Costa: "É um sinal claro de que os portugueses querem que o PS governe"

30 jan 2022, 21:48

Primeira reação do Secretário-geral do PS, num momento em que os resultados eleitorais já indiciam um triunfo do PS por margem confortável nas eleições legislativas

O secretário-geral socialista afirmou, ao início da noite deste domingo, esperar que todos os partidos façam uma leitura dos resultados das eleições legislativas e concluam que os portugueses querem tranquilidade política no país e o PS a governar.

Esta posição foi transmitida por António Costa em declarações à RTP, num momento em que os resultados eleitorais já indiciam um triunfo do PS por margem confortável nas eleições legislativas.

“Espero que todos os partidos façam a leitura do resultado eleitoral. Passados dois anos [das últimas eleições legislativas], estamos perante o segundo reforço do PS. É um sinal claro de que os portugueses querem que o PS governe e querem tranquilidade nas suas vidas. Espero que todos entendam isso”, afirmou.

Interrogado sobre a possibilidade de o PS atingir a maioria absoluta nestas eleições, o líder socialista considerou que esse resultado será difícil de obter:“Esse é um cenário extremo, que não é previsível. Teremos de ficar no limiar superior de todas as projeções”, defendeu.

Até agora, de acordo com António Costa, a partir dos dados dos resultados já divulgados, “verifica-se, aparentemente, um reforço da posição do PS” em relação ao último ato eleitoral. “São projeções, vamos aguardar pelo resultado final, mas há um dado claro de que o PS ganhou estas eleições”, acrescentou.

Momentos antes, à entrada do quartel-general socialista, o secretário-geral do PS afirmou aos jornalistas que Portugal teve uma participação superior ao voto. "Os portugueses perceberam que não eram umas eleições iguais às outras, mas essenciais para o futuro do país". Quando questionado sobre as previsões para esta noite eleitoral, Costa garantiu: "Trabalharei com aquilo que for a vontade dos portugueses"

“Uma vitória da humildade, da confiança e pela estabilidade”

Às 20:00, mal foram conhecidas as sondagens dos canais de televisão, ouviram-se gritos de festa na sala socialista. "Vitória, vitória, vitória", dizem os militantes agrupados junto aos televisores. "O povo já votou e o PS já ganhou", celebravam em voz alta.

Após serem conhecidas as projeções dos canais televisivos, Duarte Cordeiro desceu à sala onde estão os apoiantes para as primeiras declarações da noite: “Será uma vitória da humildade, uma vitória da confiança e pela estabilidade”, resumiu.

E, em linha com António Costa à entrada do quartel-general socialista, reforçou: “Aqui estaremos para cumprir aquilo que for a vontade dos portugueses”. O diretor de campanha começou por agradecer a mobilização dos portugueses “neste contexto difícil de pandemia”.

“Foi uma campanha em crescendo. Sentimos e ouvimos os portugueses durante a campanha. E acreditamos que essa força se sentirá no resultado que vamos ter esta noite”, afirmou.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados