Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia está a desenvolver capacidades industriais de defesa "mais rapidamente que a Europa e os EUA", alerta NATO

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-16

O que está a acontecer

  • "Rússia não tem forças suficientes para conseguir progressos em Kharkiv", diz comandante da NATO

  • Putin "aprecia posição objetiva e justa" da China sobre a guerra da Ucrânia

  • G7 segue União Europeia e deverá aprovar uso dos lucros dos ativos russos para ajudar a Ucrânia

  • China tem de escolher entre Putin e o Ocidente, diz Departamento de Estado

  • Zelensky em Kharkiv: situação é extremamente difícil, embora “controlada"

2024-02-27
11:35

Scholz diz que não haverá soldados europeus ou da NATO na Ucrânia

O chanceler alemão Olaf Scholz junta-se a outros países na rejeição do envio de tropas para a Ucrânia, deixando o presidente francês Emmanuel Macron cada vez mais isolado nesse cenário. “Mais uma vez, num debate muito positivo, foi discutido o que foi acordado desde o início entre nós e isso também se aplica ao futuro, ou seja, que não haverá tropas terrestres, nem soldados em solo ucraniano enviados por países europeus ou de Estados da NATO”, disse Scholz citado pela Sky News.

Siga ao minuto:

2024-05-17
08:04

Ataque de drones causa incêndio em refinaria de petróleo russa

Um incêndio na refinaria de petróleo de Tuapse, na costa do Mar Negro, na sequência de um ataque de um drone ucraniano, já foi extinto, informou a agência TASS, citando as autoridades locais.
 
As defesas aéreas russas e a frota do Mar Negro destruíram 102 drones ucranianos e seis barcos sem tripulação durante a noite, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
 

2024-05-17
08:03

Rússia diz que garantias de segurança de 2021 discutidas com o Ocidente já não são relevantes

As garantias de segurança que a Rússia discutiu com o Ocidente em 2021 já não são relevantes, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, citado pela TASS.

Na mesma declaração, Ryabkov afirmou ainda que a Rússia vai reagir de forma adequada a qualquer comportamento nuclear ambíguo do Ocidente.
 
Segundo Ryabkov, o Ocidente adoptou uma postura de incerteza e ambiguidade estratégica em relação à Rússia, tentando dificultar a Moscovo a previsão da forma como a NATO irá reagir em várias situações, incluindo com armas nucleares.
 
"A Rússia vai pôr de lado o tema das 'linhas vermelhas' e vai responder ao Ocidente de uma forma espelhada", disse Ryabkov numa entrevista à agência TASS.

2024-05-17
07:50

Putin enaltece comércio bilateral em visita ao nordeste da China

O Presidente russo, Vladimir Putin, enalteceu hoje o aumento das trocas comerciais com a China, numa exposição dedicada à relação bilateral, na cidade chinesa de Harbin, parte de uma visita oficial ao país asiático.

Putin também se vai reunir com estudantes do Instituto de Tecnologia de Harbin.

Capital da província chinesa de Heilongjiang, Harbin foi outrora o lar de muitos expatriados russos e mantém alguns desses laços históricos na arquitetura.

Embora a visita de Putin seja mais simbólica e não tenha produzido resultados concretos, os dois países estão a enviar uma mensagem clara, segundo analistas.

"Estão a lembrar ao Ocidente que podem ser desafiantes quando querem", disse Joseph Torigian, investigador do Instituto Hoover da Universidade de Stanford, citado pela Associated Press.

Na exposição em Harbin, Putin enfatizou a importância da cooperação Rússia - China no desenvolvimento conjunto de novas tecnologias.

"Apoiando-nos nas tradições de amizade e cooperação, podemos olhar para o futuro com confiança", disse. "A parceria entre Rússia e China contribui para o crescimento económico dos nossos países, garante a segurança energética, ajuda a desenvolver a produção e criar novos postos de trabalho", argumentou.

Putin iniciou o segundo dia da visita à China com a colocação de flores num monumento aos soldados soviéticos mortos em Harbin, que lutaram pela China contra os japoneses durante a segunda guerra sino-japonesa.

Na cimeira de quinta-feira, Putin agradeceu ao homólogo chinês, Xi Jinping, as propostas chinesas para acabar com a guerra na Ucrânia, enquanto Xi afirmou que a China espera que a Europa regresse rapidamente à paz e à estabilidade.

A declaração conjunta expôs críticas às alianças militares dos EUA na Ásia e no Pacífico.

2024-05-16
23:53

João Oliveira diz que outros partidos começam a reconhecer discurso do PCP "como a única a saída" para a guerra da Ucrânia

Candidato comunista recusou dizer que a Rússia de Vladimir Putin é uma ameaça para a Europa
Leia mais aqui
2024-05-16
23:52

Xi e Putin dão as boas-vindas a uma "nova era" em que Taiwan e Ucrânia correm perigo e a Europa vai ter de fazer escolhas

Um inimigo em comum aproxima as duas potências (que têm disputas marcadas no futuro) e arrasta a União Europeia para "um período de escolhas" onde não há boas respostas
Leia mais aqui
2024-05-16
23:49

"Se a Rússia bombardeia cidades ucranianas, não vejo por que razão é que a Ucrânia não há de bombardear cidades russas"

O embaixador Seixas da Costa não acredita que o objetivo da Rússia fosse tomar Kharkiv, mas "criar uma situação de pânico" sobre a cidade ucraniana, "que obrigasse a uma debandada das populações".

Por outro lado, o comentador da CNN Portugal também considera "um objetivo russo" a proteção e criação da 'buffer zone' para tentar evitar que Belgorod continue a ser "flagelada". 

2024-05-16
23:48

Ucrânia: "Se a China e a Rússia demonstram que estão juntas isso pode criar uma reação mais assertiva dos EUA"

Em análise à "demonstração permanente de que a Rússia e a China estão unidas contra os EUA e contra a ordem liberal internacional", a comentadora Diana Soller prevê que, com a aproximação das eleições europeias e face à opinião pública americana, a administração Biden pode começar a ter "uma posição um bocadinho mais agressiva".

2024-05-16
23:45

Cenário em Kharkiv é "muito grave" e pode "conduzir ao descalabro da situação militar" na Ucrânia

O major-general Agostinho Costa analisa a deslocação de Zelensky a Kharkiv, que terá sido o motivo para o adiamento da viagem do presidente ucraniano à Península Ibérica. Para o especialista em estratégia militar, isto só mostra como a situação naquela região está "muito grave". 

2024-05-16
23:44

Visita de Putin a Xi revela como a China está a tentar "mostrar uma solidez política contra o Ocidente"

Jorge Tavares da Silva analisa a visita de Vladimir Putin a Xi Jinping, na China, descrevendo-a como "uma encenação de solidez" política entre os dois líderes contra o Ocidente.

2024-05-16
22:43

Cidade de Kharkiv sob ataque russo

Ihor  Terekhov, autarca de Kharkiv, avançou esta quinta-feira à noite à agência Reuters que a cidade está sob ataque de mísseis russos.

Poucas horas antes, o governador regional Oleh Synehubov, também confirmava, através do Telegram, que drones russos atacaram Kharkiv e cinco foram intercetados.
 
Ihor Terekhov, disse que Osnovyanskyi uma área periférica da segunda maior cidade da Ucrânia, tinha sido atingida nesse ataque. Ataque provocou um incêndio, mas não há, até ao momneto, registo de vítimas.

2024-05-16
20:51

"As relações entre Portugal e Rússia estão no seu pior momento". Atenção: o Kremlin "está a passar-nos um recado"

Porta-voz da diplomacia russa lamentou que "as relações luso-russas vivam a crise mais profunda de toda a sua história". Isto numa altura em que Moscovo tem procurado reforçar a sua influência nas ex-colónias portuguesas em África e em que o chefe do Estado Maior da Armada deixou claro que os portugueses vão "morrer onde tivermos de morrer para defender a Europa"
Leia mais aqui
2024-05-16
20:03

Xi e Putin levam China e Rússia para uma "nova era" (e os Estados Unidos são o alvo principal)

Presidentes dos dois países querem dominar em tudo: da Inteligência Artificial à espionagem e poder militar
Leia mais aqui
2024-05-16
19:42

Caveats: a insistência do Ocidente que está a dificultar a resistência da Ucrânia

Volodymyr Zelensky reúne-se, esta quinta-feira, com militares em Kharkiv à medida que a Rússia avança no território. Apesar de o presidente ucraniano dizer que a situação na cidade é “muito difícil”, garante que conseguiram abrandar a ofensiva. Em análise a estas notícias, o major-general Isidro de Morais Pereira diz que não acredita que “a Ucrânia tenha propositadamente deixado penetrar o seu território”

2024-05-16
19:14

G7 segue União Europeia e deverá aprovar uso dos lucros dos ativos russos para ajudar a Ucrânia

O G7 deverá seguir a União Europeia e aprovar a utilização dos lucros dos ativos russos confiscados no apoio militar e humanitário para a Ucrânia.

A informação foi avançada à Reuters por uma fonte da administração italiana, que tem neste momento a presidência da organização.

2024-05-16
19:01

Ataque ucraniano a Donetsk mata quatro pessoas, alegam autoridades pró-russas

Um ataque ucraniano à cidade de Donetsk matou esta quinta-feira quatro pessoas, alegaram as autoridades da autoproclamada e não reconhecida internacionalmente República Popular de Donetsk.

Segundo a RIA Novosti, as quatro vítimas mortais, todas mulheres, estavam numa paragem de autocarro no momento do ataque.

2024-05-16
18:52

A Europa não pode hostilizar demasiado a China: Xi Jinping pode ser "um parceiro útil"

"Rússia e China procuram uma alternativa à ordem eurocêntrica, dominada pelos EUA: há quem veja ali um casamento de conveniência, mas é mais complexo do que isto", afirma Paulo Afonso, especialista em Relações Internacionais

2024-05-16
18:30

Putin "aprecia posição objetiva e justa" da China sobre a guerra da Ucrânia

Putin e Xi Jinping (EPA)

A agência de notícias chinesa Xinhua divulgou esta tarde informações sobre a reunião informal entre Vladimir Putin e Xi Jinping que se realizou esta quinta-feira em Pequim.

De acordo com a agência, o presidente russo disse ao homólogo chinês que "aprecia a posição objetiva, justa e equilibrada da China sobre a 'questão' da Ucrânia".

A Xinhua refere também que Putin convidou Pequim a "continuar a desempenhar um papel importante e construtivo no caminho para uma solução política" da guerra da Ucrânia.

Por sua vez, Xi Jinping expressou ao líder russo o seu apoio a uma conferência de paz "reconhecida pela Rússia e pela Ucrânia na altura apropriada, com participação equitativa e discussão franca de todas as opções".

2024-05-16
18:04

Lloyd Austin vai encontrar-se com homólogo chinês este mês, avança o Financial Times

Lloyd Austin, secretário de Estado da Defesa dos EUA, vai reunir-se ainda este mês com o seu homólogo chinês, Dong Jun.

A informação foi avançada pelo Financial Times.

2024-05-16
18:01

Rússia está a desenvolver capacidades industriais de defesa "mais rapidamente que a Europa e os EUA", alerta NATO

O presidente do Comité Militar da NATO, Rob Bauer, afirmou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que a Rússia está a desenvolver capacidades industriais de defesa "mais rapidamente que a Europa e os EUA".

Citado pela Reuters, Bauer abordou também a falta de meios para os ucranianos e disse que espera "melhorias significativas" quanto ao problema da falta de munições.

2024-05-16
17:57

"Rússia não tem forças suficientes para conseguir progressos em Kharkiv", diz comandante da NATO

A Rússia "não tem forças suficientes para conseguir progressos estratégicos em Kharkiv", disse o Comandante Supremo da NATO para a Europa, Chris Cavoli, citado pela Reuters.

Durante uma conferência de imprensa, Cavoli mostrou convicção de que a Ucrânia "vai conseguir manter as linhas" na zona de Kharkiv.

Sobre a falta de meios, o comandante afirmou que estão a ser enviadas "grandes quantidades de munições e equipamento de defesa aérea de curto alcance" para as forças ucranianas.