"Temos o direito pleno à autodefesa. Isso significa entrar lá, extirpá-los" - a entrevista do presidente de Israel à CNN Internacional

15 out 2023, 21:58

O presidente de Israel Isaac Herzog deu uma entrevista em exclusivo à CNN Internacional e, apesar de garantir que está a “monitorizar a situação humanitária em Gaza hora a hora”, deixou claro que Israel tem o “direito pleno” de se defender e que a sua ação será “dolorosa”.

“Temos o direito pleno à autodefesa. Isso significa entrar lá, extirpá-los e permitir um novo futuro para aquela região. Para isso, é necessário um processo doloroso, mas serão supervisionadas todas as necessidades humanitárias do povo de Gaza”, disse.

Isaac Herzog afirmou que “há muita distorção dos factos”, mas que o que é certo é que “algo terrível aconteceu, sem precedentes na história humana, nos tempos modernos”. “Sim, eu sei que há muita dor. Mas encaremos isto sinceramente”.

“Desde o Holocausto que não eram mortos tantos judeus num só dia. Isto não pode continuar. Como é possível continuar a viver lado a lado? Como é possível negociar a paz?”, questionou o presidente israelita, que se apressou e em responsabilizar o Hamas pela situação que os habitantes de Gaza vivem: “Só 7% da água em Gaza é responsabilidade de Israel. A responsabilidade total é do Hamas”.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Mais Vistos

Patrocinados