"O que é que a Fundação podia fazer pela memória do grande cronista?". Diploma atribuído a Manuel António Pina foi vendido e já se encontra na Casa dos Livros

Natural do Porto, Frederico Mendes de Oliveira, estudou jornalismo na Escola Superior de Jornalismo do Porto.

Iniciou o contato com a profissão que escolheu através de um estágio na TSF. Seguiram-se várias colaborações para jornais e publicações locais, incluindo o Jornal de Notícias.

Em 2002, abraça um desafio jornalístico na TVI do Porto, cidade onde se mantém até 2009. Nesse mesmo ano passa para sede de Lisboa onde exerce funções como jornalista de desporto, e apresenta alguns formatos da especialidade no TVI24. Foi pivot do Diário da Manhã na TVI, programa de informação que apresentava a atualidade ao minuto, entre as 6h30 e as 10h.
25 set 2023, 18:35

Manuel António Pina nunca chegou a receber oficialmente o galardão que lhe foi atribuído no ãmbito do Prémio Camões, em 2011. 

O poeta, cronista e jornalista acabou por morrer no ano seguinte e agora, quase 12 anos depois, o diploma foi vendido pela família à Fundação Ilídio Pinho, e posteriormente entregue à Casa dos Livros, na Faculdade de Letras do Porto. 

Livros

Mais Livros

Mais Vistos

Patrocinados