Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia celebra o Dia da Vitória. Putin volta a reconhecer que país “está a atravessar um momento crítico”

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-09

O que está a acontecer

  • Zelensky substitui comandante das forças especiais pela segunda vez em seis meses

  • Rússia celebra o Dia da Vitória. Dois dias depois de o ter feito no discurso da tomada de posse, Vladimir Putin volta a reconhecer que país “está a atravessar um momento crítico”

  • Entrada da Ucrânia na União Europeia em 2030 é "muito realista", diz embaixadora em Kiev

  • No dia em que Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu que Portugal devia avançar com reparações às suas antigas colónias, nos corredores de São Petersburgo detalhavam-se os últimos pormenores de cooperação militar entre Moscovo e São Tomé e Príncipe

  • Alemanha vai comprar três sistemas HIMARS aos EUA para os doar à Ucrânia

  • Negociações para a adesão da Ucrânia à UE deverão começar em junho, avança Metsola

2023-09-08
07:50

Elon Musk desligou terminais da Starlink para impedir ataque ucraniano a navios de guerra russos

A CNN Internacional avança em exclusivo pormenores sobre a nova biografia de Elon Musk, que será publicada a 12 de setembro, nomeadamente sobre o envolvimento do empresário na guerra da Ucrânia. 

Segundo um excerto do livro de Walter Isaacson, Elon Musk deu ordem aos seus engenheiros para desligarem as comunicações via satélite da Starlink, com o objetivo de prejudicar um ataque surpresa dos ucranianos à frota naval russa ao largo da costa da Crimeia. 

À medida que os drones submarinos ucranianos, armadilhados com explosivos, se aproximavam das embarcações russas, perderam conectividade e aproximaram-se dos alvos de forma "inofensiva", escreve Isaacson, citado pela CNN.

A decisão de Musk, de acordo com o autor da biografia, foi tomada por receio de que a Rússia respondesse ao ataque ucraniano com armas nucleares, receio este que Musk não escondeu após conversações com altos oficiais russos.

O dono do X (antigo Twitter) e da Tesla temeu mesmo uma situação semelhante a um "mini-Pearl Harbour", recordando o ataque surpresa da marinha japonesa às forças norte-americanas estacionadas no porto de Honolulu, no Havai, durante a Segunda Guerra Mundial.

Elon Musk chegou mesmo a conversar com o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jale Sullivan, com o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA e com o embaixador russo nos Estados Unidos, numa tentativa de apaziguar a sua ansiedade por ver a Starlink envolvida na guerra desta forma.

Recorde-se que, quando a Rússia destruiu os sistemas de comunicações ucranianos, logo antes de invadir território de Kiev, em fevereiro de 2022, Musk decidiu fornecer à Ucrânia terminais de satélite Starlink, que acabaram por se tornar fundamentais para as operações de guerra de Kiev. Quando a Starlink passou a ser determinante para as forças em combate, Musk parece ter questionado a opção que tomara, por considerar que a Ucrânia, com os seus ataques, estava a convidar a Rússia a uma "defesa estratégica". 

Siga ao minuto:

2024-05-09
18:59

Alemanha vai comprar três sistemas HIMARS aos EUA para os doar à Ucrânia

A Alemanha vai comprar três sistemas HIMARS aos EUA para os doar à Ucrânia, revelou o ministro da Defesa, Boris Pistorius, durante uma visita a Washington D.C.

"Posso confirmar que, em cooperação com os americanos, iremos transferir três sistemas HIMARS para a Ucrânia", disse o governante alemão, citado pela agência estatal ucraniana Ukrinform.

2024-05-09
18:47

Zelensky demite líder da guarda nacional da Ucrânia

O presidente ucraniano demitiu esta quinta-feira o chefe da guarda nacional do país, Serhiy Rud, segundo um decreto publicado no site presidencial.

Não foram dados motivos para a demissão. Contudo, de acordo com o Serviço de Segurança da Ucrânia, dois coronéis da guarda nacional ucraniana estavam envolvidos num plano para matar Volodymyr Zelensky.

Para já, não é conhecido o nome do sucessor.

2024-05-09
18:41

Zelensky agradece ao presidente checo pela iniciativa de compra de munições para a Ucrânia

O presidente ucraniano falou esta quinta-feira com o homólogo checo, Petr Pavel, por telefone, de acordo com uma publicação sua no X.

Volodymyr Zelensky agradeceu a Pavel pela iniciativa checa de compra de munições para a Ucrânia, lançada por aquele país para colmatar falhas no fornecimento de armamento a Kiev.

O líder ucraniano referiu ainda que o presidente da Chéquia confirmou a sua participação na Cimeira da Paz, que decorrerá em junho na Suíça.

2024-05-09
18:38

Marcelo não sabe nada sobre o acordo militar entre São Tomé e Rússia, mas diz que o vai "querer conhecer"

Presidente da República lembra a divisão entre membros da CPLP nas votações sobre a guerra nas Nações Unidas
Leia mais aqui
2024-05-09
18:17

Depois de São Tomé, Putin sugere desenvolver laços bilaterais com outro país da CPLP, que promete ser um "parceiro permanente" de Moscovo

Presidente russo reuniu-se esta quinta-feira com o homólogo guineense em Moscovo. Reforço da cooperação entre os dois países esteve em cima da mesa
Leia mais aqui
2024-05-09
17:48

Marcelo diz desconhecer acordo entre Rússia e São Tomé mas garante querer conhecer

O Presidente da República diz desconhecer ainda o acordo de cooperação militar entre São Tomé e a Rússia, garantindo tratar-se de matéria sensível. Marcelo Rebelo de Sousa diz que Portugal tem tido e terá um papel importante em manter a unidade da CPLP.

2024-05-09
17:11

Ataques russos a Nikopol fazem dois mortos

Vários ataques russos mataram duas pessoas esta quinta-feira em Nikopol, região de Dnipropetrovsk.

A informação foi adiantada pelo governador militar regional, Serhiy Lysak.

"Nikopol foi a cidade mais afetada. Duas pessoas foram mortas na cidade. Um total de oito pessoas ficaram feridas. Entre elas, há raparigas de 15 e 16 anos. Encontram-se em estado moderado", escreveu Lysak no Telegram.

2024-05-09
16:53

"Precisamos de um 25 de Abril na Rússia", diz imigrante russo

Pavel Elizarov, imigrante russo, interpreta o discurso de Vladimir Putin desta quinta-feira. 

"Este dia 9 de maio nunca foi celebrado assim como vemos na Rússia de Putin" refere. 

Pavel admite que a geração dele e a geração seguinte "quer fazer parte da Europa livre e democrática". No entanto o imigrante está preocupado com a geração jovem atual devido à "propaganda" do regime.

2024-05-09
16:24

No Dia da Vitória, Putin diz que "a Rússia fará tudo para evitar um conflito global"

9 de maio é o Dia da Vitória na Rússia, uma celebração importante para o país. 

Vladimir Putin confirma que "a Rússia fará tudo para evitar um conflito global", mas ao mesmo tempo "não permitirá" que seja ameaçada.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, David Cameron, critica o seu país e os aliados, considerando que "têm de ter a coragem de agir e ser mais duros para com a Rússia".

2024-05-09
16:11

Putin "voltou a ameaçar a Europa com guerra nuclear" no Dia da Vitória: ele "é o atual fascista"

O presidente russo acusou, no Dia da Vitória, o Ocidente de ter esquecido a lição da segunda grande guerra e de fomentar conflitos. Pavlo Sadokha, da Associação Ucraniana em Portugal, critica as declarações de Putin e afirma que ele é o “atual fascista”. “O regime soviético não foi menos cruel do que a Alemanha nazi”, sublinhou. 

2024-05-09
15:58

A Rússia tornou-se uma "distopia" e "Putin é o porta-voz: distorce e mente há 25 anos"

No discurso no Dia da Vitória, em Moscovo, Putin deixou críticas ao Ocidente e confessou que a Rússia está a passar um momento crítico.

Declarações que, Ksenia Ashru-fulina, ativista russa, considera que o presidente russo faz “todos os anos”: uma “realidade completamente distorcida”.

2024-05-09
15:41

Empresários russos assumem risco e retiram ativos da União Europeia para a Rússia

Os empresários russos mais ricos estão a transferir os seus ativos na União Europeia de volta para a Rússia ou para países "amigos", como os Emirados Árabes Unidos, reporta a Bloomberg esta quinta-feira.

Citando dois multimilionários russos, sob anonimato, a Bloomberg escreve que estes homens já só podem fazer negócio na Rússia, isto apesar dos riscos que acarreta.

Entre os pontos negativos da transferência do dinheiro e dos negócios para a Rússia, diz o canal, está a instabilidade da economia de guerra e o risco do confisco de bens por parte do estado russo.

2024-05-09
15:31

"Não podemos isolar o discurso de Putin do ambiente geral"

No Dia da Vitória, esta quinta-feira, Vladimir Putin discursou na Praça Vermelha, em Moscovo. 

Para o coronel Mendes Dias, "não podemos isolar o discurso do ambiente geral", que "muitas vezes é cantado".

2024-05-09
15:17

Zelensky substitui comandante das forças especiais pela segunda vez em seis meses

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, substituiu o comandante das suas forças especiais esta quinta-feira. Esta é a segunda vez em meio ano que o chefe de Estado muda o líder da unidade que opera nos territórios ocupados por Moscovo.
 
A demissão do coronel Serhiy Lupanchuk e a nomeação do brigadeiro-general Oleksandr Trepak para o seu lugar foram anunciadas em dois decretos no site do Presidente, que não deu qualquer explicação para a mudança.
 
Desde 2014, Trepak tem participado ativamente nas operações de defesa no leste da Ucrânia contra os separatistas apoiados pela Rússia. Esteve envolvido no esforço para repelir o ataque russo ao aeroporto de Donetsk, uma das maiores operações na altura.

2024-05-09
14:53

Discurso de Putin foi "mais do mesmo"

Helena Ferro de Gouveia, comentadora da CNN Portugal, analisa o discurso do Dia da Vitória de Putin no qual o líder usou a "história para justificar uma narrativa".

"Não ouvimos nada de novo mas o manter de uma narrativa e uma glorificação da cultura militar russa".

2024-05-09
14:36

"Putin guarda para si os louros da grande vitória do nazismo e esquece-se que o grande fator que veio desequilibrar a II Guerra Mundial foi a intervenção dos EUA"

O major-general Isidro de Morais Pereira considera que Vladimir Putin fez um discurso “muito curto”, no dia em que se assinala a conquista da União Soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial. 

O especialista militar sublinha ainda que, embora as forças russas tenham recuperado a iniciativa no campo de batalha na Ucrânia, estão muito longe de ter conquistado os “objetivos a que se propuseram”.

2024-05-09
14:28

Negociações para a adesão da Ucrânia à UE deverão começar em junho, avança Metsola

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmou esta quinta-feira que espera que as negociações para a adesão da Ucrânia à UE deverão começar em junho.

"As negociações de adesão devem começar o mais rapidamente possível e estou otimista quanto à possibilidade de o quadro negocial ser aprovado pelos Estados-Membros da UE em junho", disse a líder, citada pelo jornal ucraniano Ukrainska Pravda.