“Hoje não estamos a comemorar um ano de guerra, estamos a celebrar um ano de resistência, um ano de coragem”. A mensagem de Olena Zelenska

24 fev 2023, 08:02

No dia em que se assinala o primeiro ano da invasão russa à Ucrânia, Olena Zelenska diz que “hoje não estamos a comemorar um ano de guerra, mas estamos a celebrar um ano de resistência à agressão, um ano de coragem”.

Num vídeo, a primeira-dama da Ucrânia diz que “um ano de guerra em grande escala é uma data terrível, porque é um ano de ataques, agressões e assassinatos”. 

“Um ano de inferno em que a Ucrânia se viu envolvida, por causa das ações invasivas da Rússia. Portanto, hoje não estamos a comemorar um ano de guerra, mas estamos a celebrar um ano de resistência à agressão, um ano de coragem, um ano de assistência mútua e resgate uns dos outros, um ano de humanidade e um ano de amizade”, afirma. 

Zelenska diz que “ao longo deste ano, [os cidadãos] tornaram-se a nossa segunda casa, o nosso refúgio, a nossa família”. 

A primeira-dama deixa ainda uma mensagem de agradecimento: “Partilharam connosco este ano terrível, mas heroico. Partilharam a nossa dor, as nossas perdas, a nossa luta e partilham a nossa esperança. Não há palavras suficientes para vos agradecer a todos, mas eu estou certa de que em breve seremos capazes de partilhar convosco o que há de mais valioso: a vitória. A nossa vitória comum”.

Europa

Mais Europa

Mais Vistos

Patrocinados