O lugar mais frio do planeta nunca tinha tido uma temperatura assim

29 mar 2022, 15:05
Antártida (EPA/Alberto Valdes)

Cientistas dizem que foi atingido um número inédito na história da climatologia, que representa um recorde mundial, caso a Organização Meteorológica Mundial o confirme

A Antártida bateu um recorde de temperaturas, este mês, com os termómetros a registar 38.º Celsius acima da média na Estação de Investigação Concordia, no topo do Dome C, no Planalto Antártico, avança a CNN. O local é normalmente conhecido como o sítio mais frio do mundo.

Naquele continente, a temperatura normal durante o dia ronda os 49 graus negativos. No entanto, no dia 18 de março, os termómetros terão subido para valores entre os 11 graus negativos.

Os cientistas dizem que este número é um valor inédito na história da climatologia e que representa um recorde mundial, caso a Organização Meteorológica Mundial mantenha o registo. 

No Twitter, Robert Rhode, cientista da organização sem fins lucrativos Berkeley Earth, focada na análise de dados de temperatura para a ciência climática, lamenta que "nenhuma organização mantenha recordes oficiais para temperaturas acima dos normais".

"No entanto, depois de analisar os dados das estações meteorológicas anteriores e consultar alguns colegas, parece que nenhuma outra estação meteorológica estabelecida jamais relatou um valor tão extremo", escreve.

Em entrevista à CNN, Randall Cerveny, professor de ciências geográficas na Universidade do Arizona e analista de registos extremos para a Organização Meteorológica Mundial, diz que este tipo de registos não é algo que a organização rastreie ou verifique mas que, no entanto, os dados parecem legítimos.

"Tudo o que tenho visto sobre a observação da Dome C sugere que é uma observação legítima", afirmou.

As temperaturas atípicas para o continente branco fizeram com que uma plataforma de gelo, do tamanho de Los Angeles, se desintegrasse em poucos dias.

Clima

Mais Clima

Patrocinados