Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Destroços de drone russo caem junto do edifício do parlamento da Ucrânia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-09-07

O que está a acontecer

  • Rússia ataca Ucrânia com mais de 60 drones. Destroços de um caem junto do edifício do parlamento ucraniano

  • “Drones-dragão” ucranianos fazem chover metal incandescente sobre posições russas

  • França vai financiar fornecimento de armas à Ucrânia com dinheiro dos ativos russos confiscados

  • Zelensky diz que Rússia lança 4.000 bombas por mês sobre a Ucrânia

  • Rússia prepara novos ataques em massa contra o sistema energético ucraniano, afirma primeiro-ministro ucraniano

  • UE e EUA disponibilizam novos pacotes de ajuda à Ucrânia

  • Comandante das Forças Armadas ucranianas garante que a incursão em Kursk está "a funcionar"

2024-02-27
10:24

Kremlin avisa para a “inevitabilidade” de um conflito com a NATO se países enviarem tropas para a Ucrânia

O Kremlin alerta para a “inevitabilidade” de um conflito com a NATO se os países da Aliança Atlântica enviarem tropas para a Ucrânia.

“Neste caso, não precisamos falar sobre a probabilidade, mas sobre a inevitabilidade de um conflito”, disse o porta-voz Dmitry Peskov.

Em declarações aos jornalistas numa teleconferência, Peskov diz ainda “esses países [que ponderam enviar tropas para a Ucrânia] também devem avaliar e estar conscientes disso  [da resposta da Rússia], perguntando-se se isso é do seu interesse, bem como do interesse dos cidadãos dos seus países”.

Siga ao minuto:

2024-09-07
13:33

Meloni reitera “compromisso permanente” do G7 com a defesa da Ucrânia

A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, cujo país preside ao G7 este ano, assegurou hoje ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a centralidade do apoio à Ucrânia no grupo das sete democracias mais poderosas.

2024-09-07
13:02

Diretor da CIA diz que ofensiva ucraniana em Kursk é um feito tático significativo”

O diretor da CIA, William Burns, considerou a ofensiva ucraniana em Kursk, na Rússia, “um feito tático significativo”.

2024-09-07
13:01

Chefe dos serviços secretos britânicos diz ser “demasiado cedo” para dizer quanto tempo a Ucrânia aguenta em Kursk

Richard Moore, chefe da agência britânica de serviços secretos, MI6, considera que é “demasiado cedo” para dizer quanto tempo as forças ucranianas conseguirão aguentar em Kursk, a parte da Rússia onde ocupam atualmente algumas terras.

2024-09-07
12:53

Ucrânia preocupação com possível transferência de mísseis iranianos para a Rússia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia afirmou estar profundamente preocupado com as notícias veiculadas pelos meios de comunicação social sobre uma possível transferência iminente de mísseis balísticos iranianos para a Rússia, noticia a Reuters.

2024-09-07
12:51

“Para Zelensky interessa-lhe levantar as linhas vermelhas” - e, por isso, quer usar armas dos aliados na Rússia

Tiago André Lopes considera que Volodymyr Zelensky não pesou as consequências políticas ao pedir aos aliados para usar os seus mísseis de longo alcance em território russo. Para o comentador da CNN Portugal e especialista em Relações Internacionais, a "preocupação" de Zelensky é “a defesa da Ucrânia” e, por isso, “para ele interessa-lhe levantar as linhas vermelhas”, embora os Estados Unidos, o Reino Unido e a Alemanha não se mostrem muito disponíveis para tal.

2024-09-07
12:51

“Há uma enorme preocupação da Ucrânia de que os blackouts provoquem um êxodo da população no inverno”.

Agostinho Costa analisa o ataque a larga escala levado a cabo pela Rússia contra a Ucrânia, cujos destroços de um drone caíram perto do parlamento ucraniano. O especialista em Assuntos de Segurança considera que “estes ataques são dirigidos, fundamentalmente, a infraestruturas energéticas” e que, por isso, “há uma enorme preocupação da Ucrânia de que os blackouts [apagões elétricos] provoquem um êxodo da população no inverno”.

2024-09-07
12:09

Zelensky agradece ajuda militar e financeira dos Países Baixos

O presidente ucraniano revela que se encontrou com Geert Wilders, membro da Segunda Câmara dos Estados Gerais dos Países Baixos, a quem agradeceu a ajuda militar e financeira.

2024-09-07
11:14

Zelensky e Meloni discutem plano de paz e reconstrução da Ucrânia

À margem do margem do Fórum Ambrosetti, que decorre em Itália, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, discutiram um plano de paz para pôr fim à guerra com a Rússia e a reconstrução da Ucrânia, com especial destaque para o sistema energético.

2024-09-07
10:46

Último transporte de helicópteros cedidos por Portugal segue para Kiev

O último transporte dos seis helicópteros Kamov doados por Portugal à Ucrânia seguiu sexta-feira para Kiev, “após um longo período de incerteza e de negociações”, anunciou hoje o Ministério da Defesa Nacional (MDN).

Na sexta-feira, saiu de Ponte de Sor o "último camião com material Kamov com destino à Ucrânia”, adiantou o ministério de Nuno Melo em comunicado.

Em outubro de 2022, a então ministra da Defesa, Helena Carreiras, anunciou que Portugal iria enviar para a Ucrânia os seis helicópteros russos de combate a incêndios que estavam sem licença para operar em Portugal, um dos quais inoperacional por ter sofrido um acidente.

A informação foi avançada por Helena Carreiras em Bruxelas, no final de uma reunião dos ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), na qual foi discutida a guerra na Ucrânia.

Em novembro de 2023, mais de um ano depois do anúncio da cedência à Ucrânia, as aeronaves ainda estavam em Portugal, com o anterior Governo a referir que aguardava da “contraparte ucraniana indicação sobre os próximos passos a adotar” nesse processo.

“Após um longo período de incerteza e de negociações, o atual Governo, através do MDN, em articulação com o Ministério da Administração Interna, coordenou o transporte dos helicópteros com as autoridades ucranianas, em particular com a Embaixada da Ucrânia em Lisboa e com o Ministério da Defesa ucraniano”, adiantou o comunicado hoje divulgado.

A doação destes seis helicópteros médios tinha sido solicitada pela Ucrânia a Portugal, ficando decidido que os aparelhos seriam cedidos no estado de conservação em que se encontravam.

Os Kamov foram adquiridos em 2006 pelo Ministério da Administração Interna, então liderado por António Costa.

2024-09-07
10:30

Rússia reivindica captura de vila em Donetsk

A RIA está a avançar que o Ministério da Defesa da Rússia afirma que as tropas de Moscovo conquistaram a vila de Kalynove, na região de Donetsk, um dos principais focos dos esforços militares da Rússia. 

2024-09-07
09:49

Ataque russo a Kostyantynivka mata três pessoas

Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas na sequência de bombardeamentos de artilharia russa em Kostyantynivka, na Ucrânia, revela o governador regional citado pela Reuters.

2024-09-07
09:41

Meloni pede cuidado sobre “propaganda russa” e mantém apoio à Ucrânia

A primeira-ministra de Itália voltou a mostrar o seu apoio à Ucrânia na luta contra a invasão russa. Segundo a Reuters, Giorgia Meloni diz que a decisão de apoiar a Ucrânia “está alinhada com os interesses nacionais de Itália” e que isso “nunca mudará”. Meloni deixou ainda claro que “o que não pode acontecer é pensar que o conflito na Ucrânia pode ser resolvido abandonando a Ucrânia à sua sorte” e que é preciso ter “cuidado para não acreditar na propaganda da Rússia”. A primeira-ministra de Itália defendeu ainda que a China e a Índia têm um papel a desempenhar na resolução do conflito.

2024-09-07
08:45

Vacinação em Gaza mostra que ajuda é possível quando há vontade, diz Unicef

Após investigações internas da ONU a este caso, a maioria dos países retomou as suas transferências, e, no caso da Unicef, “uma boa parte do dinheiro foi reposta”, embora a resposta global “continue a ser subfinanciada” num território que a organização aponta como o lugar mais perigoso do mundo para se ser criança
Leia mais aqui
2024-09-07
08:26

Destroços de drone russo caem junto do edifício do parlamento da Ucrânia

Foram encontrados destroços de um drone abatido junto ao edifício do parlamento da Ucrânia. Segundo a Reuters, este drone fez parte dos mais de 60 lançados pela Rússia durante a noite.

2024-09-07
08:24

Ucrânia diz que a Rússia lançou 67 drones durante a noite

A força aérea ucraniana disse que a Rússia lançou um total de 67 drones de longo alcance num ataque em larga escala  durante a noite, 58 dos quais terá conseguido abater. A força aérea afirmou ainda que as unidades de defesa aérea entraram em ação em 11 regiões da Ucrânia. 

2024-09-06
22:56

"Certamente há acordos" que impedem o uso dos mísseis de longo alcance na Rússia. "O preço político não compensa"

O presidente Volodymyr Zelensky esteve em Ramstein esta sexta-feira, onde voltou a apelar aos aliados o uso de mísseis de longo alcance em território russo, ao que os EUA não acederam. "O preço político que se ia pagar não compensava a tradução disso no terreno", garante o coronel Mendes Dias.

2024-09-06
22:28

Ucrânia quer usar mísseis de longo alcance na Rússia, EUA não cedem por causa dos "custos". Major-general Agostinho Costa explica

O major-general Agostinho Costa acredita que os EUA não vão ceder ao apelo ucraniano para o uso de mísseis de longo alcance em território russo - um pedido reforçado na reunião desta sexta-feira em Ramstein. Há "um risco muito grande de escalada que os americanos não querem ceder", garante.

2024-09-06
22:09

França vai financiar fornecimento de armas à Ucrânia com dinheiro dos ativos russos confiscados

França vai financiar o fornecimento de armas à Ucrânia com dinheiro dos ativos russos confiscados pela União Europeia.

A informação foi adiantada pelo Ministério das Forças Armadas de França, que afirmou que a União Europeia vai alocar 300 milhões de euros provenientes desses ativos para a compra de armamento.

"Esta é uma oportunidade para continuar a reforçar a indústria francesa em apoio à Ucrânia", pode ler-se no comunicado emitido pelo ministério.

2024-09-06
21:57

Força Aérea monitorizou quatro navios russos em águas nacionais na terceira missão da semana

A Força Aérea Portuguesa monitorizou esta sexta-feira a passagem de quatro navios de bandeira russa ao largo de águas nacionais, incluindo um submarino, elevando para 17 o número de missões realizadas este ano, com três a decorrerem esta semana.

Em comunicado, este ramo das Forças Armadas indicou que a missão de acompanhamento durou três horas e monitorizou um navio reabastecedor, um submarino, um navio auxiliar e um navio escola de bandeira russa.

A missão de decorreu durante uma ação de fiscalização de atividades de pesca e a aeronave da Força Aérea monitorizou o navio reabastecedor Vice-Admiral PAROMOV quando efetuava trânsito sentido Sul-Norte enquanto o submarino Novorossiysk e o navio auxiliar Evgeniy Churov efetuavam trânsito Norte-Sul, indicou esta força.

“Ainda durante a missão foi detetado o navio escola KRUZENSHTERN a efetuar trânsito Norte-Sul”, acrescentou a Força Aérea.