Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia anuncia conquista de duas localidades em Kharkiv e Donetsk

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-01

O que está a acontecer

  • Enviado da Rússia na ONU avisa que guerra na Ucrânia não pode ser resolvida num dia

  • Rússia anuncia conquista de duas localidades em Kharkiv e Donetsk

  • Rússia diz que ataque ucraniano fez um morto em Belgorod

  • Ucrânia afirma que acusações da Bielorrússia sobre tropas na fronteira são "operação de informação"

  • Rússia lançou acidentalmente 38 bombas contra o seu próprio território

  • Ucrânia anuncia desmantelamento de grupo que queria tomar o parlamento

2024-06-30
08:10

Quatro bombeiros russos feridos em bombardeamento ucraniano em Donetsk

Quatro bombeiros russos ficaram feridos na sequência de um bombardeamento ucraniano em Donetsk, informa o ministério das Situações de Emergência este domingo. 

"No distrito de Petrovsky, os bombeiros do departamento estavam a apagar um incêndio que ocorreu após bombardeamentos (ucranianos), escreveram no Telegram. "Houve um alerta para um novo ataque de artilharia. O bombardeamento atingiu-os quando estavam a evacuar", acrescentaram.

Siga ao minuto:

2024-07-02
06:13

Lavrov em Nova Iorque durante presidência russa do Conselho de Segurança da ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, estará este mês em Nova Iorque para participar numa série de reuniões do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), órgão cuja presidência rotativa mensal foi segunda-feira assumida por Moscovo.

A informação foi avançada pelo embaixador russo junto da ONU, Vasily Nebenzya, que especificou que Lavrov presidirá pelo menos dois debates especiais convocados pela Rússia: um sobre “Cooperação multilateral no interesse de uma ordem mundial mais justa, democrática e sustentável”, a 16 de julho, e outro, no dia seguinte, sobre “A situação no Médio oriente, incluindo a questão palestiniana" - este último de nível ministerial.

De acordo com Nebenzya, a guerra de Israel em Gaza continuará a estar em foco este mês, uma vez que "não há sinais de que o cessar-fogo esteja próximo", apesar dessa determinação pelo Conselho de Segurança.

Nesse sentido, o Conselho receberá na terça-feira um 'briefing' da coordenadora Humanitária e de Reconstrução da ONU para Gaza, Sigrid Kaag. 

A Rússia convocou também um debate sobre a cooperação entre a ONU e organizações regionais, que se concentrará no papel da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, da Comunidade dos Estados Independentes e da Organização para Cooperação de Xangai.

"Estas três organizações estão a realizar um trabalho muito útil na região da Eurásia. No entanto, nem sempre é bem coberto na ONU. Acreditamos que é necessário dar aos membros do Conselho a oportunidade de receber informações em primeira mão sobre as atividades destas organizações regionais", defendeu Nebenzya.

Além da guerra em Gaza, várias outras questões relacionadas com o Médio Oriente estão na programação deste mês, como a situação política e humanitária na Síria, os recentes desenvolvimento no Iémen e no Líbano

Já as questões africanas no programa de trabalho de julho incluem um 'briefing' do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sahel, a votação da renovação do regime de sanções da República Centro-Africana (RCA)  e um 'briefing' sobre a Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo.

Espera-se que o Conselho realize ainda consultas sobre a Força de Manutenção da Paz da ONU no Chipre, sobre a Colômbia e sobre o Haiti, e que mantenha ainda consultas bianuais sobre o Centro Regional das Nações Unidas para Diplomacia Preventiva da Ásia Central.

Apesar de não estar marcada nenhuma reunião sobre a Ucrânia, Nebenzya não descartou que possa vir a ser agendada a pedido de qualquer Estado-membro do Conselho.

A Rússia, que está em guerra com a Ucrânia desde que invadiu o país vizinho em fevereiro de 2022, sucede à Coreia do Sul na liderança rotativa do Conselho de Segurança da ONU e será substituída em agosto pela Serra Leoa.

2024-07-01
23:18

Bombas aéreas guiadas com que a Rússia devastou a Ucrânia estão a cair no próprio território

De acordo com documentos internos russos, as 'glide bombs' estão a atingir com frequência o território russo. Os peritos explicam que a causa pode estar nos sistemas de GPS defeituosos
Leia mais aqui
2024-07-01
23:15

Orbán visita a Ucrânia pela primeira vez desde o início da invasão russa

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, vai encontrar-se esta terça-feira com Zelensky naquela que será a sua primeira viagem à Ucrânia desde o início da guerra, avança o Financial Times.

2024-07-01
18:52

Navalnaya promete intensificar luta contra Putin com novo cargo

Yulia Navalnaya, a viúva do antigo opositor de Vladimir Putin, informou que usará a sua nova função como presidente da Human Rights Foundation (HRF), com sede nos Estados Unidos da América, para intensificar a luta do marido contra o presidente russo.

A HRF informou em comunicado que indicou Navalnaya para suceder ao antigo campeão de xadrez e crítico do Kremlin Garry Kasparov como presidente da instituição dedicada aos direitos humanos, que fornece ajuda humanitária à Ucrânia e tem campanhas contra líderes autoritários em todo o mundo.

2024-07-01
18:50

Enviado da Rússia na ONU avisa que guerra na Ucrânia não pode ser resolvida num dia

Vassily Nebenzia, embaixador russo na Organização das Nações Unidas avisou que “a crise ucraniana não pode ser resolvida num dia”, quando questionado sobre as recorrentes afirmações de Donald Trump de que poderia acabar conflito dentro de 24 horas se fosse reeleito.

2024-07-01
17:38

Rússia destrói alvos aéreos na Crimeia

A Rússia diz ter abatido quatro alvos aéreos sobre a Crimeia. Os fragmentos caíram na área costeira, perto de Balaklava, informou o governador russo instalado naquela região.

2024-07-01
16:19

Forças Armadas dos EUA aumentam medidas de segurança nas bases na Europa

As Forças Armadas dos EUA aumentaram as medidas de proteção de segurança nas suas bases na Europa, pedindo aos militares que sejam mais vigilantes, devido a uma combinação de ameaças em toda a região.

O Comando Europeu das Forças Armadas norte-americanas disse num comunicado, no domingo, que “uma variedade de fatores influencia a segurança da comunidade militar dos EUA no estrangeiro”.

O aumento do nível de ameaça para a categoria Charlie é o resultado de uma combinação de eventos que ocorrem em toda a Europa, incluindo eleições em França e no Reino Unido, as próximas Olimpíadas e outros grandes eventos desportivos, bem como as guerras em curso na Ucrânia e em Gaza, de acordo com dois relatórios dos EUA.

2024-07-01
14:48

Rússia analisa sistema de orientação de mísseis dos EUA

As forças russas capturaram um sistema de orientação de mísseis de longo alcance, intacto, fabricado nos Estados Unidos da América. E estão agora a analisar esta tecnologia militar, avançou a agência de notícias russa RIA. Em causa está um sistema ATACMS.

2024-07-01
14:38

Lavrov vai presidir debates no Conselho de Segurança da ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, vai presidir aos debates no Conselho de Segurança das Nações Unidas, a 16 e 17 de junho em Nova Iorque, escreve a Reuters.

2024-07-01
13:09

Rússia diz que ataque ucraniano fez um morto em Belgorod

Um homem morreu na sequência de um bombardeamento ucraniano à região de Belgorod.

A denúncia foi feita pelo governador da região, Vyacheslav Gladkov, que falou num ataque a uma empresa agrícola da vila de Novaya Tavolzhanka.

 
2024-07-01
11:59

Rússia anuncia conquista de duas localidades em Kharkiv e Donetsk

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a captura de duas localidades no este da Ucrânia.

De acordo com um comunicado publicado esta manhã, a Rússia conseguiu o controlo de Stepova Novoselivka, na região de Kharkiv, e de Novopokrovske, em Donetsk.

2024-07-01
11:37

Mais soldados e uma ameaça nuclear. Tensão cresce na fronteira com a Bielorrússia, Ucrânia fala em "operação de informação"

Minsk acusa Ucrânia de colocar mais soldados na zona. Em paralelo denunciou uma ação de um drone ucraniano e encontrou engenhos explosivos. Kiev nega tudo
Leia mais aqui
2024-07-01
10:35

Reforço de tropas ucranianas na fronteira com a Bielorrússia. Alarme em Moscovo ou uma "operação de desinformação"?

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, garantiu que há relatos de a Ucrânia estar a reforçar o destacamento de tropas na fronteira com a Bielorrússia e que isso era "causa para preocupação". 

Minutos depois, contudo, fonte oficial de Kiev garantiu que as declarações de Peskov não passavam de uma "operação de desinformação".
 

2024-07-01
10:25

Rússia lançou acidentalmente 38 bombas contra o seu próprio território

A Rússia lançou acidentalmente pelo menos 38 bombas planadoras - não teleguiadas - sobre o seu próprio território entre abril de 2023 e abril de 2024, noticia o The Washington Post, que cita documentos internos de limpeza e evacuação de aparelhos explosivos, que obteve junto dos serviços secretos ucranianos.

As bombas planadoras FAB-500, que transportam uma carga útil de 500 quilos, caíram na região russa de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, A Rússia tinha começado a utilizar este tipo de armas modificadas da era soviética, com uma asa e um kit de navegação acoplados, como alternativa aos mísseis guiados de precisão, que estavam a diminuir.

A investigação do Post cita o especialista militar Ruslan Leviev, que sublinha que os sistemas de orientação adaptados das bombas planadoras não são pouco fiáveis. Ou seja, "apenas uma fração destas bombas falha, pelo que isso não afeta a eficácia prática desta arma, por muito cínico que isso possa parecer".
 

2024-07-01
10:08

Rublo cai face ao Euro e Dólar

O rublo caiu em relação ao dólar e ao euro, mas manteve a sua posição em relação ao yuan chinês, relata a Reuters. A descida acontece ao mesmo tempo que um corte nas vendas diárias de divisas do banco central está a exercer pressão sobre a moeda russa.

Às 08:25 horas, o rublo estava a ser negociado 0,4% mais baixo, em 86,05 contra o dólar. O comércio de ambas as moedas foi transferido no mês passado da Bolsa de Moscovo para o mercado interbancário, menos líquido e mais volátil, como consequência das sanções dos EUA contra a bolsa.

2024-07-01
10:01

Ucrânia anuncia desmantelamento de grupo que queria tomar o parlamento

O Serviço de Segurança da Ucrânia anunciou hoje o desmantelamento de um grupo subversivo que convocou um evento público na capital do país com o objetivo de derrubar as autoridades civis e militares ucranianas e tomar o edifício do parlamento.

Um número desconhecido de pessoas foram presas por envolvimento na conspiração, Segundo o Serviço de Segurança da Ucrânia.

“De acordo com a investigação, em maio e junho de 2024, um grupo de pessoas distribuiu mensagens nas redes sociais desacreditando a atual liderança do Estado, apelando a mudanças na ordem constitucional e à tomada do poder na Ucrânia”, lê-se num comunicado do Ministério Público ucraniano, que informou sobre o desmantelamento do grupo.

Segundo o Ministério Público (MP), os líderes do grupo convocaram vários eventos públicos para 30 de junho, data em que a Ucrânia celebra o Dia da Constituição. Os organizadores não revelavam as suas intenções nas convocatórias.

Além de assumir o parlamento, a ideia era eleger um novo “governo interino” nestes eventos públicos.

O principal organizador do evento é, segundo o MP, o dirigente de uma organização que “tem experiência na participação em atos provocatórios” que até hoje não produziram resultados.

“Ele [o principal organizador] alugou uma sala com capacidade para duas mil pessoas e também procurou militares e guardas armados de estruturas privadas para levarem a cabo a tomada do poder”, afirma o MP, explicando a forma como foi preparada a alegada tentativa de golpe.

Segundo a mesma fonte, o organizador tinha cúmplices nas regiões de Dnipropetrovsk (centro) e Kiev e tentou, sem sucesso, atrair uma Organização Não Governamental (ONG) da região de Ivano-Frankivsk (oeste) para os preparativos.

Quatro pessoas estão a ser investigadas em Ivano-Frankivsk por distribuir material apelando ao derrube da ordem constitucional na Ucrânia. Dois deles foram presos preventivamente, segundo o Ministério Público.

2024-07-01
10:00

Ataque aéreo russo a posto de correios mata uma pessoa e faz vários feridos, incluindo uma criança com oito meses

Um ataque aéreo russo a um posto de correios em Kharkiv no domingo matou uma pessoa e fez nove feridos, incluindo uma criança com oito meses, anunciou o governador da região - uma das mais fustigadas nos últimos dias - Oleh Syniehubov.

Entre as vítimas, está um funcionário dos correios que morreu na sequência da explosão. Segundo a análise feita até ao momento, poderão ter estado no local do impacto nove pessoas. 

2024-07-01
09:13

Ucrânia: Rússia terá perdido mais de 33 mil soldados durante o mês de junho

33.713 soldados. É esta a estimativa de quantos soldados a Rússia perdeu durante o mês de junho, de acordo com números do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia. "No total, as perdas do inimigo em junho ascenderam a 33.713 ocupantes, 352 tanques, 589 veículos de combate, 1.393 sistemas de artilharia, 58 sistemas de defesa aérea, três aeronaves, 997 drones, 1.758 veículos e 284 unidades de equipamento especial", diz o relatório publicado esta segunda-feira.

2024-07-01
09:08

Exército russo destrói 36 drones ucranianos perto da fronteira

As forças russas destruíram 36 drones ucranianos durante a noite em regiões próximas da fronteira, segundo revelou o ministério da Defesa de Moscovo na segunda-feira. "Os sistemas de defesa aérea em serviço destruíram e suprimiram 18 Veículos Aéreos não Comandados na região de Bryansk, nove foram destruídos na região de Kursk e nove na região de Belgorod", disse o ministério numa publicação no Telegram.

2024-07-01
08:45

"Infelizmente". Zelensky diz que EUA não veem Ucrânia na NATO

Nem um, nem outro. Volodymyr Zelensky adiantou, numa entrevista ao norte-americano Philadelphia Inquirer, que nenhum dos candidatos a presidente dos Estados Unidos vê a Ucrânia na NATO. 

"Eles (os EUA) estão a falar abertamente sobre o assunto. O Presidente (Joe) Biden está a falar sobre isso. E (Donald) Trump diz que, se não fosse a NATO, a guerra poderia não ter começado", disse Zelensky, adiantando que isto "sugere que nenhum vê a Ucrânia na NATO hoje em dia. Infelizmente".

A leitura do presidente ucraniano surge ao mesmo tempo que se vão gerando expectativas em torno da Cimeira da NATO, em Washington, este mês. Zelensky já admitiu que espera um sinal mais definitivo sobre a futura adesão da Ucrânia à aliança - mas responsáveis norte-americanos já deixaram claro que isso é muito pouco provável.