20:45

Nova tentativa de mediação no Catar

O chefe dos serviços de espionagem de Israel, David Barnea, está a viajar para o Catar para retomar as negociações sobre a libertação de reféns e um eventual cessar-fogo. As negociações deverão acontecer já esta sexta-feira, escreve a Reuters.

Barnea irá reunir-se com o primeiro-ministro do Catar.

2024-07-04
19:35

Ataque com mísseis russos faz um morto e sete feridos em Odessa

Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas na sequência de um ataque com mísseis russos que danificou infraestruturas portuárias na regiãod e Odessa, no sul da Ucrânia, avança o governador regional.
 
Numa mensagem na aplicação Telegram, Oleg Kiper, não especificou o local exato do ataque, apenas que ficaram danificados instalações portuárias e edifícios administrativos.

2024-07-04
18:54

Viktor Orbán vai a Moscovo depois de Kiev para agir como mediador de paz

Depois de Kiev, Moscovo. Viktor Orbán é esperado na Rússia esta sexta-feira, dia em que se vai encontrar com Vladimir Putin.

A notícia é avançada pela rádio Free Europe e pelo Financial Times, que dão conta de uma visita do primeiro-ministro húngaro à Rússia.

A publicação britânica escreve que esta é uma tentativa de Viktor Orbán agir como um mediador de paz, depois de ter estado com Volodymyr Zelensky em Kiev.

2024-07-04
18:17

Orbán "não tem mandato" para negociar com Rússia em nome da UE, vinca Charles Michel

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse hoje que a presidência húngara do Conselho da União Europeia (UE) "não tem mandato para se envolver com a Rússia em nome" dos 27 Estados-membros.

“A presidência rotativa da UE não tem mandato para se envolver com a Rússia em nome da União Europeia”, escreveu Charles Michel na rede social X.

A publicação do presidente do Conselho Europeu surgiu na sequência de notícias sobre uma alegada visita a Moscovo do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

2024-07-04
18:01

Ataque russo mata ex-bombeiro português que lutava pela Ucrânia

Serão mais de seis mil os estrangeiros mortos a defender a Ucrânia
Leia mais aqui
2024-07-04
17:00

Putin diz que leva "muito a sério" intenção de Trump em terminar a guerra

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que leva "muito a sério” as declarações do candidato presidencial norte-americano Donald Trump sobre o rápido fim do conflito entre Moscovo e Kiev caso seja eleito.

"O Sr. Trump, como candidato presidencial, diz que está pronto e disposto a parar a guerra na Ucrânia. Levamos tudo isto muito a sério", declarou o Presidente russo durante uma conferência de imprensa em Astana.

"Claro que não conheço as suas possíveis propostas sobre como ele pretende fazer isso. E claro que essa é uma questão fundamental. Mas não tenho dúvidas de que fala com sinceridade e nós apoiaremos", prosseguiu.

2024-07-04
16:26

Putin mantém preferência por Biden na corrida às presidenciais dos EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, diz que mantém a sua preferência por Joe Biden na corrida eleitoral para as presidenciais dos EUA, mesmo depois de ter visto "fragmentos" do debate com Donald Trump.

Questionado por um jornalista da televisão estatal russa sobre qual dos dois candidatos preferia que ganhasse as eleições norte-americana, Putin respondeu que "nada mudou" na sua preferência por Joe Biden.

"Vi alguns fragmentos [do debate]. Mas tinha mais que fazer", disse, citado pela Sky News.

2024-07-04
15:50

Medvedev diz que 190 mil recrutas já assinaram contrato com o exército em 2024

Cerca de 190 mil recrutas assinaram contrato com o Ministério da Defesa em 2024, anunciou o antigo presidente da Rússia, Dmitry Medvedev.

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia disse que isso significa uma média de mil pessoas por dia.

A Rússia vai continuar a encorajar este tipo de movimento, disse ainda o responsável.

2024-07-04
15:10

Putin diz que não vai anunciar um cessar-fogo na Ucrânia

O presidente russo garantiu que o Kremlin não irá anunciar qualquer cessar-fogo. "Precisamos de ver passos irreversíveis pela Ucrânia, sem esses passos um cessar-fogo é impossível". 

Num discurso, durante uma conferência em Astana, Cazaquistão, sublinhou ainda que Moscovo está pronta para começar a produzir mísseis de alcance intermédio.

Putin afirmou também que é "inútil" para a Rússia tentar apelar ao parlamento ucraniano para um cessar-fogo.

2024-07-04
14:21

Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Polónia em visita a Kiev

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Polónia, Wiesław Kukuła, esteve em Kiev para se encontrar com o líder das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi. "O general visitou a Ucrânia a convite do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia. Trata-se de mais um importante encontro entre os dois comandantes, que demonstra a solidariedade e a cooperação entre a Polónia e o nosso vizinho oriental face à agressão russa", refere o comunicado.

2024-07-04
13:05

Míssil russo danifica infraestrutura energética em Poltava

Um míssil russo atingiu a região de Poltava, danificando uma infraestrutura de gás natural, anunciou o Ministério da Energia.

Na sequência do mesmo ataque uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas.

Uma outra infraestrutura não especificada e uma das sedes da empresa Ukrgasvydobyvannia também foram danificadas no mesmo ataque.

As forças ucranianas já tinham anunciado o abate de um míssil russo naquela região, mas o governador indicou que havia destroços.

2024-07-04
12:40

Navios de guerra russos e chineses encontram-se para patrulha conjunta

A corveta militar russa "Sovershenny" encontrou-se com navios de guerra chineses no Estreito da Coreia para efetuar patrulhas conjuntas na região Ásia-Pacífico, informou a agência noticiosa estatal russa TASS, citando a frota russa do Pacífico.

2024-07-04
11:44

Modi visita Moscovo na próxima semana para se encontrar com Putin

O primeiro-ministro da Índia Narendra Modi visitará a Rússia em 8 e 9 de julho para negociações com o presidente Vladimir Putin, informou o Kremlin na quinta-feira. Putin e Modi vão discutir as perspetivas de desenvolvimento dos laços bilaterais, bem como questões internacionais e regionais, afirmou o Kremlin.

2024-07-04
09:30

Irão e Rússia mais perto de acordo global de cooperação bilateral

O presidente russo, Vladimir Putin, encontrou-se com Mohammad Mokhber, o presidente interino do Irão, à margem da cimeira da Organização de Cooperação de Xangai, em Astana, Cazaquistão. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Moscovo e Teerão têm vindo a negociar um acordo global de cooperação bilateral, que reflete a "subida sem precedentes" dos laços bilaterais.

2024-07-04
09:15

A Rússia tem usado as redes sociais para desestabilizar a campanha legislativa francesa, alerta estudo

As campanhas de desinformação russas estão a usar as redes sociais para desestabilizar a campanha para as legislativas francesas, lê-se num estudo do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) francês centrado exclusivamente no X. O estudo, publicado a 30 de junho, identifica algumas das estratégias de perturbação digital do Kremlin durante a campanha para as eleições legislativas.

"O problema de Putin é simples: como fazer com que as comunidades políticas que se opõem ao seu domínio percam as eleições?", lê-se no estudo. "A frente republicana [partidos que, durante o período eleitoral, se opõem ao Reagrupamento National, de extrema-direita, uma vez que este é visto como defendendo valores anti-republicanos] é o último obstáculo antes de um partido pró-Putin chegar ao poder [em França]", disse David Chavalarias, diretor de investigação do CNRS e autor do estudo, ao Euractiv.

"E está a desmoronar-se, minado por certas ações de curto e longo prazo tomadas pelo Kremlin, como a exploração do conflito israelo-palestiniano", acrescentou.  Algumas das estratégias utilizadas pelo Kremlin incluem a difusão de mensagens destinadas a "normalizar a extrema-direita", "idealmente até que os seus apoiantes possam afirmar que rejeitam o prefixo 'extremo', que é o que a RN está a fazer", refere ainda o estudo.

Outra estratégia, de acordo com a mesma investigação, consiste em modular a perceção do La France Insoumise (LFI) com a emergência do 'islamo-esquerdismo' - um termo que, de acordo com o estudo, também foi apresentado pelo Kremlin -, ou a deslegitimação do poder de Emmanuel Macron, através de publicidade direcionada, ou mesmo a promoção de sites falsos", afirma David Chavalarias.

2024-07-04
08:47

Ucrânia confirma retirada das suas forças de Chasiv Yar, cidade estratégica da guerra. "Tornou-se impraticável"

As forças ucranianas retiraram-se de uma parte de Chasiv Yar, na região oriental de Donetsk, disse o porta-voz militar na televisão nacional na quinta-feira. "Tornou-se impraticável manter o controlo do canal depois de o inimigo ter entrado nele, porque ameaçava a vida e a saúde dos nossos militares e as nossas posições foram destruídas", disse Nazar Voloshyn. "O comando decidiu recuar para posições mais protegidas e preparadas, mas mesmo aí o inimigo não pára as suas ações de combate", acrescentou.

Trata-se de uma cidade a 20 quilómetros de Bakhmut e que, pela sua elevação, pode ser um ponto estratégico fulcral para o desenvolvimento da situação na região de Donetsk.

2024-07-04
08:39

Rússia ataca norte e centro da Ucrânia com 22 drones Shahed. Defesas anti-aéreas destroem quase todos

A Ucrânia abateu 21 dos 22 drones Shahed, de fabrico iraniano, utilizados num ataque russo durante a noite. Segundo comunicado das forças armadas, as defesas anti-aéreas ucranianas abateram os drones em seis regiões do norte e do centro do país.

O governador da região norte de Chernihiv disse que um dos drones atingiu uma instalação na sua região, sem fornecer mais pormenores. Na sua declaração, acrescentou que mais de 5.000 pessoas ficaram sem eletricidade. Já o governador da região de Dnipropetrovsk afirmou que a defesa aérea abateu dois drones sobre a sua região.

 

2024-07-04
08:36

Míssil russo destrói MiG-29 ucraniano

Um míssil russo atingiu e destruiu um caça MiG-29 ucraniano num aeródromo da região de Dnipropetrovsk, noticiou a agência TASS, que cita o Ministério da Defesa do país.

2024-07-04
08:17

Presidente chinês telefona a António Costa sobre aprofundamento de confiança política com a UE

O Presidente da China, Xi Jinping, telefonou a António Costa para o felicitar pela nomeação para Presidente do Conselho Europeu, avança a imprensa chinesa. Xi Jinping afirmou que a China está disposta a trabalhar com Costa para "aprofundar a comunicação estratégica, reforçar a compreensão mútua e a confiança política", segundo afirma a Reuters.

"A China está sempre empenhada em desenvolver uma parceria estratégica abrangente com a Europa", terá dito o presidente chinês.