Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia anuncia controlo de zona numa das cidades estratégicas da guerra

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-02

O que está a acontecer

2023-01-17
23:52

"A Ucrânia neste momento está a perder em toda a frente": a análise da guerra por Agostinho Costa e Isidro de Morais Pereira

Os majores-generais Agostinho Costa e Isidro de Morais Pereira estiveram esta noite na CNN Portugal para analisar os recentes desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, começando desde logo com a crescente pressão sobre a Alemanha para o envio dos tanques Leopard 2.

Siga ao minuto:

2024-07-03
17:13

Ataque russo faz um morto em Poltava

Um ataque russo à região de Poltava provocou um morto e três feridos, anunciou o governador daquela região.

"Pelo terceiro dia consecutivo os russos atacaram a região de Poltava", escreveu Filip Pronin no Telegram, acrescentando que um dos feridos está em estado grave.

A Força Aérea ucraniana já tinha dito que tinha abatido um míssil russo do tipo 59/69 naquela região, mas os destroços acabaram por cair numa escola e num jardim de infância.

2024-07-03
16:23

ONU pede fim dos ataques com drones na central de Zaporizhzhia

A Agência Internacional de Energia Atómica pediu que os ataques de drones à central nuclear de Zaporizhzhia parassem imediatamente, depois de três aparelhos ucranianos terem, segundo a Rússia, atingido o local.

O diretor da agência da ONU relatou "vários ataques" na zona, alguns dos quais feriram trabalhadores da estação de Enerhodar, além de terem provocado incêndios nas florestas adjacentes.

2024-07-03
16:21

Putin diz a Xi que conversas de paz sem a Rússia são fúteis

O presidente da Rússia disse ao homólogo chinês que a discussão de uma paz sem a presença russa era uma futilidade.

Em conversa com Xi Jinping, e que foi relatada pelo porta-voz do Kremlin, Vladimir Putin disse que não devem existir quaisquer formatos sérios de discussão de paz quando a Rússia não participa.

"No contexto da Ucrânia, a futilidade de quaisquer formatos sem a participação da Rússia foi notada", afirmou Dmitry Peskov, citando as palavras de Putin a Xi.

2024-07-03
15:13

Rússia lança novo ataque contra a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv

A segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, foi alvo de um novo ataque na tarde desta quarta-feira, de acordo com o governador regional Oleg Sinegubov, avança a SkyNews. 

Sinegubov informou que "pelo menos três ataques" atingiram um bairro do nordeste da cidade, provocando a destruição de duas casas particulares e um incêndio numa outra residência. As equipas de emergência conseguiram resgatar uma criança, mas não há registo de vítimas.

2024-07-03
15:12

Putin vê Rússia e China com as melhores relações da história

O presidente da Rússia disse ao homólogo chinês que as relações entre os dois países estão no melhor período da história.

Durante a conferência sobre segurança e defesa da Euroásia, Vladimir Putin garantiu que a Rússia age também tendo em conta os interesses da China.

2024-07-03
13:44

Ucrânia vai apresentar na ONU resolução para garantir segurança nuclear

O presidente da Ucrânia anunciou que o país pretende submeter na Assembleia-Geral da ONU uma resolução relativa à segurança nuclear, sobretudo tendo em conta a situação na central de Zaporizhzhia, atualmente sob controlo russo.

"A Ucrânia vai submeter uma resolução à Assembleia-Geral para consideração em breve", escreveu Volodymyr Zelensky na rede social X, na sequência de um encontro com o presidente daquele organismo, Dennis Francis.

2024-07-03
13:36

Novo primeiro-ministro dos Países Baixos reafirma apoio à Ucrânia

O novo primeiro-ministro dos Países Baixos assegurou ao presidente da Ucrânia que o país vai continuar a prestar todo o apoio.

Através da rede social X Dick Schoof revelou uma conversa com Volodymyr Zelensky, a quem garantiu que o apoio neerlandês é "sólido como uma pedra".

"Vamos continuar a apoiar a Ucrânia política, militar e financeiramente contra a agressão russa, custe o que custar e dure o que durar", escreveu.

2024-07-03
13:34

Rússia diz que três drones ucranianos atingiram estação na central nuclear de Zaporizhzhia

Três drones ucranianos atingiram uma subestação elétrica na central nuclear de Zaporizhzhia, atualmente controlada pela Rússia.

A denuncia foi feita pela gestão da central localizada em Energodar.

Num comunicado através do Telegram a direção apontada pela Rússia referiu que oito membros do staff ficaram feridos na sequência do ataque, sendo que a subestação ficou danificada.

2024-07-03
13:31

Zelensky tem ideia para manter Ucrânia como parceiro energético do Ocidente

O presidente da Ucrânia anunciou que o país está em negociações para enviar gás natural a partir do Azerbaijão para a União Europeia.

Volodymyr Zelensky quer garantir que o país mantém o papel como rota energética, ao mesmo tempo que ajuda os vizinhos do Ocidente a assegurar a segurança energética.

Em cima da mesa está, segundo as declarações à Bloomberg, a transferência do gás natural azeri.

2024-07-03
12:36

Espião confirma: incêndio em navio de guerra russo teve mão das secretas ucranianas (e ajuda de um grupo militar anti-Putin)

Um espião militar ucraniano afirmou que o incêndio que ocorreu dentro de um navio de guerra russo no mar Báltico, em abril, foi causado por uma operação conjunta conduzida pelas secretas ucranianas e por um grupo militar russo pró-Kiev.

No dia 7 de abril, o navio de mísseis Serpukhov, ancorado na região de Kaliningrado, foi incendiado, afirmaram na altura os serviços secretos militares ucranianos. A agência não reivindicou a responsabilidade anteriormente, mas o oficial, Andriy Yusov, disse hoje à Reuters que a operação foi conduzida em conjunto com a Legião da Liberdade da Rússia.

2024-07-03
12:20

Guterres diz em entrevista a agência russa que são as superpotências como a Rússia que causam os maiores problemas à ONU

Secretário-geral da ONU tentou responsabilizar países como a Rússia pela garantia de paz no mundo
Leia mais aqui
2024-07-03
12:16

Zelensky pede mais armas e autorização para conduzir ataques de longo alcance contra território russo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou ao reforço das defesas aéreas e à aprovação de ataques de longo alcance em território russo, depois de cinco pessoas terem morrido e 34 ficado feridas na cidade de Dnipro pelo disparo de mísseis russos. "O mundo pode proteger vidas, e isso requer a determinação dos líderes". afirmou no Telegram.

2024-07-03
11:44

Rússia anuncia controlo de zona numa das cidades estratégicas da guerra

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que as forças russas tomaram o controlo de uma zona na localidade de Chasiv Yar, de acordo com a agência Interfax.

Trata-se de uma cidade a 20 quilómetros de Bakhmut e que, pela sua elevação, pode ser um ponto estratégico fulcral para o desenvolvimento da situação na região de Donetsk.

Será a partir daí que, caso conquiste mesmo a cidade, a Rússia vai avançar com mais capacidade para Kramatorsk e Sloviansk.

2024-07-03
11:02

NATO aprova ajuda militar à Ucrânia no valor de 40 mil milhões de euros

Os aliados da NATO concordaram em financiar a ajuda militar à Ucrânia com 40 mil milhões de euros no próximo ano, disse um diplomata da Europa Ocidental à Reuters.

A notícia surge uma semana antes da reunião dos líderes da aliança em Washington e na sequência do apelo de Stoltenberg, secretário-geral da NATO, que pediu que os  Estados membros mantivessem ao mesmo nível a ajuda militar à Ucrânia.

2024-07-03
10:43

Rússia volta a atacar aeródromos ucranianos, enquanto Kiev aguarda entrega dos F-16 ocidentais

O Ministério da Defesa russo disse que atingu nas últimas horas um aeródromo na cidade de Poltava, no centro-leste da Ucrânia, com um míssil Iskander. Foi a segunda vez esta semana que a Rússia comunicou ter atingido um aeródromo naquela região.

Os ataques a aeródromos surgem ao mesmo tempo que a Ucrânia aguarda pela chegada dos primeiros F-16 que o Ocidente vai enviar para Kiev - e que Moscovo jurou destruir. Esta terça-feira o alvo foi Myrhorod.

2024-07-03
09:57

Forças ucranianas abateram cinco mísseis e seis drones russos

A força aérea ucraniana afirmou ter abatido cinco mísseis e seis drones lançados pela Rússia na manhã de quarta-feira. 

De acordo com o comunicado, as forças armadas neutralizaram um míssil de cruzeiro Iskander-K e quatro mísseis guiados Kh-59. Também abateram cinco drones do tipo Shahed e um drone de reconhecimento Orlan-10.

Os ataques russos visaram principalmente a região ucraniana de Dnipropetrovsk.

2024-07-03
09:35

Ataque ucraniano a pastelaria de Kherson faz dois mortos

Dois civis foram mortos e um ficou ferido num ataque com drones ucranianos que atingiu uma padaria numa cidade controlada pela Rússia na região ucraniana de Kherson, disse um funcionário do Kremlin, citado pela Reuters, na quarta-feira.

2024-07-03
09:33

Ataque russo em Dnipro mata três pessoas

Um ataque russo com mísseis e drones na cidade ucraniana de Dnipro matou pelo menos três pessoas e feriu outras 18. O ataque causou vários incêndios na cidade, informou o governador da região.

2024-07-03
08:20

Ataque com drones no Mar Negro não afetou navegação no porto russo de Novorossiisk

A navegação no porto russo de Novorossiisk, no Mar Negro, não foi afetada após um ataque de drones marítimos. A informação é avançada pela Interfax, que cita a administração local.

2024-07-03
08:17

Rússia anuncia destruição de 12 drones que se dirigiam para o porto de Novorossiysk

Os sistemas de defesa russos destruíram 10 drones aéreos que a Ucrânia lançou contra o território russo, bem como dois drones marítimos que se dirigiam para o porto de Novorossiysk, no Mar Negro, anunciou o Ministério da Defesa russo. Cinco drones aéreos foram destruídos sobre a região de Belgorod, quatro sobre a região de Bryansk e um sobre a região de Moscovo.