Saiba tudo sobre o Euro aqui
Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Orbán diz a Zelensky para considerar cessar-fogo que permita negociações de paz

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-02

O que está a acontecer

2024-06-30
11:31

Rússia toma controlo de mais duas aldeias de Donetsk

As forças russas tomaram o controlo de duas aldeias ucranianas: Spirne e Novooleksandrivka, na região ucraniana de Donetsk. A informação é avançada pelo ministério da Defesa russo, citado pela agência RIA, este domingo.

Siga ao minuto:

2024-07-02
23:45

Visita de Orbán a Kiev lança "ruído de fundo tremendo na política europeia"

O major-general Arnault Moreira analisa a primeira visita de Viktor Orbán a Kiev, que coincide com a altura em que a Hungria assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. O primeiro-ministro húngaro aproveitou a ocasião para apresentar uma proposta de cessar-fogo na Ucrânia - uma proposta que o especialista em Geoestratégia descreve como "ambígua".

2024-07-02
23:44

Orbán foi a Kiev "dizer pessoalmente" a Zelensky que "a Ucrânia não tem hipóteses de vencer a guerra"

Diana Soller analisa a primeira visita de Viktor Orbán a Kiev desde o início da invasão russa, que coincide com a altura em que a Hungria assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. A comentadora da CNN Portugal considera que esta visita surge apenas nesse âmbito, pelo que a atitude do primeiro-ministro húngaro em relação à Ucrânia não terá mudado.

2024-07-02
22:39

"Fui atingido por um rocket e não consigo andar normalmente". Da linha da frente da guerra na Ucrânia para a recuperação em Portugal

Primeiro grupo de combatentes ucranianos já está em Ourém. Centro recebeu 11 militares feridos para reabilitação e espera poder ajudar muitos mais
Leia mais aqui
2024-07-02
22:14

"Zelensky olha para Viktor Orbán e através dele vê Vladimir Putin"

Azeredo Lopes, comentador da CNN Portugal, analisa a visita do presidente da Hungria, Viktor Orbán, a Kiev, para pedir um cessar-fogo e o início de negociações com a Rússia, com Volodymyr Zelensky a não conseguir disfarçar o desconforto perante um chefe de Estado que sempre foi próximo do invasor da Ucrânia.

2024-07-02
19:00

ONU diz que Rússia violou direito internacional ao deter jornalista dos EUA

Especialistas em direitos humanos da ONU alegam que a Rússia violou o direito internacional ao deter Evan Gershkovich, repórter do Wall Street Journal, pedindo a sua libertação imediata num comunicado hoje tornado público.

O Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária – um organismo composto por especialistas independentes convocados pelo principal órgão de direitos humanos da ONU - argumenta que há uma “surpreendente falta de qualquer fundamentação factual ou jurídica” para as acusações de espionagem levantadas contra Gershkovich, de 32 anos.

O grupo de cinco membros disse que a nacionalidade norte-americana de Gershkovich foi um fator na sua detenção e, como resultado, o processo judicial foi “discriminatório”.

“O Grupo de Trabalho considera que a privação de liberdade de Gershkovich constitui uma violação do direito internacional, sendo discriminatório, com base na sua nacionalidade”, afirmou o organismo num parecer emitido em março, mas que apenas hoje foi tornado público.

2024-07-02
18:20

Jornalista russo Alexander Nevzorov e mulher incluídos em lista de extremistas

Um tribunal russo decidiu incluir na lista de organizações extremistas o jornalista Alexander Nevzorov, condenado à revelia a oito anos de prisão por divulgar "informações falsas" sobre a guerra na Ucrânia, e a sua mulher Lídia.

O Tribunal Oktyabrsky de São Petersburgo decidiu a favor do procurador e de um número indeterminado de pessoas que interpuseram uma ação judicial em defesa dos interesses do Estado, segundo a agência noticiosa TASS.

"Os cônjuges Alexander e Lidia, desde março de 2022 até aos dias de hoje, independentemente da região e do país, difundiram a ideologia extremista a um número ilimitado de pessoas, publicando informações falsas nas suas páginas da Internet sobre a realização de uma operação militar especial (guerra ucraniana)", divulgou o serviço de imprensa da Procuradoria-Geral da Rússia.

Ao abrigo desta medida, os bens dos cônjuges serão convertidos em rendimentos do Estado.

2024-07-02
17:50

Frota russa com submarino e fragata chega a Cuba

Um conjunto de navios da frota do norte da marinha russa chegou esta terça-feira a Cuba, anunciou o correspondente da agência RIA Novosti.

Entre o grupo que está nas Caraíbas está o submarino Kazan, a fragata Almirante Gorshkov, um navio de abastecimento e um bote salva-vidas.

A frota está no porto de La Guaira, sendo que esta é a segunda vez que a marinha russa marca presença em Cuba num curto espaço de tempo.

2024-07-02
17:19

Lukashenko diz que a Bielorrússia não vai permitir confrontos na fronteira com a Ucrânia

A Bielorrússia não vai permitir quaisquer confrontos na fronteira com a Ucrânia, frisou o presidente Alexander Lukashenko, citado pela agência estatal bielorrussa.

"Garanto-vos que não vamos permitir quaisquer combater na fronteira com a Ucrânia. Não haverá nenhum", garantiu o presidente russo.
 
As declarações de Lukashenko surgem depois de, na semana passada, a Bielorrússia ter anunciado o envio de novas forças de defesa aérea para a sua fronteira com a Ucrânia para proteger  "instalações de infraestruturas críticas" devido ao aumento da atividade dos drones ucranianos na região.

2024-07-02
16:18

Avião russo volta a violar espaço aéreo da NATO

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Lituânia denunciou a violação do espaço aéreo do país por parte de um avião russo.

De acordo com o comunicado lituano, foi emitido um protesto diplomático junto da representação russa.

Recorde-se que a Lituânia faz parte da NATO, sendo que esta não é a primeira vez que um caça da Rússia faz algo do género.

2024-07-02
15:54

EUA vão anunciar pacote de mais de 2 mil milhões de euros de armamento para a Ucrânia

Os Estados Unidos vão anunciar em breve mais de 2,3 mil milhões de dólares (2,14 mil milhões de euros) num pacote de armamento dirigido à Ucrânia, disse o Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, durante uma reunião com o seu homólogo ucraniano no Pentágono.

Austin afirmou que o pacote incluiria armas anti-tanque e sistemas de defesa anti-aérea, permitindo também acelerar a aquisição de sistemas NASAMS e Patriot.

2024-07-02
15:10

Putin encontra-se com Xi e Erdoğan no Cazaquistão

O presidente russo Vladimir Putin vai encontrar-se com Xi Jinping e Erdoğan em Astana, Cazaquistão, O encontro com os líderes da China e da Turquia irá decorrer esta quarta-feira, segundo a agência TASS.

O encontro acontecerá durante uma cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) . Putin encontrou-se pela última vez com Xi em maio, quando visitou a China na sua primeira viagem ao estrangeiro após a tomada de posse para um quinto mandato como presidente russo.

A OCX é uma organização eurasiática política, económica, de segurança internacional e de defesa criada pela China e pela Rússia em 2001.

2024-07-02
14:54

A Ucrânia vai receber "boas notícias" sobre sistemas de defesa aérea na cimeira da NATO

A Ucrânia deverá receber "boas notícias" sobre o seu pedido de mais sistemas de defesa aérea na cimeira da NATO em Washington, na próxima semana, disse um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA . "Esperamos poder chegar à cimeira e fazer novos anúncios sobre a defesa aérea", disse o funcionário, falando sob condição de anonimato, à Reuters. "Ouviram dizer que os ucranianos estão interessados em garantir mais Patriots ou sistemas semelhantes. E penso que teremos mais algumas boas notícias para eles nessa frente".

2024-07-02
14:12

Zelensky quer paz justa e Orbán pede cessar-fogo para negociações

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje em Kiev ao primeiro-ministro húngaro que falta uma paz justa para a Ucrânia e Viktor Orbán apelou para um cessar-fogo para permitir conversações de paz.

Numa conferência de imprensa conjunta, Zelensky considerou que a visita do líder húngaro ilustra “as prioridades europeias comuns e a importância de trazer uma paz justa à Ucrânia e a toda a Europa”.

A Hungria assumiu na segunda-feira a presidência rotativa de seis meses da União Europeia (UE), que iniciou negociações para a adesão da Ucrânia.

Orbán é o único líder dos países da UE considerado próximo da Rússia.

O líder nacionalista húngaro chegou hoje a Kiev para conversações com Zelensky, naquela que é a sua primeira deslocação à Ucrânia desde que o país foi invadido pela Rússia em fevereiro de 2022.

Orbán disse que apelou a Zelensky para considerar um cessar-fogo o mais rapidamente possível, a fim de alcançar a paz, segundo a agência francesa AFP.

“Pedi ao Presidente [Zelensky] que considerasse a possibilidade de um cessar-fogo o mais rapidamente possível”, que seria “limitado no tempo e permitiria acelerar as negociações de paz”, afirmou.

2024-07-02
13:27

Zelensky não comenta proposta de cessar-fogo e diz que falta paz justa

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em Kiev ao primeiro-ministro húngaro que falta uma paz justa para a Ucrânia e Viktor Orbán apelou para um cessar-fogo para permitir conversações de paz.

Zelensky considerou que a visita do líder húngaro ilustra “as prioridades europeias comuns e a a importância de trazer uma paz justa à Ucrânia e a toda a Europa”.

2024-07-02
12:16

Caças 'destruídos' de Kiev neutralizam depósito de munições na Crimeia

O comandante da força aérea ucraniana, Mykola Oleshchuk, anunciou que os militares realizaram um "ataque destrutivo" a um depósito de munições russo na Crimeia ocupada por Moscovo, na segunda-feira.

"Mais uma vez, os aviões ucranianos 'destruídos' pela propaganda inimiga continuam a executar com sucesso missões de combate", disse Oleshchuk no Telegram, referindo-se a um relatório do Ministério da Defesa da Rússia que afirmava que cinco caças militares ucranianos tinham sido destruídos num aeródromo na região central de Poltava.

2024-07-02
12:14

Negociações entre Orbán e Zelensky podem servir de base para um acordo bilateral

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou que pretende melhorar as relações com a Ucrânia e assinar um acordo de cooperação bilateral alargado. Numa conferência de imprensa conjunta, Volodymyr Zelensky afirmou que as discussões negociações entre os dois líderes em Kiev poderiam servir de base para um futuro acordo entre a Ucrânia e a Hungria.

Da discussão entre os dois chefes de Estado, salienta-se a criação de uma escola ucraniana na Hungria, maior assistência a refugiados da guerra e o pedido de Orbán para que haja um cessar-fogo que agilize termos de paz com a Rússia.

2024-07-02
12:00

Orbán diz a Zelensky para considerar cessar-fogo que permita negociações de paz

O primeiro-ministro da Hungria disse ao presidente da Ucrânia que deve considerar um cessar-fogo o mais depressa possível para que as conversações de paz possam acelerar.

A partir de Kiev, onde está pela primeira vez desde a invasão russa, Viktor Orbán disse a Volodymyr Zelensky que um cessar-fogo pode ajudar a essas negociações com a Rússia.

2024-07-02
11:05

Moscovo decreta prisão à revelia de antigo primeiro-ministro ucraniano e de outros três ex-governantes

Um tribunal em Moscovo determinou a prisão à revelia de quatro ex-governantes ucranianos, incluindo o ex-primeiro-ministro, Volodymyr Groysman, e o ex-ministro das Finanças, Oleksandr Shlapak. Segundo o acórdão, citado pelo Kyiv Independent, os quatro foram acusados de usar métodos e meios de guerra proibidos.

As acusações estão relacionadas ao papel desempenhado na invasão russa.

Em fevereiro, Moscovo também incluiu políticos europeus, como a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, na lista de procurados. 

2024-07-02
10:10

Presidência da Rússia do Conselho de Segurança da ONU não irá colocar Ucrânia na agenda

A Rússia tomou a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas esta segunda-feira e hoje confirmou que a invasão na Ucrânia não estará na agenda deste mês.  Vasily Nebenzya, durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque, sublinhou que qualquer membro poderá “propor o tema para consideração”.

Em vez, a iniciativa de Moscovo é discutir os conflitos no Médio Oriente, com especial destaque para a situação na Palestina, no Yemen e na Síria. 

Nebenzya ainda respondeu a algumas questões dos jornalistas, especialmente sobre a notícia avançada ontem de que a Rússia havia bombardeado o seu território cerca de 40 vezes no espaço de um ano. “A Ucrânia e os seus patrocinadores ocidentais estão a falsificar esse tipo de histórias”, respondeu.
 

2024-07-02
09:45

Marinha vigia travessia de navio russo em águas nacionais. Embarcação utilizada para "reabastecimento logístico"

A Marinha Portuguesa monitorizou um navio russo, utilizado para "reabastecimento logístico", em águas nacionais entre domingo e segunda-feira . O Centro de Operações Marítimas coordenou o emprego do NRP Setúbal e das Lanchas NRP Orion e NRP Dragão para acompanharem e monitorizarem o trânsito do navio URSA MAJOR.

"A Marinha, através destas ações de monitorização e vigilância, garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, na proteção dos interesses de Portugal e, simultaneamente, contribui para assegurar o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança.", afirma em comunicado.