Franceses aguardam decisão do Tribunal Constitucional com novo dia de protestos. "Mas seja qual for a decisão, constitucional ou não, lei das reformas continua a ser injusta"

13 abr 2023, 17:27

João Martins Pereira, deputado da Assembleia Municipal Charenton-le-Pont, comenta aquele que é um momento decisivo para a sociedade francesa. No 11º dia de protestos, os manifestantes voltam a sair às ruas e a fazer-se ouvir um dia antes da decisão crucial do Tribunal Constitucional. 

Apesar de a adesão aos protestos ter vindo a decrescer (algo "normal" e "compreensível", uma vez que estas manifestações são "desgastantes", sobretudo para os trabalhadores), João Martins Pereira diz ver "com muito bons olhos" esta nova mobilização. 

"O Tribunal Constitucional não tem nenhuma razão em negar este processo", defende o deputado, fazendo notar que já se esgotaram "todas as vias pelo parlamento". Restam agora três opções: a declaração de inconstitucionalidade pelo Tribunal Constitucional, a decisão de retirar a proposta por parte do Presidente (que "não é opção, até hoje") e a última possibilidade: um referendo. 

Europa

Mais Europa

Mais Vistos

Patrocinados