Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia assume o controlo de mais duas aldeias ucranianas em Donetsk

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-06-30

O que está a acontecer

  • Rússia toma controlo de Spirne e Novooleksandrivka, em Donetsk

  • OSCE reconhece ações russas como genocídio contra o povo ucraniano

  • Zaporizhzhia vai ter 10 escolas subterrâneas até ao final do ano

  • Quatro bombeiros russos feridos em bombardeamento ucraniano em Donetsk

  • Rússia diz ter abatido 36 drones ucranianos

  • Zelensky pede aos países ocidentais que acelerem entrega de armas a Kiev

2024-05-13
10:26

Zelensky visita Portugal nos próximos dias

Presidente ucraniano visita Portugal nos próximos dias, apurou a CNN Portugal. Fonte do governo revelou que a deslocação do presidente ucraniano está prevista, ainda assim não está totalmente confirmada.

Não foi também revelada a data da visita, por questões de segurança.

A confirmar-se, a deslocação vai ocorrer 9 meses depois de o presidente Marcelo Rebelo de Sousa ter visitado Kiev. 
 

Siga ao minuto:

2024-06-30
11:31

Rússia toma controlo de mais duas aldeias de Donetsk

As forças russas tomaram o controlo de duas aldeias ucranianas: Spirne e Novooleksandrivka, na região ucraniana de Donetsk. A informação é avançada pelo ministério da Defesa russo, citado pela agência RIA, este domingo.

2024-06-30
10:54

Ucrânia lança produção em massa de drones com mais de 1.000 quilómetros de alcance

A Ucrânia começou a produzir em massa drones de ataque com longo alcance, com capacidade de atingir alvos a uma distância superior a 1.000 quilómetros.

O chefe da empresa estatal Ukrainian Defense Industry, também conhecida como Ukroboronprom, disse no sábado que a Kiev tinha de adotar uma abordagem mais “flexível e inventiva” para o fabrico de armas, tendo em conta “os enormes recursos e a indústria superpoderosa da Rússia”.

Em entrevista ao ArmyInform, Herman Smetanin sublinhou o “contributo significativo” dado pelas empresas ucranianas, que “ajudaram a aumentar a produção”.

2024-06-30
10:14

Rússia já matou 554 crianças desde o início do conflito, acusa Ucrânia

As tropas russas já vitimaram 554 crianças na Ucrânia e feriram outras 1.419. O balanço é do gabinete do Procurador-Geral ucraniano. 

"Mais de 1.973 crianças sofreram na Ucrânia em resultado da agressão armada em grande escala da Federação Russa. Na manhã de 30 de junho de 2024, de acordo com informações oficiais dos procuradores de menores, 554 crianças foram mortas e mais de 1.419 ficaram feridas com gravidade variável", lê-se no Telegram.

As regiões mais afetadas foram Donetsk, Kharkiv e Kherson.

2024-06-30
08:49

OSCE diz que ações russas são genocídio contra o povo ucraniano

A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) reconheceu as ações russas como genocídio contra o povo ucraniano. A informação foi avançada por um membro da delegação ucraniana, Pavlo Frolov, no Telegram.

"No dia de abertura da sessão de verão em Bucareste, a Assembleia Parlamentar da OSCE adotou uma resolução que condena os 10 anos de agressão armada da Rússia contra a Ucrânia, reconhecendo as ações da liderança militar e política da Federação Russa e das suas forças armadas durante a invasão em grande escala como genocídio do povo ucraniano", escreveu.

O documento, de acordo com Frolov, também estabelece a desocupação russa dos territórios ucranianos como um pré-requisito necessário para estabelecer uma paz duradoura.

2024-06-30
08:43

Zaporizhzhia vai ter 10 escolas subterrâneas até ao final do ano

A região ucraniana de Zaporizhzhia pode vir a ter 10 escolas subterrâneas até ao final do ano. Os trabalhos já estão a decorrer em cinco locais.

"10 escolas subterrâneas em Zaporizhzhia e nas comunidades da região de Zaporizhzhia é o nosso objetivo para 2024. Já estamos a construir cinco abrigos para espaços educativos. Planeamos lançar o processo educativo no outono", anunciou Ivan Fedorov, chefe da administração militar regional, através do Telegram.

Em breve, acrescenta, vão arrancar os trabalhos noutros dois locais.

2024-06-30
08:17

Ucrânia diz que a Rússia perdeu 1.140 soldados no sábado

Desde o início do conflito, a Rússia perdeu 542.700 soldados. O número é avançado pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia este domingo, explicando que nas últimas 24 horas foram registadas 1.140 baixas do lado russo.

A Ucrânia dá também conta do número de perdas materiais para a Rússia. Foram perdidos 8.080 tanques, 15.524 veículos blindados de combate e 14 533 sistemas de artilharia. Entre os danos, contabilizam-se também 360 aviões, 11.584 drones e 28 navios e barcos.

2024-06-30
08:10

Quatro bombeiros russos feridos em bombardeamento ucraniano em Donetsk

Quatro bombeiros russos ficaram feridos na sequência de um bombardeamento ucraniano em Donetsk, informa o ministério das Situações de Emergência este domingo. 

"No distrito de Petrovsky, os bombeiros do departamento estavam a apagar um incêndio que ocorreu após bombardeamentos (ucranianos), escreveram no Telegram. "Houve um alerta para um novo ataque de artilharia. O bombardeamento atingiu-os quando estavam a evacuar", acrescentaram.

2024-06-30
08:06

Rússia diz ter abatido 36 drones ucranianos durante a noite

Os sistemas de defesa antiaérea russos destruíram 36 drones lançados pela Ucrânia durante a noite. É o que diz o ministério da Defesa russo este domingo.

Dos 36 drones abatidos, 15 foram destruídos sobre a região de Kursk, nove sobre Kursk e outros nove sobre Lipetsk. Houve ainda a destruição de quatro drones em Voronezh e Bryansk e dois em Oryol e Belgorod.

2024-06-29
22:11

Costa faz parte de um “triângulo muito forte” que é “boa notícia” para a Ucrânia

Azeredo Lopes, comentador da CNN Portugal, analisa o atual ponto da guerra na Ucrânia. “Estamos a assistir a um relativo acalmar da frente de batalha”, diz, destacando depois a abertura de Volodymyr Zelensky a uma solução pela via diplomática. O analista explica ainda como o resultado eleitoral em França irá influenciar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Azeredo Lopes destaca também a “boa notícia” nos nomes escolhidos para a cúpula das instituições europeias, incluindo o de António Costa, com um “triângulo muito forte”.

2024-06-29
20:44

Zaporizhzhia: mísseis russos matam sete pessoas, incluindo duas crianças. "É preciso destruir os terroristas onde eles estão", responde Zelensky

Foram disparados dois mísseis contra a cidade de Vilniansk. Para dar a volta à guerra, alerta o presidente ucraniano, é preciso atacar com uma verdadeira capacidade de longo alcance
Leia mais aqui
2024-06-29
19:35

Zelensky pede aos países ocidentais que acelerem entrega de armas a Kiev

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou aos seus aliados ocidentais para que “acelerem” o fornecimento de armas às forças de Kiev, na sequência de novos ataques mortais da Rússia.

“As decisões de que necessitamos devem ser aceleradas. Qualquer atraso nas decisões nesta guerra significa a perda de vidas humanas”, defendeu Zelensky, apelando à entrega de armas para “destruir os lançadores de mísseis russos”.

Os mais recentes ataques russos aconteceram hoje contra uma cidade na região de Zaporijia e aldeias da região de Donetsk, no sul e leste da Ucrânia, provocando 11 mortos.

Moscovo já atacou Zaporijia e cidades vizinhas várias vezes desde que a sua ofensiva na Ucrânia começou em 2022, mas nas últimas semanas concentrou os seus esforços principalmente no leste do país e não no sul.

2024-06-29
18:47

Tropas russas bombardeiam Kurakhivka: há pelo menos um morto e dois feridos

As tropas russas voltaram a bombardear a aldeia de Kurakhivka, na região de Donetsk, matando uma pessoa e ferindo outras duas. Segundo uma publicação no Telegram pelo chefe da Administração Militar Regional de Donetsk, Vadym Filashkin, esta é a segunda vez hoje que a aldeia foi bombardeada, tendo uma pessoa ficado ferida durante a manhã.

 De acordo com informações preliminares, outra pessoa foi ferida em Sloviansk, acrescentou Filashkin. As consequências do bombardeamento estão a ser apuradas.

2024-06-29
17:32

Ataque russo a Zaporizhzhia faz seis mortos. Vários edifícios ficaram danificados

Novos desenvolvimentos sobre o ataque russo deste sábado a Zaporizhzhia. De acordo com a Reuters,  as forças russas atacaram a cidade de Vilniansk, nos arredores da cidade, no sudeste do país, matando seis pessoas e ferindo outras oito. O ataque também danificou infraestruturas, uma loja e edifícios residenciais.

2024-06-29
16:59

“Custa-nos mais, porque a Ucrânia sente-se atraída pela nossa forma humana de estar no mundo”

Orlando Samões, especialista em relações internacionais, analisa o atual momento da guerra na Ucrânia. “Escolheram lutar, e isso tem o custo que estamos agora a ver”, refere, destacando que as mortes de civis são “a maior tragédia” das guerras. Orlando Samões diz que será muito difícil à Ucrânia afastar as tropas russas para o seu país de origem sem ataques no território do seu invasor.

2024-06-29
16:59

Ferro de Gouveia: Nomeação de Costa para Conselho Europeu é “boa notícia” para a Ucrânia

Helena Ferro de Gouveia, comentadora da CNN Portugal, explica como os Estados Unidos da América têm interesse em que a Ucrânia se continue a defender sozinha. A especialista completa que o lado americano tem a preocupação “de dar as melhores condições de defesa possível” à Ucrânia, tendo em conta o possível cenário de uma troca na presidência dos EUA com as eleições de novembro. Ferro de Gouveia refere também as três nomeações conhecidas esta semana para as instituições europeias, incluindo a de António Costa para a presidência do Conselho Europeu, que considera “boas notícias” para a questão ucraniana.

2024-06-29
16:29

Russos atingem instalações críticas em Zaporizhzhia

As forças russas atingiram "infraestrutura crítica" na região ucraniana de Zaporizhzhia, avança a agência Ukrinform, que cita uma publicação de Ivan Fedorov, diretor de operações militares daquele distrito. "Os russos atacaram uma instalação crítica no distrito de Zaporizhzhia. Há danos", refere.

2024-06-29
15:51

Tropas russas atacam Derhachi com bombas guiadas

As tropas russas atingiram a cidade de Derhachi, na região de Kharkiv, com bombas aéreas guiadas. A informação é avançada pelo chefe da administração militar da cidade, no Telegram.

O ataque danificou casas particulares, mas não há ainda informações sobre possíveis vítimas.

2024-06-29
15:37

Ainda não há equilíbrio no terreno, mas "a Ucrânia está a começar a atingir a Rússia onde mais lhe dói"

João Annes, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, acredita que a Ucrânia está a começar a "criar disrupção na capacidade russa de atacar". Para tal, diz, Kiev tem feito contra-ataques "com maior sucesso" e com "uma maior capacidade de se defender".

2024-06-29
15:28

Zelensky quer a paz? "Há uma inversão, ainda que pequena, da posição ucraniana em relação à invasão"

Volodymyr Zelensky garantiu que não quer prolongar a guerra. Para Pedro Froufe, especialista em Relações Internacionais, as declarações do presidente servem "para afirmar a posição ucraniana sem perder o pé em relação ao objetivo defensivo".

2024-06-29
14:34

Eleições nos EUA e na Europa põem em causa "organização do sistema democrático ocidental para apoiar a Ucrânia"

O tenente-general Marco Serronha afirma que a prestação de Joe Biden no debate frente a Donald Trump "preocupa" toda a gente". Para o comentador, a situação norte-americana bem como as eleições na Europa podem ser prejudiciais para o apoio a Kiev.