Estas são as ruas mais "cool" do mundo - e uma delas fica em Portugal

CNN , Francesca Street
14 mar, 09:00
No primeiro lugar está a High Street, em Melbourne, Austrália, elogiada pela sua vibração e espírito comunitário. (Fonte: Time Out's coolest streets for 2024)

O que torna uma rua "cool"? É uma infinidade de restaurantes, bares e cafés onde se pode passar horas a entrar e a sair? São as lojas independentes, em que se vendem artigos que não se encontram em mais lado nenhum? Ou será apenas uma "vibe" geral, um calor amigável que é difícil de definir, mas que se sabe quando se sente?

A Time Out considera que é tudo isto - a empresa de comunicação global elaborou a sua lista das "ruas mais cool do mundo neste momento", tendo em conta a oferta gastronómica de cada rua, as opções de bebidas, as delícias culturais, a vida nocturna e o sentido geral de comunidade.

Para chegar ao ranking de 2024, a rede de editores e escritores da revista responsável por estas listas globais contribuiu para defender as suas ruas favoritas nas suas respectivas cidades.

O primeiro lugar é ocupado pela movimentada High Street, em Melbourne, com a editora local da Time Out Melbourne, Leah Glynn, a elogiar os "restaurantes épicos, bares escondidos, locais de música ao vivo e lojas de boutique" da rua e o que Glynn chamou de "caloroso sentido de espírito comunitário que significa que todos se sentem bem-vindos".

Não é a primeira vez que uma rua de Melbourne aparece na lista da Time Out, com a Gertrude Street e a Smith Street em edições anteriores do ranking da Time Out. A omnipresença de Melbourne levou Glynn a sugerir que "os habitantes de Melbourne são mimados pela escolha quando se trata de ruas bem trilhadas que oferecem comida, cultura e diversão".

Um sítio onde as pessoas querem passar o seu tempo

A High Street de Melbourne situa-se no sudeste da cidade costeira australiana e atravessa os subúrbios de Northcote, Thornbury e Preston.

A Time Out elogia os "negócios locais únicos e para todos" da rua, desde a Casa Nata, que vende deliciosos pastéis de nata portugueses, até ao 1800 Lasagne - um restaurante nascido da pandemia que é agora um próspero local de massas com lugares ao ar livre.

A High Street também é óptima para passear pelos bares, sugere a Time Out, destacando o "íntimo e exclusivo" bar no Gigi Rooftop e o animado bar de dança Francesca's Bar.

Marco Finanzio, o fundador e diretor-geral do Gigi Rooftop, disse à CNN Travel que abriu pela primeira vez um espaço na High Street há 14 anos e que, nessa altura, "sonhava que a zona se tornasse um destino icónico".

Finanzio acrescentou que ele e a sua equipa "amam muito a sua rua e a sua comunidade".

"Este reconhecimento é uma conquista maravilhosa para tantas empresas locais que trabalharam incansavelmente para servir os habitantes locais, navegar numa pandemia e lutar contra o aumento dos custos para criar uma rua vibrante que saiu no topo do mundo", acrescentou.

Ben Mathieson, do Francesca's Bar, disse que é realmente "especial que agora toda a gente saiba como a nossa rua é cool".

"Os meus vizinhos são todos empresas locais independentes, não se encontram grandes marcas corporativas, uma grande mistura de hospo, música ao vivo, retalho, saúde e bem-estar e todos os comerciantes se apoiam uns aos outros", disse Matheison à CNN Travel.

Mathieson também chamou a atenção para os habitantes de Melbourne que "tornam a rua tão cool como nós".

"Não existimos sem os fantásticos habitantes locais", afirmou.

A Commerical Drive em Vancouver, Canadá, é a número cinco na lista das ruas mais "cool" da Time Out. (Fonte: JSMimages/Alamy/Time Out's coolest streets for 2024)

Em segundo lugar na lista de 2024 da Time Out está a Hollywood Road, em Hong Kong, que alberga restaurantes incríveis, incluindo o Tate Dining Room, premiado com uma estrela Michelin, bem como o local cultural Man Mo Temple e as Mid-Levels Escalators, o sistema de escadas rolantes cobertas ao ar livre mais longo do mundo.

Entretanto, o terceiro lugar é ocupado pela East Eleventh em Austin, no Texas - elogiada pela Time Out por reunir muita coisa num curto quarto de milha. Na East Eleventh, a Vintage Bookstore & Wine Bar é apontada como o local ideal para tomar uma bebida e mergulhar numa nova leitura, enquanto o Kenny Dorham's Backyard é o local perfeito para ver música ao vivo num "local improvisado que parece uma festa permanente em casa", segundo a Time Out.

A mudança das ruas da cidade

A Time Out também tem em conta como algumas das ruas mais movimentadas do mundo mudaram para melhor nos últimos anos - com muitas delas a tornarem-se "lugares mais fáceis de percorrer e agradáveis para passar o tempo".

"Beber e comer ao ar livre, uma medida temporária, tornou-se um elemento básico em muitas das ruas da nossa lista", disse a Time Out, acrescentando que esta facilidade de locomoção foi "reforçada por iniciativas verdes como a pedonalização e avenidas com pouco trânsito". A Consell de Cent em Barcelona, Espanha, que ocupa o 10.º lugar na lista da Time Out, proibiu os carros em 2023.

A Rua da Boavista em Lisboa, Portugal, é a sétima na lista da Time Out. (Fonte: Kathy deWitt/Alamy/Time Out's coolest streets for 2024)

Para cada rua na lista, a Time Out recomendou uma série de atividades divertidas para fazer - desde ioga no Ardha Bikram Yoga na Rua Guatemala, em Buenos Aires (número quatro), e beber vinhos naturais no bar Small Shifting Space, em Jalan Petaling, em Kuala Lumpur (número seis) até saborear refrigerantes de creme no Guuutara Coffee em Chazawa-dori em Tóquio (número nove).

A Time Out diz que o objetivo da lista é celebrar "as avenidas, ruas, ruelas e boulevards onde a vida local realmente prospera".

O top 30 completo pode ser consultado no site da Time Out.

As 10 ruas mais "cool" da Time Out

  1. High Street, Melbourne
  2. Hollywood Road, Hong Kong
  3. East Eleventh, Austin, Texas
  4. Rua Guatemala, Buenos Aires, Argentina
  5. Commerical Drive, Vancouver, Canadá
  6. Jalan Petaling, Kuala Lumpur, Malásia
  7. Rua da Boavista, Lisboa, Portugal
  8. Arnaldo Quintela, Rio de Janeiro, Brasil
  9. Chazawa-dori, Tóquio, Japão
  10. Consell de Cent, Barcelona, Espanha

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados