Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Volodymyr Zelensky assina acordo de segurança com a União Europeia em Bruxelas

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-06-27

O que está a acontecer

2024-01-20
09:28

Rússia destaca navios de guerra para o Mar Negro, incluindo um porta-mísseis

A Rússia colocou dois navios de guerra no Mar Negro, incluindo um porta-mísseis de cruzeiro Kalibr, com capacidade até oito mísseis. A informação é avançada pelas Forças Navais ucranianas, citadas pelo Ukrinform.

Dois outros navios de guerra russo foram enviados, respetivamente, para o Mar de Azov e para o Mar Mediterrâneo.

Siga ao minuto:

2024-06-27
21:17

"O que acontecer no debate entre Trump e Biden pode alterar radicalmente" o apoio à Ucrânia

Azeredo Lopes analisa o acordo de segurança firmado esta quinta-feira em Bruxelas entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e os líderes da União Europeia. Para o comentador, este é um acordo mais “simbólico” e “político” do que de relevo para a ajuda a Kiev.

O especialista analisa ainda a forma como os resultados das presidenciais norte-americanas, que decorrem em novembro deste ano, podem afetar os apoios à Ucrânia.

2024-06-27
20:10

Triplicar os sistemas Patriot. Ajuda crucial para a Ucrânia se defender da Rússia pode vir de outra guerra

Arrisca-se um agudizar das relações com a Rússia, mas esta é uma ajuda que vem a calhar para três lados
Leia mais aqui
2024-06-27
20:09

Ucrânia, EUA e Israel negoceiam envio de até oito sistemas Patriot para Kiev

A Ucrânia, os EUA e Israel estão em negociações para fornecer à Ucrânia até oito sistemas de defesa área Patriot. A informação foi avançada esta quinta-feira pelo Financial Times, que cita fontes que estão a par das conversações.

De acordo com as mesmas, o acordo ainda não está finalizado, mas as linhas gerais foram discutidas entre ministros e altos funcionários dos três países. O documento pode incluir, dizem, o envio de Patriot de Israel para os EUA e, posteriormente, para a Ucrânia.

2024-06-27
19:51

Zelensky e Stoltenberg reúnem-se para preparar cimeira da NATO

Volodymyr Zelensky teve uma reunião bilateral com o secretário-geral da NATO esta quinta-feira, para discutir um maior apoio a Kiev. A reunião aconteceu depois de o presidente ucraniano ter assinado um acordo de segurança com os países da União Europeia (UE).

“O principal foco esteve nos preparativos para a Cimeira da NATO em Washington. Esperamos que sejam tomadas decisões que reforcem o papel da Aliança na coordenação da ajuda à segurança e da formação das tropas ucranianas, bem como compromissos financeiros a longo prazo para garantir um apoio estável à Ucrânia”, escreveu Zelensky, no X (antigo Twitter).

Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, felicitou o presidente ucraniano pela assinatura do acordo de segurança com a UE e espera que os Estados-membros concordem que a Aliança assuma a liderança na coordenação, prestação de assistência e formação em matéria de segurança à Ucrânia.

2024-06-27
19:24

Chéquia envia os primeiros 50.000 projéteis para a Ucrânia

A Chéquia enviou os primeiros 50.000 projéteis para a Ucrânia, avança a ministra da Defesa esta quinta-feira. O envio faz parte da iniciativa liderada pelo país para apoiar Kiev.

De acordo com o Ministério, 50.000 projéteis constituem o primeiro lote de 180.000 munições financiadas pela Alemanha.

2024-06-27
18:10

Dois feridos em bombardeamento russo a casas residenciais

As tropas russas bombardearam várias casas de civis na aldeia de Varvarivka, na região de Zaporizhzhia. Dois residentes ficaram feridos.

"Os russos feriram dois residentes da aldeia de Varvarivka, no distrito de Polohy. Os ocupantes dispararam contra várias casas de civis ao mesmo tempo. Os proprietários das casas - um homem de 45 anos e uma mulher de 74 - foram feridos pelos estilhaços", informou o chefe da administração militar regional, Ivan Fedorov

2024-06-27
17:57

Tropas ucranianas expulsam forças russas de bairro em Chasiv Yar

As tropas ucranianas dizem ter expulsado as forças russas de Kanal, um bairro de Chasiv Yar, na reigão de Donetsk. A informação foi avançada pelo porta-voz do grupo de forças de Khortytsia.

"Os defensores ucranianos estão a manter a linha de segurança nesta área e estão a repelir o agressor russo", disse Nazar Voloshyn à Interfax.

2024-06-27
17:51

Rússia ataca Kharkiv com uma bomba planadora FAB-500 pela primeira vez

As tropas russas utilizaram pela primeira vez uma bomba planadora FAB-500 equipada com um kit de deslizamento pela primeira vez desde o início da guerra. O alvo do ataque foi Kharkiv, de acordo com o chefe do gabinete do procurador regional, Oleksandr Filchakov.

O ataque fez, segundo o governador de Kharkiv, pelo menos quatro feridos.

2024-06-27
16:55

Kremlin envia imigrantes para cavar trincheiras nas zonas ocupadas da Ucrânia

O Kremlin está a utilizar os estrangeiros que obtiveram a nacionalidade russa para combater na guerra na Ucrânia. O chefe do Comité de Investigação Russo, Aleksandr Bastrykin, revelou-o esta quinta-feira.

"Precisamos de boas mãos de obra para isso", disse, durante um painel de discussão sobre a legislação em matéria de migração na Rússia. "Já apanhámos mais de 30.000 [imigrantes] que receberam a cidadania e não quiseram registar-se nas forças armadas, colocámo-los no registo e já enviámos cerca de 10.000 para a zona de uma operação militar especial", acrescentou. 

Para Bastrykin, o Kremlin está apenas a aplicar a constituição russa. "Porque é que estes [imigrantes] são necessários lá? Para cavar trincheiras e construir fortificações. Precisamos de boas mãos de obra para isso. Estão agora a juntar-se às fileiras das nossas unidades de retaguarda", garantiu.

2024-06-27
16:48

Ataque russo a Donetsk faz um morto e sete feridos

Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas na sequência de um ataque russo na região de Donetsk.

"No início da manhã, os russos lançaram uma bomba aérea sobre Selydove", informou o governador, no Telegram. Vadym Filashkin acrescenta que dois adolescentes estão entre os feridos.

2024-06-27
16:37

Chéquia contribui com quase 35 milhões de euros para iniciativa de apoio à Ucrânia

A Chéquia vai contribuir com quase 35 milhões de euros para a iniciativa que lidera para fornecer munições à Ucrânia. 

O anúncio de Petr Fiala aconteceu esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa à Rádio Praga Internacional, antes de participar numa reunião do Conselho Europeu em Bruxelas.

2024-06-27
15:44

Zelensky anuncia acordo de segurança com a Estónia

A Ucrânia e a Estónia assinaram esta quinta-feira um acordo de segurança em Bruxelas de longo prazo. Este surge no mesmo dia em que Volodymyr Zelensky anunciou acordos com a Lituânia e União Europeia.

“Mais um novo acordo de segurança que dará mais força à Ucrânia”, escreveu, no X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano usou a publicação para agradecer o “apoio inabalável à Ucrânia”.

2024-06-27
15:41

Ucrânia e Lituânia assinam acordo em matéria de segurança

O presidente ucraniano assinou esta quinta-feira um acordo de cooperação em matéria de segurança com a Lituânia de longo prazo. O acordo celebrou-se em Bruxelas, local que acolhe uma cimeira dedicada à Ucrânia nos próximos dias.

“Hoje, estamos a fazer ainda mais pela nossa unidade e segurança comum. Em Bruxelas, juntos, o Presidente da Lituânia e eu assinámos um acordo de cooperação em matéria de segurança entre os nossos países”, anunciou Zelensky, no X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano agradeceu o apoio da Lituânia, garantindo que o país é “um parceiro de princípios e fiável”.

2024-06-27
15:15

Oficial russo diz é "altura de queimar tudo o que é ucraniano até à raiz"

É "altura de queimar tudo o que é ucraniano até à raiz" para que "não reste qualquer vestígio". É o que diz um oficial russo responsável pela ocupação russa de Zaporizhzhia.

Dmitry Rogozin, citado pelo Kyiv Independent, diz que não pode haver “tréguas” com os ucranianos. "Qualquer trégua, muito menos a reconciliação, é morte certa para os nossos filhos e netos", argumenta.

Rogozin, que já foi diretor da empresa espacial estatal, Roscosmos, vice-primeiro-ministro e embaixador na NATO, sublinhou ainda a necessidade de destruir a literatura e a história ucranianas.

2024-06-27
15:02

Zelensky assina acordo de segurança com a União Europeia

O presidente ucraniano assinou esta quinta-feira em Bruxelas um acordo de segurança com a União Europeia (UE). A assinatura acontece ao lado de Charles Michel, no início de uma cimeira de dois dias em Bruxelas, dias depois do arranque oficial das negociações formais de adesão à UE.

Os 27 comprometem-se pela primeira vez a prestar ampla ajuda a Kiev, independentemente de qualquer mudança institucional. O acordo inclui a garantia da continuidade do fornecimento de armas, a manutenção da formação de soldados ucranianos e esforços para fortalecer a indústria de defesa da Ucrânia.

O presidente do Conselho Europeu garantiu ser "realmente importante" a deslocação de Zelensky a Bruxelas. "Gostaria de lhe dar as boas-vindas, caro presidente, é sempre um prazer recebê-lo aqui em Bruxelas, no Conselho Europeu, com a impressão de que, nas últimas semanas, temos trabalhado arduamente em conjunto para apoiar a Ucrânia e estamos em posição de fazer alguns anúncios positivos, primeiro a assinatura de acordos adicionais de segurança adicionais com a Ucrânia", começou por dizer.

Kiev já assinou 27 acordos bilaterais de segurança semelhantes, nomeadamente com países europeus - Portugal incluído. Em Bruxelas, o presidente Zelensky agradeceu ainda o apoio comunitário e voltou a apela à ajuda militar urgente à Ucrânia.

2024-06-27
14:55

Pressão sobre a Rússia não é suficiente, diz Zelensky

A pressão da União Europeia sobre Moscovo não é suficiente. Esta foi a mensagem deixada pelo presidente ucraniano aos líderes europeus, durante a cimeira em Bruxelas.

Volodymyr Zelensky recorreu ao exemplo dos ataques a Kharkiv para mostrar aos aliados que “a atual pressão sobre a Rússia para a guerra não é suficiente”.

2024-06-27
14:44

Zelensky e Tusk encontram-se antes da cimeira da NATO

O primeiro-ministro polaco e o presidente ucraniano vão reunir-se antes da cimeira da NATO, que acontece no dia 9 de julho em Washington.

“A União compreendeu o que os polacos sabem desde o início desta guerra: a defesa da Ucrânia é a defesa da Europa. Combinámos com o presidente Zelensky falar em Varsóvia ainda antes da cimeira da NATO”, anunciou Donald Tusk esta quinta-feira.

2024-06-27
09:44

Descarrilamento de comboios faz dois mortos e dezenas de feridos na Rússia

O descarrilamento de um comboio de passageiros no norte da Rússia matou pelo menos duas pessoas e fez dezenas de feridos. Há ainda uma pessoa desaparecida, de acordo com a empresa ferroviária estatal.

O comboio de 14 carruagens descarrilou na república de Komi, de acordo com a Russian Railways. Nove carruagens saíram dos carris.

De acordo com a agência de notícias russa Interfax, que cita as autoridades de emergência, cerca de 50 pessoas terão ficado feridas.

O comboio transportava 232 passageiros, vinha de Vorkuta, uma cidade mineradora de carvão no norte de Komi, e dirigia-se para seguia para a cidade de Novorossiysk, no sul.

A Russian Railways diz que as fortes chuvas destruíram partes da linha e terão sido a provável causa do descarrilamento.

2024-06-27
09:14

Presidente da Autoridade Palestiniana deve visitar a Rússia em Agosto

Mahmoud Abbas

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana, deverá visitar a Rússia em Agosto, avança a Agência Reuters. 

2024-06-27
08:44

Ucrânia abate 23 drones durante a noite

A Força Aérea Ucraniana reclama ter derrubado todos os 23 drones e cinco dos seis mísseis lançados pela Rússia durante a última noite.

O governador regional de Serhii Tiurin, em Khmelnytskyi, oeste da Ucrânia, disse que a defesa aérea abateu nove alvos aéreos sobre sua região. As autoridades locais não receberam nenhum relato de vítimas ou danos materiais.

Os militares destruíram seis drones e três mísseis de cruzeiro na região sul de Mykolaiv.