Conferência Episcopal Portuguesa vai compensar financeiramente vítimas de abusos sexuais na Igreja

11 abr, 15:19

Este fundo contará com o contributo financeiro de todas as dioceses. A Igreja vai também assumir a reparação financeira mesmo a vítimas de padres já falecidos ou em casos prescritos

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai avançar com a constituição de um fundo de compensação financeira para as vítimas de abusos sexuais na Igreja, anunciou José Ornelas, presidente da CEP, nesta quinta-feira.

A medida, anunciada no final da Assembleia Plenária da CEP, estabelece que as vítimas apresentem o seu pedido de compensação ao Grupo Vita entre junho e dezembro deste ano. O valor dos montantes dados a cada vítima será apurado por uma comissão de avaliação.

“Para dar seguimento a este processo, a Assembleia definiu que os pedidos de compensação financeira deverão ser apresentados ao Grupo Vita ou às Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis entre junho e dezembro de 2024”, acrescenta o comunicado da CEP distribuído no final da Assembleia Plenária, que decorreu desde segunda-feira.

“Estas decisões inserem-se no caminho percorrido na Igreja em Portugal. Em comunhão com o sofrimento das vítimas, os bispos portugueses reafirmam o total compromisso de tudo fazer para a sua reparação e manifestam o desejo de que este processo de acolhimento, acompanhamento e prevenção seja um contributo para a atuação da sociedade em geral neste tema”, acrescenta o documento.

Nos últimos dias, Rute Agulhas, coordenadora do Grupo Vita, disse que 20 vítimas de abuso sexual no seio da Igreja Católica em Portugal já manifestaram a vontade de serem indemnizadas financeiramente pelos danos sofridos

Este fundo contará com o contributo financeiro de todas as dioceses. A CNN Portugal apurou também que a Igreja vai assumir a reparação financeira mesmo a vítimas de padres já falecidos ou em casos prescritos.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados