«Aboubakar pode ser compatível com Jackson Martínez»

25 ago 2014, 15:43
Aboubakar

Pedrinho jogou com o reforço do FC Porto no Lorient

O FC Porto garantiu Aboubakar, segundo melhor marcador da Ligue 1 em 2013/14, para servir de alternativa a Jackson Martínez na frente de ataque. Porém, o camaronês pode jogar ao lado do colombiano se Julen Lopetegui assim o entender. 

Pedrinho, lateral português, foi companheiro de equipa de Aboubakar no Lorient e avança com a possibilidade. «Ele é um avançado muito possante, rápido e com uma velocidade de ponta alta. Isso foi fundamental para a época dele, marcou muitos golos em contra-ataque. Claro que agora no FC Porto terá de se adaptar a um estilo de jogo diferente.»

«Aqui no Lorient jogava em 4x4x2, com um homem ao lado, agora terá de se adaptar ao 4x3x3. Por outro lado, não o vejo só como alternativa a Jackson. Acho que o Aboubakar pode ser compatível com o Jackson Martínez, é um jogador diferente. Juntos podem ser muito perigosos», diz Pedrinho ao Maisfutebol

Pedrinho: nova vida no Lorient e um lateral para a seleção

Vincent Aboubakar, de 22 anos, chegou a França em 2010. Utilizado com regularidade no Valenciennes, marcou apenas nove golos na Ligue 1 em três épocas. Entretanto, deu um salto evolutivo e brilhou com intensidade no Lorient.

16 golos em 35 jogos deixaram o camaronês no segundo lugar da lista de marcadores do campeonato francês, atrás de Zlatan Ibrahimovic.



«Antes de mais, isso deve-se à maturidade dele, no Lorient jogou sempre a um nível alto. Para além sinto, precisava de confiança e aqui teve-a sempre. Começou a marcar logo no início da temporada e nunca mais parou. Acho que é um grande reforço para o FC Porto», acrescenta o defesa luso.

Pedrinho costumava ter a companhia de Aboubakar nas viagens de autocarro e chegou a partilhar o quarto com o avançado camarões. O lateral fala de um jogador tranquilo e respeitador.

«Achava piada porque ele fala um pouco de espanhol, sabe dizer umas coisas engraçadas em espanhol e dava sempre para nos rir-mos. Mas o Aboubakar é um jogador muito tranquilo, não é de levantar ondas, e isso parece-me importante. Normalmente os jogadores africanos são mais difíceis de lidar, mas não é o caso dele. Isso é essencial num clube como o FC Porto.»

Internacional camaronês, Vincent Aboubakar marcou num encontro amigável frente a Portugal em março de 2014. A imprensa local estranhou o festejo do ponta-de-lança, numa imitação (ou provocação) a Cristiano Ronaldo. Pedrinho fala numa situação pontual.

«Por acaso vi que ele festejou assim mas acho que não fez de propósito, foi apenas dessa vez. Ele agora tem uma celebração típica. Dantes até dava uns mortais e tudo, mas agora quando marca para, faz pose e depois abre os braços. É isso que os adeptos do FC Porto podem esperar», remata o lateral português do Lorient.

O FC Porto pagou 3 milhões de euros pelos direitos desportivos e 30 por cento dos direitos económicos do jogador, após um impasse provocado pela realização dos exames médicos, que detetaram um problema físico antigo. Nada, porém, que tenha comprometido definitivamente o negócio.

Mais Lidas

Patrocinados