“O mundo não vai simplesmente ficar como está agora, vai ficar pior. A temperatura já subiu quase 1,5º C, se subir 2º C vai ser muito pior, se subir 3º C vai ser muito pior”

20 ago 2023, 09:20

Pedro Miranda, professor de Meteorologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, alerta para o facto de as alterações climáticas não serem um cenário futuro, mas sim do presente. “Quando estas situações invulgares começam a repetir-se, já ninguém duvida que as alterações climáticas vieram para ficar”.

“Cada um destes fenómenos por si só já existiam, mas o facto de estas coisas acontecerem todas ao mesmo tempo é um indicador de que o clima que está a mudar”, continua, explicando que a “mudança climática é um processo” e que à medida que se emite dióxido de carbono diariamente e em grande escala a composição atmosférica nao vai estabilizar e isso faz com que o clima não estabilize e este fenómenos fiquem mais recorrentes.

“O mundo não vai simplesmente ficar como está agora, vai ficar pior. A temperatura já subiu quase 1,5º C, se subir 2º C vai ser muito pior, se subir 3º C vai ser muito pior”, alerta o especialista, lembrando que “a nossa janela de tempo está calculada, temos pouco mais de uma década para diminuir drasticamente as nossas emissões”. 

Clima

Mais Clima

Mais Vistos

Patrocinados