ANTARTE Materializa Esculturas de Siza Vieira em Serralves

conteúdo patrocinado
2 abr, 17:01
ANTARTE

Com uma carreira consagrada e reconhecida nacional e internacionalmente na Arquitetura, Siza Vieira tem deixado também a sua assinatura em peças que fazem parte do portfólio da Antarte, prestigiada marca portuguesa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte.

O arquiteto que sonhava ser escultor, galardoado com o prémio Pritzker em 1992, uma distinção apelidada de ‘Nobel’ da Arquitetura, cumpriu o sonho de infância aos 90 anos, na Bienal de Veneza, em Itália. Um projeto realizado entre Siza Vieira e a Antarte que permitiu ao consagrado arquiteto português, uma mostra composta por 12 esculturas que representam pessoas, em exposição no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore, entre maio e novembro do ano passado. “Encontro”, nome desta exibição, foi o prenúncio de futuras sinergias. Siza Vieira e a Antarte voltaram a unir-se num novo projeto, desta vez,  em território nacional. É na Fundação Serralves, no Porto, que os visitantes poderão conhecer as esculturas Siza By Antarte que passaram pelo prestigiado certame mundial de arte e cultura.

O conjunto de esculturas materializadas entre a marca portuguesa de móveis e decoração e o renomado arquiteto português, destaca-se no "lugar com mais obras do Pritzker no mesmo espaço". No fabrico de ambas as peças, a Antarte recorreu a madeira de criptoméria dos Açores, matéria-prima sustentável usada pela marca no fabrico de móveis como consolas, móveis de TV, mesas de centro, mesas de apoio, mesas de jantar, cadeiras, aparadores, camas e mesas de cabeceira.

Quando se fala de Siza Vieira o mundo aplaude. Para a Antarte, a colaboração com o mestre dos mestres da arquitetura é quase celestial. Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, destaca que «as colaborações com “o mestre” da arquitetura portuguesa, que é também um dos mais destacados da sua área a nível mundial, honram a Antarte. Era impossível recusar o desafio de um novo trabalho conjunto com o arquiteto Siza Vieira, numa instalação de arte que faz um tributo ao génio criativo de um dos grandes nomes da arquitetura nos últimos dois séculos.”

O espaço da nova ala do Museu de Serralves -Ala Siza Vieira,  desenhado pelo próprio, acolhe em permanência as várias obras da coleção da fundação e também todo o arquivo do arquiteto português relembrando muitas das suas obras.

SOBRE A ANTARTE:

A Antarte nasceu em 1998, em Rebordosa, como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e  arte. Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte” – Antarte.
A partir dessa altura, a marca dedicou-se ao mobiliário de design elegante e intemporal, com um padrão de qualidade de excelência.
A Antarte é uma marca 100 por cento nacional e de referência em mobiliário e decoração em Portugal, com uma rede de 14 lojas em território nacional. Para além disso, exporta os seus produtos para vários mercados em 4 dos 6 continentes.

Todas as informações sobre a marca estão disponíveis em www.antarte.pt